domingo, 29 de junho de 2008

Na busca do nosso apartamento

Tá de rosca viu..nossa estratégia de busca do ap são:


  • Pesquisar no site do kijiji, bastante conhecido aqui

  • Andar pelos bairros

  • Espalhar aos quatro ventos que estamos procurando um lar (amigos brasileiros, o concierge do prédio, etc..)

Uma hora a gente encontra alguma coisa boa, é uma questão de paciência. Funciona assim, viu o anúncio, tem que marcar um rendez-vous (a reunião que eu expliquei no post anterior) e ir ver o ap.

Pois bem, ontem ligamos para um anúncio e marcamos para hj de manhã. Chegamos lá, que horror, de fora já parecia horrível, não tinha sacada os aps. Quando ligamos para avisar que estávamos na porta o cara tava dormindo ainda..humpffff Atendeu a gente todo descabelado e o apErtamento era um lixo, além de ser minúsculo.. Agradeci, falei c'est tout.. e saímos de lá correndo.. coitada da Valéria que tem nos levado pra cima e pra baixo rss..Somos muito gratos pela ajuda deles!


Temos tirado foto de alguns aps que gostamos, apesar de já estarem alugados, olha que lindos:











Daí, como ninguém é de ferro também, fomos no cinema, com o Patrick e a Valéria, a Kely e o Anderson. O cinema aqui pode ser em francês ou inglês. O pessoal escolheu francês, e eu fiquei super preocupada, achando que não ia entender nada rs, por enquanto me sinto mais familiarizado com o inglês. Pra minha sorte, o filme escolhido tinha poucas falas, é o Wall E da Disney. Não é tão infantil. Mostra num futuro não muito distante o que aconteceu com a Terra, depois de termos consumido tanto e produzido tanto lixo. Tem toda uma lição de moral, eu gostei, achei bem interessante.







Como todo turista também, tiramos algumas fotos do lugar, já que foi a primeira vez hehe:










No fundo da foto da entrada do cinema, da pra ver o Patrick com a camisa do corinthians..tsc tsc..num tem jeito rsrs...









Depois do cinema fomos pra casa da Kely e o do Anderson comer cachorro quente, os meninos jogam PS3, as meninas trocam figurinha, reunião básica de brasileiros hehe




É isso..Amanhã, se der conto como foi o nosso primeiro churrass..

beijoss

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Parc du Mont-Royal

Na quarta feira fomos na imigração entregar os formulários para iniciar a francisação. Para aproveitar que estávamos na rua, a Valéria sugeriu ir no parque Mont-Royal. Vejam as fotos que legal.
















No caminho um loja com o nome do meu pai hehe
A Ferrari também é pra ele rsrs











Olha essa casa no
caminho











Depois da caminhada na subida, já cansados, pudemos aprecisar essa vista de Montréal.











É bem legal lá em cima


Ao descer o monte, tem um lago, onde as pessoas esquiam no inverno. Agora, muito verde e flores.














Para terminar, a atração mais fofa do parque:

quarta-feira, 25 de junho de 2008

La fête à Saint-Jean-Baptiste / Festa de Saint-Jean-Baptiste

Québec ontem parou. Foi feriado, e deu gosto de ver os québecois todos as caráter: boné, bandeiras, tatuagem no rosto. Foi uma festa bem bonita.
De manhã combinamos um pique-nique no parque La Fontaine com o Marcelo e a Cenília, o pessoal aqui de casa foi no parque La Ronde.
Pegamos o ônibus que leva até o metrô e descemos antes. Nos perdemos rsrsrs.. Nos informamos e pegamos o ônibus de novo (ainda bem que o bilhete semanal permite usar quantas vezes quiser ônibus e metrô).
No metrô fiquei olhando 3 meninos lindinhos, deviam ter uns 11 anos, o jeito que conversavam, sei lá, me chamou a atenção. Fomos até a estação Berri-UQAM. É tipo a Sé de SP. Porém, faz baldiação com 2 linhas e mesmo assim é mais organizado e tranquilo. Que coisa né!
Andamos até o parque La Fontaine e tinha bastante viatura da polícia, tudo preparado para a festa. Antes de entrar no parque ainda vimos essa biblioteca maravilhosa. Gosto do estilo da arquitetura daqui.

Entramos no parque, todo mundo sentado na grama, curtindo o sol, trocando ideia rsrs.. De repente escuto alguém me chamando, era o pessoal brasileiro no parque. Conhecemos a Cenilia, o Thiago, Nilson e Erika e o Marcelo que já conhecimos. Curtimos o pique-nique e o sol forte que fez. Trocamos bastante figurinha. Quando começou a chover, levantamos acampamento e fomos andar pelo bairro.
Passamos pela rua Sait Catherine, que é bastante movimentada e descolada. É o point GLS da cidade. Lá descobrimos que a parada já tinha passado e nos restava ir para o parque Maisonneuve onde tava rolando shows.
Pegamos metrô de novo e quando chegamos tinha muuuuuuita gente. Conhemos mais um casal de brasileiros, a Paula e o Thiago e curtimos um pouco do show. Era tipo um rap québécois. Não curti muito, mas a mulecada daqui curte bastante, fica pulando e cantando.
Cansados, fomos pro metrô e compramos uma pizza gigante de pepperoni por CAN 10.00. Daqui uns dias vou estar rolannnnndo rsrsrs..
Quando chegamos na nossa estação para pegar um ônibus pra casa, era umas 10 e pouco. Ficamos refletindo que jamais em SP poderiamos ficar esperando o ônibus tão assim, tranquilamente. E ainda tinha um bêbado, ele não mexeu com ninguém, mas queria ficar conversando, rachei o bico com o Mu, lembrei do Jeremias hahaha.
Ah, lembra daqueles 3 meninos lindinhos que vimos na ida? Encontramos os 3 de novo na volta. Cidade pequena né?
Chegamos em casa 11:00 e capotamossss..

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Tirando documentos

Foi corrido o dia hj, porém cheio de descobertas e micos, claro rsrs... Bom, ontem já tava planejado que a gente ia tirar o NAS (Numéro de Assurance Sociale, o CPF), a carteirinha de Assurance Maladie (assistência médica) e a francisation. Para isso, contamos com a ajuda da Valéria, que levou a gente nos lugares e ajudou quando não entendíamos o que o atendente falava.
Para tirar esses documentos precisa levar: o formulário que vc recebe do depto de imigração no aeroporto, o CSQ e o passaporte. Se vc tem 2 sobrenomes, cada lugar vc vai ficar com a carteirinha diferente em cada lugar! Essas entidades não são integradas e tem lugar que considera seu nome de família (sobrenome de casada) ou seu nom de jeune fille (sobrenome de solteiro).
Então de manhã cedo pegamos um ônibus, funciona assim, se tiver alguem já no ponto, ele vai entrar primeiro. O pessoal forma uma fila no ponto, entra o que estava lá há mais tempo. Nada mais justo né? Amei isso!


O primeira parada foi para tirar o NAS, tinha uma fila pequena, é mantida uma certa distância do balcão e vc só pode dirigir ao balcão quando a moça te chama. O povo é aqui é bem sussegado, não tem pressa, acho até melhor, pq quando chega a sua vez a pessoa te recebe sempre cordialmente: "Bom dia, em posso te ajudar?". Explicamos, e a moça falou que o sistema estava fora..
De lá seguimos para um prédio próximo para ter informações sobre o curso de francisation. Foi marcado um rendezvous (entrevista) para nós os recém-chegados às 14:00 para ouvir tudo o que precisávamos.
Para não perder tempo, seguimos para o prédio para tirar a carteira de assistencia médica. Esse tava lotado de pessoas, achávamos que não ia dar tempo, mas saímos de às 13:00 com a carteira feita! Nesse lugar é necessário levar o contrato de aluguel (a Bail) de onde vc está . Como estamos na casa do Patrick e da Valéria, foi necessario que a Valeria apresentasse o contrato dele e assinou um contrato que estamos na casa deles. Foi burocrático esse..a Valéria até levou um comprovante de residência caso o cara implicasse. Mas não foi necessário.
Saímos de lá correndo para a entrevista, chegamos um pouquinho antes e deu tempo pra ir no banheiro..tava apertadíssima. Se liga no mico agora ! Pedi para a moça se tinha um banheiro que pudesse usar. Ela disse que sim, me explicou onde era e falou uns numeros. Fiquei com cara de "Ah é" e fiquei olhando pra cara dela. Falei que não entendi e ela disse a mesma coisa, q saco! Saí andando entendi q o banheiro tinha uma senha. Tinha uns botões e fui apertando na ordem que ela disse: "trois, cinq, deux". Tentei umas vezes , uma hora deu certo. Ufffffaaaaaaa
Bom, a entrevista não teve muita novidade, ouvimos coisas que já sabíamos, mas ouvimos de novo. O que interessava mesmo era saber da francisação. Ele entregou o formulário e boa. Foi rapidinho. Seguimos para o último lugar, para tirar o NAS. O sistema já tinha voltado a funcionar e ficamos lá aguardando. A gente tava morreeeendo de fome. Eu pior né...passando mal. Saquei uma geleia que tinha ganhado no vôo e comi la mesmo rsrs..
A funcionária que nos atendeu foi bem simpática e tava toda alvorossada porque amanhã é feriado e aniversário de Québec. Ela não deixou colocar meu nome de solteira. Percebo que esse negócio de sobrenomes confunde muito eles..q coisa!!
Saímos de lá moreeendo de fome, sugeri pra gente ir no Mcdô (como os quebecois chamam o McDonalds). Daí os 3 perto do prédio ainda sem saber onde tinha um McDonalds próximo. Tinha 2 senhoras na rua e falei pro Muryllo ir falar com elas. Elas foram muito simpáticas e solicitas. Nossa, os idosos aqui são muito simpáticos. Adoram que puxem conversa com eles hehe. Elas só não entenderam no começo o que queriamos. Mcdô dever ser gíria dos mais novos. Aí uma disse: "ahhhhh McDonallllld?" Elas tinham um sotaque muito forte. Acho engraçado ver isso. Daí elas entenderam e deram as coordenadas. Daí a outra pegou no braço e disse: "bon appetit!!!" Que fofa!
Os lanches do Mc aqui são diferentes. O sanduiche tem o tamanho normal. Mas a batata vem muita !!!! Só comi tudo pq tava com muita fome rsrs.. Os molhos vem de graça, o barbecue, agridoce ou honey mustard. Refri vc mesmo que pega, quantas vezes quiser. Inventei de tomar lá um café gelado e odiei. Q troço aguado! Tem muita coisa de café gelado por aqui. No Tim Hortons, no Dunkin, no Starbucks, mas se for chafé em todos tô fora! Mas não desisti ainda rsrs..
De lá seguimos para casa, já quase chegando vimos uma menina maltratando um cachorro, fiquei tão brava que gritei em português mesmo: "que é isso!!!" Sem noção rsrs.. Depois, passamos no mercado pra comprar umas coisas e viemos jantar na casa do Anderson e da Kelly. Teve yakissoba, sushi e sashimi hummmmm...
O pessoal ta jogando PS3 e eu usando o micro deles para postar hihi..vou comprar meu note logo, já até escolhi qual é..
Bom, como já disse, amanhã é feriado e vai ter bastante festa. Vamos ver o que vai rolar.
Como não estou em casa, amanhã eu coloco todas as fotos e vídeos que fizemos hj, combinado?
Olha o meu chocolate preferido!!!









beijos pra todos!!!

Essa foto é pra Laura

domingo, 22 de junho de 2008

Le deuxième jour / Segundo dia

Ontem à noite teve pizza na casa da Valeria e do Patrick. Percebi que algumas coisas aqui são bem práticas, como a mussarela que é vendida ralada e o peperoni fatiado. Jantamos e capotamos de cansaço..
Hj já acordamos no gás. Assistimos à corrida, sem o tradicional Galvão, confesso que nao senti saudade hahahaha...
Depois do café fomos na entrepôt da Adidas (entrepôt quer dizer ponta de estoque ou outlet ainda). Muitas roupas legais. Não compramos nada porque primeiro nao temos onde colocar rsrs, segundo, nao estamos gastando nada que nao seja extremamente necessario por enquanto que os dois não estao trabalhando. Mas os preços eram bem acessíveis. Inclusive os tênis.
Curiosidade do lugar: parece um shopping, mas as lojas ficam separadas. Como vou explicar isso? O shopping dos brasileiros as lojas ficam uma do lado da outra. Aqui, vc entra numa loja e para ir para a outra vc sai, passa pelo estacionamento e vai para a outra. Fica até meio longe uma da outra.
O Patrick precisou abastacer o carro e eu já pedi para abastecer hehe. Na bomba do posto primeiro vc passa o cartão do banco autorizando o débito. depois digita qual o combustível vai usar e aí abastece o carro. O comprovante sai la mesmo. Mundo muderno viu...
Depois fomos ao shopping no estilo que os brasileiros conhecem mesmo. Lá almoçamos e fiquei feliz pela diversidade de comidas que tinha. Adivinha qual escolhi? A árabe. Quem me conhece sabe que eu adoro.. Eu e o Mu comemos um sanduiche de Falafel (ele aprendeu a gostar comigo, e agora adora tb hehe). Difícil foi explicar pro moço como queríamos, o francês é bem enrolado. Ainda bem que o Patrick tava do lado pra ajudar.
Depois do almoço conhemos fomos em 2 lojas de informática: a Future Shop e a Best Buy. Vimos preços de notebook e camera digital. Os preços são muito bons e acessíveis! Só não levamos o note pq nao tinhamos levado dinheiro suficiente. Mas a camera a gente comprou!!! É uma Sony w150 e custou CAN 282.00 com imposto já, na Future Shop. Quase não conseguimos pois as lojas aqui fecham 17:00 !! O Patrick disse que o motivo da hora do fechamento é para que os funcionários aproveitem o verão. Realmente, tá fazendo um calorão!
É engraçado quando vc precisa falar com o vendedor..eles desembestam a falar um monte de coisas e não pra entender muita coisa. Aí vc fica com cara de "ah é?". Daí eles já mudam pro inglês e explicam de novo rsrs..
Passeamos bastante hj e vimos vários bairros. Estamos falando com o pessoal já para nos avisar se tiver algum ap disponível no prédio deles. Os prédios são muito parecidos. O que varia é se o prédio é novo ou velho e onde ele tá localizado. Vou tirar umas fotos pra mostrar depois.
Amanhã já tá tudo planejado: vamos tirar o NAS (que dá permissão para trabalhar), o cartão de Assurance Maladie (assistência médica) e nos increver no curso de francisation. A Valéria vai com a gente. Pra fazer tudo isso a gente comprou um bilhete de transporte da semana para cada um, que vale do dia 23 ao dia 29 de junho. Vale para ônibus e metrô, quantas vezes quiser. Custa CAN 19.25. Legal né? C'est cool!!
Agora estamos na casa da Kelly e do Anderson, ela fez sushi, humm!! E o pessoal tá brincando de guitar Hero hehe.. Chega, vou lá me divertir tb!!
Última curiosidade: os morangos aqui são muito mais saborosos !! Enormes e baratos.
bisous

sábado, 21 de junho de 2008

Primeiro dia em Montréal

Galera, chegamos !!! Vou tentar descrever como foi desde a despedida no aeroporto até a chegada aqui..
Ontem, dia 20, nosso embarque estava marcado para 21:40. Deveríamos ter feito como o Patrick e a Valéria, não levar os parentes no aeroporto pois é triste.. Por outro lado, os parentes ajudam a cuidar da bagagem, porque para um casal são 4 malas grandes e mais 4 menores que vão dentro do avião..Essas ultimas tornaram um transtorno quando chegamos pois estávamos moídos de cansaso e ainda tendo que carregar pra cima e pra baixo as malas.
Fomos os últimos a entrar no avião para Toronto! Um funcionário da Air Canada pegou minha mala e fomos correndo até ao avião. Não passei no Free Shop, saco!!! Fomos de Boing 767 e a viagem foi muito tranquila, a comida é boa e tem uma tela de LCD em cada poltrona pra vc assistir o que quiser! Óia ! Mas eu não consegui dormir em nenhum momento..acho que foi a ansiedade, o Mur dormiu um pouco até.
Chegando em Toronto, antes de mesmo de pousar, já estávamos maravilhados com a vista aérea da cidade. Muito planejada e arborizada. Estradas largas pra caramba!! Vimos a CN Tower e mesmo de longe já é enorme! Ao descer do avião fomos direto para o departamento de imigração e foi super tranquilo. Fomos bem atendidos e a agente perguntou se queríamos que a explicação fosse dada em frances ou se podia ser em inglês mesmo. Eu tava meio nervosa e preferi que fosse em inglês mesmo. A moça foi super simpática, até puxamos conversa com ela hehe..tiramos foto para o SIN e seguimos para um balcão de informações para os recém-chegados. Esse senhor foi muito, muito simpático.
Impressões até aqui: os agentes são bem novos, a nossa foi simpatica mas a do lado era super seca rss.. O pessoal é muito diversificado, já no aeroporto de Toronto vc nota pessoas de todo lugar do mundo.
Feito o Landing, que é esse passar pelos agentes de imigração, esperamos chegar a hora do vôo para Montréal. Estávamos morrendo de fome, mas ao mesmo tempo cansados de ter que ficar carregando as 4 malas. O carrinho das malas não vai até o portão de embarque! Ah, detalhe: custa CAN 2.00. Se vc devolver o carrinho no lugar certo, é devolvido CAN 0.25 .
Comemos um lanche do famigerado Tim Hortons. Hj é o nosso primeiro dia já vimos umas 20 lojas deles.
Bom, finalmente embarcamos para Montréal no avião pequeno, mas mais emocionante que o primeiro hehe. Porque ele dá um tranco maior na decolagem. Parece montanha russa uhuuuu..

Chegando em Montréal, a Valéria já estava nos esperando. Graças a Deus todas as malas couberam no carro deles.


Quando saí do aeroporto, eu tava em estado de êxtase hahaha. Caipirona total! Nunca tinha saído do Brasil. Tudo foi novidade: os carrões, as construções. Os prédios aqui são super baixos e a maioria tem uma sacada na frente. Como tá muito quente as pessoas ficam na varanda sentadas conversando. Muito legal! Hj fez 24º mas como a umidade é baixa, a sensação é muito maior. O Mur até sentiu mal estar num momento e foi direto pro chuveiro tomar um banho pra refrescar. Olha isso: agora são quase 8 da noite e tem sol ainda!! Dizem que fica claro até umas 9 da noite. Vamos ver.

A Valéria fez um strogonoff de camarão meu !!! Que delicia!

Fomo no supermercado Super C e de novo fiquei boba com os produtos: o tamanho que eles são comercializados (enorme) e a variedade. Achei que ia encontrar produtos caros, porém o que vi foi muita oferta, frutas e verduras com preco bom. Vamos nos alimentar bem aqui. No caixa vi minha paixão: o chocolate Kit Kat hehe, e lembrei da Laura quando ví o Dr. Pepeer. Vou comprar um dia pra experimentar, de tanto que ela fala rsrsrs..

Vou parar de escrever por hj, pois tem amigos do Patrick e da Valéria aqui e vai ter pizza hj !!! Os meninos estão jogando e vou tomar minha cerveja Brahma que tá esquentando !!!!

Amanhã, escrevo mais !!! Tem muito mais coisa !!!! Nossa..to adorando aqui..

bisousssss

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Vendemos o carro!!

É com grande alegria que informamos que vendemos o carro !! E com um pouco de tristeza também hehe..ficamos sem carro oras!!
Brincadeiras à parte, vou contar como foi isso. No começo de maio anunciamos o carro na Webmotors. Não vou dizer que não presta, pois no final das contas acabamos fechando negócio através dele. Erramos, fomos na feira do automóvel e não vendemos o carro lá. Mas poxa, nosso negócio não é vender carro, perdemos uma oportunidade boa.. Enfim, depois de algumas semanas, e depois de vários contatos recebidos através da Webmotors, vendemos o carro ontem para uma loja do shopping Cristal. Olha, é a melhor coisa, sabe por que? Porque se vc se sentir lesado pelo lojista, já tem a administração lá mesmo, e o lojista pode perder a concessão da loja caso o cliente tenha sido lesado.
Na quarta marcamos com o moço pra ver o carro, ele já gostou e marcou no shopping Cristal para fechar o negócio. Demorou quase o dia inteiro ontem, porém já saímos de lá com tudo certinho.
O Celta é um carro ótimo. Nunca apresentou problemas, e além disso quase não desvalorizou o preço. Foi bom enquanto estivemos juntos..snif.. Tomara que ele seja "adotado" e bem cuidado como nós fizemos hehe
Olha ele aí:


E eu no dia que tiramos foto do carro pra vender rsrs.. Tinha que zuar um pouquinho né.. :D







Bisous et à bientot !!!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

I am canadian !! Je suis canadien !!

Vejam que legal esse comercial (ou reclame, como minha amiga Margot fala) realizado pela Molson Beer. Coloquei a legenda embaixo para facilitar a compreensão.
O segundo vídeo é uma sátira do primeiro que também vale a pena ver. Tem um monte de palavrões em francês. Vale ressaltar que os palavrões no Québec fazem referência à igreja. Eu explico. Depois de séculos de influência maciça católica, a coisa mais transgressora que poderia existir é falar em vão o santo nome das coisas da Igreja. Então ficou combinado assim. Depois de topar o dedão do pé na perna da mesa, apertar o dedo na porta, ou mesmos xingar uma pessoa, nada melhor do que citar os santos nomes da Igreja Católica. Nomes sagrados, que não deveriam ser pronunciados em qualquer ocasião. Cálice, óstia, sacramento, tabernáculo. Para quem não sabe - eu mesmo não sabia - tabernáculo é o "pequeno armário ou caixa com tampa que contém as hóstias da Eucaristia e ocupa, geralmente, numa igreja, o meio do altar". Quando se emenda um nome no outro, é uma loucura. O palavrão fica mais pesado, aumenta a potência. Cálice-da-óstia-do-sacramento-do-tabernáculo é um terror.

Primeiro vídeo:



Legenda:
I am Canadian!
Hey,
I am not a lumber jack or a fur trader,
and I don't live in an igloo or eat blubber or own a dog sled,
and I don't know Jimmy, Sally or Suzie from Canada although I am certain they're really really nice, uh.
I have a Prime Minister not a president.
I speak English and French, not American,
and I pronounce it about, not a boot.

I can proudly sew my country's flag on my back pack,
I believe in peace keeping not policing, diversity not assimilation,
and that the beaver is a truly proud and noble animal.
A toque is a hat, a chesterfield is a couch.
And it is pronounced zed, not zee, zed.
Canada is the second largest landmass,
the first nation of hockey,
and the best part of North America,
my name is Joe, and I am Canadian.
Thank You.

Segundo vídeo:



Legenda:


I AM NOT A CANADIAN

I'm not unemployed or smuggling cigarettes across the border
I don't eat Pepsi and May West for breakfast
I don't watch da hockey game doing it doggie-style
And no, I don't know Claude, Manon, or François in Abitibi-Timiscamingue
But I'm sure they all have nice teeth

I smoke in church
I speak Québecois in joual, not French or English
I pronounce it "tird", not third
And eating French fries with cheese makes sense, mon ostie,
I believe in a distinct society, as long as someone else pays for it
I believe in language-police, not equal rights
And, calisse, I believe that Club Super-Sex is an appropriate place
for my wife and me to celebrate our anniversaire
What the hell, she goes on at ten anyway

In Québec, the Stanley Cup actually comes around more often than
Halley's comet
I can get beer at the dépanneur, not the convenience store
And maybe I can't turn right on a red light
But tabarnak, I can go right through it
Because Québec is the world's largest producer of maple syrup
The home of Céline Dion and Roch Voisine
The land where everybody is shacking up and the legal drinking age is
just a suggestion

Je m'appelle Guy, and I am not Canadian

Mot, t'a dit, tabarnak, ostie.
Merci, salut la vedette

terça-feira, 3 de junho de 2008

Québec quer profissionais brasileiros de TI

Atenção profissionais da área de TI, saiu na INFO :

Québec quer profissionais brasileiros de TI

Max Alberto Gonzales, da INFO
Quinta-feira, 29 de maio de 2008 - 17h30

Soldados canadenses em Québec: província canadense oferece emprego para brasileiros / Província de Québec
Soldados canadenses em Québec: província canadense oferece emprego para brasileiros

Conhecida como o enclave francófono da América do Norte, com cidades como Montreal e Québec City, a província tem uma política de incentivo para imigrantes com boas qualificações profissionais. Québec pretende atrair brasileiros que atuam no mercado de tecnologia, em áreas como gerência de sistemas de computação e de comunicações, e chefia de departamentos de TI para redes de serviços sociais e de saúde.

O escritório de imigração da província canadense em São Paulo ajuda os candidatos a elaborar o currículo em francês e na preparação de entrevistas. “Se necessário, oferecemos aulas gratuitas de aperfeiçoamento do francês para a chegada do profissional a Québec”, diz Soraia Tandel, diretora do escritório.

Québec, pretende atrair os profissionais brasileiros com boas condições de trabalho e salários médios entre 35 e 40 dólares por hora, e chegam até a 45 dólares. Com boa qualidade de vida –o IDH canadense é o quinto melhor do mundo– e custo de vida menor que o do vizinho Estados Unidos, Québec tem um inverno rigoroso e um verão curto que é muito esperado pelos habitantes locais, 25% da população canadense.

Ao chegar a Québec, o imigrante brasileiro selecionado pelo programa já tem um visto permanente de residência. Recebe também direitos trabalhistas como assistência médica e previdência, válidas também para conjugue e filhos, e até 14 salários por ano. Depois de três anos de residência, tem direito a pedir cidadania canadense.

Os candidatos devem ter diploma em ciências da computação, administração, comércio ou engenharia. Há vagas para programadores, engenheiros de computação e de software, analistas de bancos de dados e de sistemas de informação, gerentes de redes e gestores de empresas de TI.

Os brasileiros interessados devem procurar mais informações no site da província de Québec, em www.imigracao-quebec.ca. Mais dados sobre o mercado de trabalho na província estão em www.emploiquebec.net. A oferta específica de trabalho em tecnologia pode ser vista em http://tinyurl.com/62gn8h.


Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052008/29052008-14.shl

Opinião da Vanessa: Não aceite como verdade tudo o que está escrito nessa reportagem ok. Não pense que vai chegar lá e ganhar esse salário de 35 - 45 dólares por hora de cara. A não ser que vc tenha uma bagagem muito boa, mas mesmo assim venha disposto a dar um passo para trás para avançar na sua carreira depois que obter a experiência canadense.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

O último que sair apaga a luz !!!

Estava aqui pensando com meus botões..caramba, quanta gente indo embora! E aí reparei quantas pessoas à nossa volta estão no processo de imigração para o Canadá, ou visto de trabalho ou qualquer outro tipo de intercâmbio que seja. Decidi escrever porque tá rolando uma série de despedidas e a gente mesmo vai embora daqui 2 semanas. Acho que agora tá caindo a ficha..
Enfim, esse último sábado foi a despedida do nosso amigo Felipe Stuff:
Ele ta indo para a cidade de Omaha no estado de Nebraska (EUA). São 2.091km de distância de Montréal aproximadamente. Outro amigo da faculdade, Bruno Fantini está em Philadelphia. Tá mais perto hehe aprox 736km.
Pertinho mesmo tá o Ralph, amigo de infância do Mu e principal influenciador da nossa imigração :) Ele está em Toronto (545km).
Tomara que consigamos nos reunir quando estivermos aí !!! Outro amigo do Mu está um pouquinho longe, em Dublin, quem sabe ele vem tb, né Cris! :D

Pra quem fica, ou está indo, o importante é manter contato. Se estiver perto de Montréal, mantenha contato com a gente. É sempre bom reunir os amigos. Um churras, um cafezinho ou pão de queijo e bater um papo legal.
Bon voyage!