sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Convidamos todos a assistir o programa criado pelo jornalista Hector Villar da RCI: "J´adopte un pays", que acompanha toda a trajetória de imigração dos nossos amigos Patrick e Valéria desde a partida do Brasil, com direito a uma rápida aparição nossa e o carro da minha tia no começo do vídeo...rsrs.. Os efeitos especiais do vídeo são muito legais, assim como a edição também. Adorei! A cara de assustado que o Patrick faz no avião quando chega em Montreal é muito engraçada, mesmo sem querer...
Vale a pena assistir!!

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Convocação para a entrevista !!

Acabamos de receber o email da Valeria Godoy, do escritório de imigração em Buenos Aires, informando que fomos convocados para a entrevista! Será em novembro deste ano aqui em São Paulo. No email informa para aguardar maiores detalhes para a data em definitivo.
O processo está caminhando mais rápido do que esperavamos. Estou num misto de felicidade com nervoso.
Liguei para o meu marido, que estava numa ligação e não entendeu a minha afobação, (estava ligando e digitando no gtalk ao mesmo tempo rs..) e quando contei a ele, um breve silêncio (acho que pra cair a ficha) e depois a felicidade e uma enxurrada de perguntas: "será que vai dar tempo?", "marcamos mais aulas pra treinar?"...
Essa imagem reflete exatamente o que queria fazer aqui no trabalho (risos). Porém vou me conter até o último estágio.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Vídeos da Reportagem da Record

Segue a reportagem completa da Record sobre o documentário realizado no Canadá. A qualidade não ta muito boa, mas para quem perdeu (como eu) pode ter uma ideia..

Parte 1


Parte 2


Parte 3



Parte 4

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Processo de Québec x Processo Federal


Esse post é destinado às pessoas que estão pensando em fazer o processo de imigração, mas não sabem ao certo qual dos dois processos escolher. Vou começar pela definição do programa de imigração do Canadá.
O Canadá possui um processo de imigração desde 1869, segundo o portal de imigração (CIC - Citizenship and Immigration Canadá), sendo aprimorado ao longo destes anos.

Por que o Canadá abriu suas portas para os imigrantes? Dentre os ENE motivos que eu poderia citar, vamos ao mais lógico e objetivo: o país tem o crescimento vegetativo baixo e está ficando velho, ou seja, com muitas aposentadorias para pagar e sem trabalhadores qualificados suficiente para sustentar essa demanda.

Ao aplicar para residente permanente no Canadá, você tem 2 opções:

Processo Federal (todas as províncias do Canadá, exceto Québec) - você tem que fazer o teste do IETLS para comprovar seu nível de inglês, mas não existe entrevista. É uma avaliação objetiva por pontuação. Na minha opinião é um pouco mais exigente, mas é bem mais transparente. Ou seja, por não ter a entrevista, você não tem surpresas.
Processo Québec - é a única província que pré-seleciona seus candidatos separadamente das demais, está dando mais incentivos financeiros e exige menor comprovação financeira, em contra-partida pede que você estude francês (faz entrevista em francês), mas paga um curso de francês com salário ao chegar no Canadá.


1º Passo: Agora que já foi apresentado cada um dos processos, cabe a você pesquisar e escolher qual processo mais lhe convém. Leia nos portais de imigração com atenção a diferença de requisitos entre os processos, faça os testes on-lines (é de graça, anônimo e pode ir variando os quesitos para ver o que precisa melhorar para ser aprovado):

Federal - Tem que fazer 67 pontos pelo menos.

Québec - Clique em begin the evaluation (tem versão em francês, se achar mais fácil). no final do teste diz se você tem chances ou não. Nosso processo foi por Québec e estamos aguardando a marcação da entrevista para recebermos os vistos de residentes permanentes (é como se fosse o green card canadense, mas BEM MELHORADO porque o governo canadense tem um programa estruturado para o imigrante e você recebe alguns benefícios a mais). É importante saber que você escolhe o caminho que quer fazer o processo, mas depois de estar com o visto pode morar em qualquer província do Canadá.

Outras dicas fundamentais:

  • Participe do grupo de discussão Canadá Immigration . Na parte de arquivos deste grupo há muita informação importante. Veja os links no guia ao lado direito “Por dentro do processo de imigração”.

  • Participe das palestras realizada pelo governo de Québec

  • Leia blogs de pessoas que para ir ou que já estão lá. Eu acompanho uns 10! hehe

sábado, 18 de agosto de 2007

Reportagem sobre imigrantes no Canada

A ansiedade segue firme. Não temos novidade. Não chegou nenhum email do escritório de imigração ainda. Contudo, posto aqui uma reportagem realizada pela Globo Internacional a qual achamos muito interessante e nela sintetiza a razão pela qual estamos realizando o processo de imigração. Enjoy!



Se não conseguir abrir o video direto do blog, clique aqui.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Canada e imigração na mídia



Essa semana inteira (de segunda a sexta) a Record fará uma matéria especial dentro do Jornal da Record (às 20:00) sobre o Canadá. Não sei qual será o conteúdo da reportagem


E mais :
Saiu na Folha ontem, dia 05/08:


Países incentivam imigração de trabalhador qualificado

Canadá e Austrália são exemplos de locais que selecionam estrangeiros
SILAS MARTÍ COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Trabalhar fora do país é o sonho não apenas de quem tenta escapar do desemprego via aeroporto. Profissionais qualificados, diplomados e com experiência em suas áreas também estão rumando ao exterior -a convite dos anfitriões.Os governos de países como a Austrália, o Reino Unido, a Nova Zelândia e o Canadá abriram processos seletivos para recrutar profissionais em falta por lá.Ao mesmo tempo, empresas da Holanda, da Itália, de Angola e da África do Sul estão de olho em brasileiros para suprir o déficit de pessoal qualificado.A Folha selecionou territórios onde especialistas brasileiros podem ser bem recebidos.Andréa Cabañas, 35, é um exemplo. Depois de fazer quatro vezes uma prova de inglês e passar por outros exames, a relações-públicas conseguiu um visto de trabalho e está de malas prontas para a Austrália.O marido, Augusto, que é dentista, vai junto. "Queremos ter filhos num lugar com segurança e boa escola pública", diz.O perfil do casal, jovem e sem filhos, está entre os mais desejados pelos países que tentam rejuvenescer a população. A possibilidade de ter filhos vale mais pontos na classificação dos governos estrangeiros, que usam um sistema numérico para decidir quem terá o visto.O engenheiro de minas Ricardo Grandi, 26, descobriu que poderia ganhar dinheiro na África. Aproveitando que poucos se formam nessa área, ele prolongou em dois anos o estágio em uma mineradora de ouro em Gana e na África do Sul.Com o aumento do preço dos metais, está em alta a demanda por profissionais como ele. De volta ao Brasil para terminar a faculdade, Grandi diz estar se preparando para voltar em breve. "Um recém-formado vai ganhar aqui, com sorte, R$ 4.000. No exterior, o valor sobe para US$ 5.000", explica.A lista de problemas a enfrentar, no entanto, também é grande. Entre eles, o choque cultural e o custo de vida local -que pode diluir o alto salário.Rodrigo Ramalho, 24, já é um veterano do setor aéreo. Passou por Vasp e American Airlines e agora vai viver em Doha, onde será comissário de bordo da Qatar Airways. "Estou muito animado. Há funcionários de mais de 80 nacionalidades."

Bisous et à bientôt!

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Aviso de recebimento em B.A. - Réception du dossier


Amigos,

Ontem recebi por email a confirmação do escritório de imigração de Buenos Aires do recebimento dos nossos documentos . As mãos começaram a suar e perdi a respiração. Credo né..que afobada que eu sou..nem começou o processo direito ainda rsrs!! Segue um trecho da carta:

"Madame,

Nous confirmons la réception de votre dossier et du formulaire de paiement par carte de crédit nous autorisant à débiter les frais afférents à l'étude de votre Demande de certificat de sélection du Québec.

Vous recevrez une correspondance de notre part au cours des trois prochains mois vous informant de la suite que nous donnerons à votre dossier.

Nous tenons également à vous souligner que la teneur de nos dossiers étant strictement confidentielle, nous ne donnons aucun renseignement par téléphone sur des demandes d'immigration.

Nous vous remercions de votre intérêt pour le Québec et vous prions de recevoir, Madame, l’assurance de nos meilleurs sentiments".

Isso significa que receberemos outro email daqui certa de 3 meses para dizer se os documentos estão corretos ou se está faltando alguma coisa e quando será marcada a entrevista.

um beijo!