domingo, 14 de setembro de 2008

Uma visita especial !!

Semana retrasada recebemos aqui em casa 2 amigos nossos: o Ralph e a Raíssa. O Ralph é amigo de infância do Muryllo, faz faculdade de Game Design em Toronto e, gostamos de brincar que é culpa dele e o do pai dele termos imigrado para o Canadá (de tanto ouvir eles falando bem daqui).









Eles nos trouxeram um Cinnabon, nunca tinhamos comido, pela foto do site precisa dizer se é bom?? É ma-ra-vi-lho-so !!! Rsrs.. Aqui em Montréal tem tb, meio escondido, na estação Bonaventure, na parte subterrânea mesmo.



Nossa casa virou um festival gourmet! Esses dois juntos poderiam facilmente abrir um restaurante! Entre os jantares, teve: lasanha de camarão, comida japonesa e lasanha ao molho alfredo. Fora as panquecas que fizemos para eles experimentarem o Sirop d`erable hehe..



Jogamos truco, passeamos pela cidade, nos divertimos, enfim, foi muito legal!!! Ficaram 1 semana aqui em Montréal, mas passou muito rápido! Já estamos combinando de nos reunir no Natal novamente. Vamos ver se dá certo da gente ir para Toronto, não conhecemos lá ainda.



Ralph e Raíssa, valeu !!








Beijoss





segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Enfin, la francisation !!

Finalmente começou a francisação! Pra quem não sabe, a francisação é um curso financiado pelo governo destinado aos imigrantes. O curso visa aprimorar a lingua e ao mesmo tempo ensinar a cultura québécois. Vou falar uma coisa: é puxado! hehe A aula começa às 9:00 e termina às 15:40. São 2 tipos de aula: gramática e atelier. Bom, aula de gramática nem precisa explicar né: regras, exercícios, faz , corrige..aquela coisa maçante. Quem ministra é uma professora de francês standard, ou seja, ela não tem sotaque québécois. A aula de atelier visa ensinar a gente a falar como os québécois, pra vc não se sentir um pato quando estiver na rua hehe. Essa aula é mais dinâmica. A professora ensina uma palavra do cotidiano por dia, além de trava-linguas e exercícios de dicção. Por exemplo:
"Un chasseur sachant chasser sait chasser sans son chien de chasse" - Tente falar essa frase. Se tiver muito difícil, coloque um lápis na boca e pratique. Foi a dica que ela nos passou. Depois que você praticar, tire o lápis da boca, e fale. Eu testei e realmente funciona !!!

Expressão do dia: "C'est capotant!" (Extraordinaire)

Minha sala tem 20 alunos. Bastante né.. Só eu de brasileira.
Tem um intervalo de lanche e 1 hora de almoço.
O bacana de fazer a francisação, além de ser uma imersão no francês é vc estar numa escola comum (CEGEP) , quero dizer, que além das salas de imigrantes fazendo esse curso, tem as outras salas de curso profissionalizante. O que equivale ao colegial técnico no Brasil. Tem aqueles armários de filme como vemos nos corredores, refeitório com aquelas bandejas, o pessoal tomando aquele leite de caixinha hehe.. Além daquela cena tradicional do pessoal aproveitando o verão, sentado ou deitado na grama curtindo o calor.
Enfim, to adorando..
Minha dica é: não force a barra para entrar no nível 1. Só tem até o nível 3 de francisação e tem gente que força a barra só pra ficar mais tempo recebendo dinheiro do governo.. Triste isso..
Fora o pessoal que não tem o mínimo respeito pelos professores: não fazem lição, abrem o jornal na classe, não participam..
Dica 2: Em paralelo à francisação, leia um livro. Mesmo que seja de um nível fácil. Todo bairro tem um biblioteca, e não custa nada fazer a carteirinha. E tem os jornais gratuitos que são distribuídos, tipo o Metro, que é distribuído em SP (se tiver em outras cidades me falem, quero saber). E a televisão também ajuda. Tem canais bons abertos (que não da tv a cabo): CBC, Télé Québec, CTV e outros. TVA eu não recomendo! Muito sensacionalista! Argggh

Em paralelo à francisação, estamos aplicando para vagas na nossa área. Minha área exige que fale francês e inglês. Já fiz algumas entrevistas pelo telefone. Nada fechado ainda. Vamos ver o que acontece.

Pra finalizar, conto pra vcs que tá muito calor ainda. Pouco a pouco, vamos conhecendo vários parques. Estas são do parque Île-de-la-visitation. Esse site é muito bom, dêem uma olhada.




à tantôt!!! Bisous