sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Festival du Film Brésilien de Montréal

  Do dia 5 à 11 de decembro vai rolar pela segunda vez o Festival do filme brasileiro em Montréal. Será no Cinéma du Parc. 
  Segundo a reportagem realizada pelo jornal Métro de hoje, eles estão fazendo o evento pelo segundo ano devido ao grande sucesso do ano passado. Houve a participaçao de aproximadamente 1500 pessoas. Para esse ano serão apresentados filmes de ficção e documentários todos com uma coisa em comum: a bossa nova. Esse estilo tão famoso (e tão adorado por moi) comemora 50 anos de existência.

Para saber mais detalhes sobre os filmes, horários e preços: www.brazilfilmfest.net

Eu vou! E vc?





quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Acordo previdenciário Brasil-Canadá


Boa notícia pra quem tem vários anos de carteira assinada e está vindo pra cá. Os governos do Brasil e do Canadá devem assinar em 2009 um acordo para que as contribuições previdenciárias feitas em um país sejam válidas no outro. O Brasil já mantém acordos previdenciários com mais de 20 países. O Ministério da Previdência Social também prepara acordos com os EUA e com o Japão. Como as negociações com o Canadá não começaram, ainda não foram apresentadas propostas. O Brasil terá que firmar um acordo específico com a província de Quebec. Vejam o texto abaixo, do dia 6 de novembro. Fonte 

INTERNACIONAL: Brasil e Canadá fazem primeira rodada de negociação

Acordo previdenciário beneficiará migrantes brasileiros e canadenses

Da Redação (Brasília) – Os governos do Brasil e do Canadá realizarão, no primeiro semestre de 2009, em Ottawa, a primeira rodada de negociação formal para estabelecer um acordo previdenciário entre os dois países. A data foi definida após reunião técnica realizada em Brasília, esta semana, entre a delegação canadense e técnicos da Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPS), do Ministério da Previdência Social.

No encontro, foram apresentados os sistemas previdenciários do Brasil e Canadá e discutidas as semelhanças e assimetrias entre as regras em vigor em cada um dos países. A troca de informações será mantida nos próximos meses para permitir a elaboração de uma de 
minuta do acordo. O documento será formulado pelo governo canadense 
e apresentado para debate no ano que vem.

Segundo o secretário de Políticas de Previdência Social, Helmut Schwarzer, as conversações apontaram a necessidade da formulação de acordos previdenciários específicos para o Canadá e para a província de Quebec – que tem independência constitucional. Ficou definido que 
o acordo com o Canadá terá cláusula especial, determinando a assinatura de outro documento com as regras relativas a Quebec. O governo brasileiro entrará em contato com o governo da província para estabelecer a negociação de um acordo. A previsão, segundo 
Schwarzer, é de que os dois acordos sejam assinados simultaneamente.

A delegação do Canadá foi integrada por três representantes do Ministério de Seguridade Social daquele país – Rakesh Patry, André Thivierge e Catherine Dubuc -, além do representante da receita federal canadense, Mario Paquet. A equipe brasileira foi coordenada por Jorceli Pereira de Souza e integrada por Nilma Prado, Leandro Madureira e José Natal dos Anjos, além do representante do Ministério das Relações Exteriores, Daniel Pereira Lisboa.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Quase 5 meses de Montréal

   Dia 21 completamos 5 meses de Canadá. O que posso contar pra vcs? Esse país é tudo de bom. Oferece qualidade de vida e tem emprego a rodo. Não importa qual seja a sua profissão. O que importa mesmo é se vc está preparado. Vou falar francamente pra vc que está querendo imigrar. Leia essa frase com atenção e lembre-se dela todos os dias: "O Canadá é a terra do leite e do mel, mas quando vier traga as vacas e as abelhas". Sacou a idéia?
  Antes de vir pra cá pesquise bastante sobre a sua área, veja se ela exige somente francês, se precisa do inglês também ou qualquer outra qualificação. Porque o que não falta aqui é gente frustrada, achando que o Canadá ia dar tudo na boca. A realidade é como eu falei, ou vc vem preparado, com as qualificações que a sua área exige, ou vc está disposto a fazer trabalho braçal (que ganha bem também, mas acredito que imigrar para cá é continuar na sua profissão).
  Se eu pudesse mudar alguma coisa da nossa trajetória, diria que eu estudaria mais inglês antes de vir pra cá. Antes de vir pra cá, a gente coloca o francês em primeiro plano, mas quando chega aqui percebe que, para muitas área o inglês é mais importante que o francês (TI por exemplo). 
  Não sei se as contratações desacelaram um pouco tb por causa da crise. Mas sei que antes da crise recebíamos muito mais propostas do que depois.
  Enquanto isso, estamos na francisação, estudando bastante, se aperfeiçoando mais a cada dia que passa. Se vc for fazer a francisação é importante saber quando começa, pois vc corre o risco de chegar aqui e ter que aguardar a sua vaga (pode chegar a três meses de espera). Há um processo de preenchimento de formulário e avaliação de nível que são realizados antes de começar o curso. Mas depois, quando vc está lá, é incrível ver como muda sua compreenção, entender as pessoas na primeira vez que elas falam, elas te entenderem..é muito gratificante! Uma vez uma senhora perguntou pro Mu se ele era francês ! Rsrs..  E pra mim, a melhor coisa foi ter tirado 94% de aproveitamento das aulas, com direito de desfiação de seda da professora rsrs..
  O conselho que passo ao pessoal é aproveitar todas as coisas maravilhosas que o Québec oferece: diversas bibliotecas super equipadas, escutem e vejam a Radio-Canada e leiam bastante os jornais daqui. Dois deles são de graça, Métro e 24 Heures, então não tem desculpa! Insista na leitura, não tenha medo das palavras novas, a compreensão vai vir com o hábito da leitura. Vai por mim!!
   Pra terminar gostaria de dedicar uma música aos meus pais que tem conversado muito com a gente e nos incentivado sempre. A primeira vez que escutei essa música foi por indicação de um amigo meu, o Felipe. E quando prestei atenção na letra ví que não era apenas um bom rock, mas que tinha uma letra muito bonita. Espero que vcs curtam!!




quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Situação engraçada

Ontem, eu e o Muryllo precisamos ir na loja L'Aubainerie . Pra quem não conhece já vou fazer aqui minha super recomendação ! É uma loja de roupas como a C&A. Pode-se encontrar roupa pra homem, mulher, crianças..enfim, perfeita (pelo menos pra nós rs..) E o preço lá é bem acessível. Pra vc que tem o costume de comprar roupa bonita sem marca, lá é o lugar. 
Enfim, fui comprar uma blusa socialzinha pra fazer entrevista e o Mu umas camisas e calças sociais. Chegando no provador, que tem um nome muito engraçado, diga-se de passagem (salle d'essayage), o Mu quis saber o preco da calça. Lá vai a mulher responsável do departamento e chama no microfone alguém pra ir lá. Já ficamos sem graça rs..
Depois o Mu quis experimentar o cinto, mas tinha aqueles pins de segurança, a moça muito simpática disse que eu poderia ir no caixa e pedir pra tirar. Não consegui, falaram que era um pin de segurança, blá, blá..voltei pro provador e a mulher disse: "Como não quiseram tirar pra vc? " Lá vai ela e chama alguém lá pra tirar o pin rsrs.. Eu e o Mu rindo e sentindo que estávamos "causando"na loja.
   Uma coisa engraçada aqui é que os provadores são de homem e mulher, claro, uma cabine separada pra cada. Mas achei bacana isso, porque vc pode acompanhar a pessoa pra ver como ficou.
  No caso do Muryllo, até a moça responsável tava dando palpite nas calças rsrs.. Teve uma hora que ela quis dizer uma coisa e a gente não entendeu. Ela viu a gente conversando e perguntou de onde viemos. Quando ela soube que falávamos português adivinha o que ela fez? Rsrs.. Chamou a vendedora que falava português. Chique não?
  Acho que nunca fomos tão bem atendidos aqui. Saímos de lá super, ultra, mega satisfeitos. 
  Eu já tinha que escrever sobre essa loja para o pessoal que acompanha o blog e que quando chegar aqui, com certeza vai precisar comprar roupas de frio. Compramos tudo lá: calça térmica (ou ciroula, se preferir), meias, casacos, camiseta de manga comprida térmica, roupa social, luvas gorros e chachecóis..ufa!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

L'Été indien / Indian Summer


Já ouviu falar? Não, ok, para nós também foi novidade. O verão indiano ou dos indianos (como queira), é um fenômeno climático que acontece quase todos os anos durante o outono no final do mês de outubro ou começo de novembro depois da primeira geada.
 É uma semana de calor em pleno outono. Dá pra acreditar? É praticamente um presente de São Pedro hehe
  Para que ocorra o verão indiano é necessário essas condições: 3 dias consecutivos de tempo bom (temperatura em torno de 16 graus), máximo de 5mm de precipitação e que seja precedido por uma geada.
  Ótimo! A geada já aconteceu, hoje é o segundo dia que está fazendo um tempo lindo!! Acho que vai rolar hein !!
  Hoje fui para a escola com uma roupa típica para o clima de São Paulo: jeans, camiseta, sapato e uma jaqueta leve.
  Vamos torcer para que amanhã faça esses mesmos 16 graus!!