terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Atualizaçoes!
O Muryllo terminou o AEC dele, começou um estagio e logo depois foi contratado. É a prova que as certidoes daqui funcionam mesmo. Com muito esforco e dedicacao, o Mu ta bem contente com o emprego que conquistou. Além disso, é a primeira vez que ele consegue trabalhar na area de designer. Ainda, é uma fabrica de brinquedos! Ele me contou que sua mesa vive cheia de peças pra testar hehe..
Eu continuo estudando contabilidade e ficando quase loca com a quantidade de trabalhos e execicios. Mas to animada e pensando nas perspectivas.
Pra finalizar, segue o link uma reportagem interessante para as pessoas que possuem profissoes regulamentadas. A situaçao vai melhorar!
Inté!
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Imagem do Brasil
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Je lis ! Et toi? | Eu leio, e vc?
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Assunto: comida
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Curtindo o verão ao máximo!
Pois é, esse o motivo de estar tanto tempo sem escrever. Com tantos festivais rolando em Montréal, é impossível ficar em casa. Ainda mais porque a maioria dos eventos são gratuitos.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Emprego já !
domingo, 26 de julho de 2009
Francisaçao e palestras - Programaçao
06/08/2009 - 18 h 45
Aliança Francesa (Centro) - Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque
10/08/2009 - 18 h 45
Aliança Francesa (Centro) - Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque
Fonte : http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/palestras/index.php
Sera que vale a pena? Eu, particularmente, nunca fui na palestra..sempre pesquisei sobre o Québec pela internet e participava de um forum de imigraçao. A palestra serve para ter o primeiro contato sobre o processo de imigracao e para conhecer um pouquinho do Québec. A realidade mesmo é falada por pessoas que participam de foruns e por aqueles que ja moram aqui.
Pra vc que esta na fase avançada do processo (final) e quer se programar para fazer a francisaçao aqui no Québec, o governo disponibilizou na internet o calendario das turmas de 2009-2010 : http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/langue-francaise/Calendrier-cours-temps-complet2009-2010.pdf
Meu conselho é se programar para chegar, no minimo com 1 mes de antecedência do curso para fazer a entrevista de nivelamento.
Funciona assim: ao chegar aqui, vc vai no MICC e explica que precisa fazer francisacao. Eles vao marcar um rendez-vous (que pode ser na mesma semana ou pode demorar dias) e nessa entrevista é avaliado o nivel que vc entrara na francisaçao. Depois, vc sera avisado por carta ou por telefone quando e onde fara a francisaçao. A resposta pode demorar semanas, e pode ser ainda que vc entre para uma lista de espera para a proxima turma por falta de vagas (como aconteceu com o Muryllo).
É importante, portanto, se programar e até planejar um plano B caso vc fique de fora da francisacao. Nesse caso, vc podera fazer o curso de frances das «comissions scolaires». Sao escolas que existem por todo o Québec e o preco é bem inferior.
terça-feira, 21 de julho de 2009
C.R.A.Z.Y.
Esta semana estamos de férias escolares. Além de aproveitar os dias bonitos (sim, São Pedro resolveu nos presentear com dias lindos) vimos um filme québécois : C.R.A.Z.Y.
Trata-se da história de Zachary que cresce no turbulento Quebec dos anos de 1960/1970. Sendo o segundo filho mais novo e criado entre outros quatro irmãos, Zac luta para definir sua própria identidade e lida com o conflito entre sua emergente sexualidade e seu intenso desejo de agradar a seu rigoroso, temperamental e conservador pai, que seria considerado como homofóbico até nos dias de hoje. Um dos temas do filme é a influência da igreja católica na sociedade de Québec durante a Revolução Tranquila.
Fora o enredo do filme, a trilha sonora é fantástica. Dentre vários estão Pink Floyd e David Bowie que eu adoro. Segundo o Wikipédia, o filme foi uma sucesso de bilheteria para os padrões de mercado québécois, e há até um título em português: "C.R.A.Z.Y - Loucos de amor". Talvez então vcs possam achar para alugar. Senão, podem usar a internet mesmo para baixar.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Mensagens para secretária eletrônica
Depois de chegar aqui e tirar os documentos, uma das coisas mais importantes é ter um telefone, um contato para que as empresas, organismos públicos e etc, possam te encontrar.
domingo, 19 de julho de 2009
Verao insoso..
E nao sou so eu que diz isso. Hoje mesmo recebi um email (de um québécois) que descreve com humor a situçao, e compartilho com vcs. Ri muito quando li.
Legenda: marde é o jeito québécois de dizer merde que por sua vez em francês quer dizer merda.
Tentei colocar a foto diretamente aqui, mas ficou uma marde, portanto cliquem aqui e depois cliquem na lupa para aumentar o zoom.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
De casa nova, enfim!
terça-feira, 23 de junho de 2009
Bonne fête Québec !!
domingo, 14 de junho de 2009
Dias quentes !!
terça-feira, 9 de junho de 2009
Boa notícia pra todo mundo!!
Agência QMI Julie Charette
08/06/2009 12:08
Para preencher 700 000 postos de trabalho que estará disponível em Quebec em 2011, o governo de Jean Charest está contando com trabalhadores estrangeiros.
Perante centenas de pessoas que se reuniram ontem "5 º Forum Economique International des Amériques", a ministra de Imigração e Comunidades Culturais Yolande James, argumentou que a imigração é uma parte da resposta às necessidades de recursos humanos do Quebec.
"A diminuição da população pode levar a uma lentidão da atividade econômica", disse James, recordando que em 2050 um québécois sobre três terão 65 anos ou mais.
Confrontados com o envelhecimento da população, o Québec deverá desenvolver "medidas ousadas" para recrutar e reter os trabalhadores imigrantes.
"Atualmente, vários países estão competindo para atrair trabalhadores", disse a ministra James.
Assim sendo, o Québec tomo as seguintes medidas: priorizar o processamento de pedidos de trabalhadores qualificados e acelerar a sua chegada no Québec. Além de apoio especializado, reforço da língua francesa e ainda assinou um acordo com trinta das associações profissionais dos imigrantes para facilitar "o acesso às profissões regulamentadas.
O governo Charest pretende atrair cerca de 50 000 imigrantes anualmente. Para fazer isso, vai acolher mais de 9.000 imigrantes adicionais em Quebec nos próximos anos.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Como vão os estudos?
sábado, 18 de abril de 2009
Parabéns pra nós !! Em busca do AEC Canadense !!
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Pão de queijo ou bien pain au fromage !!!
Quem disse que não tem pão de queijo em Montréal? Aqui tem sim sinhô ! E ainda feito pelo meu marido metre-cuca, Muryllo. Neto de mineiros, desde pequeno aprendeu com a vó Araci as receitas boas da terrinha.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Assinamos o Bail !!!
sexta-feira, 20 de março de 2009
Reembolso do curso de francês
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Obama no Canada
Obama é uma personalidade muito carismatica e pode-se notar pelas fotos também que ele foi muito bem recebido. Ele foi até mesmo numa pastisserie comprar uma sobremesa tipica canadense: o rabo do castor.
Particularmente, espero que esse encontro tenha sido produtivo e que os dois tenham um plano de recovery (caramba me fugiu o nome em portugues agora) para a crise, que esta nos afetando bastante aqui.
Quem quiser se aprofundar no assunto e treinar o frances, segue o link que contém a reportagem completa da visita: Visite présidentielle - Radio-Canada
Bisous et bonne semaine!!
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Ah oui le lait.. / Ah sim o leite..
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Carnaval de Québec
Sexta, 6 de fevereiro de 2009, 16h39 Atualizada às 17h10
Mulheres com roupas minúsculas? Blocos de foliões suados, sedentos por uma cerveja gelada? Não há nada disso no Carnaval de Québec, no Canadá, onde os termômetros, nesta época do ano, registram até -20°C. O frio, porém, não é desculpa para os milhares de visitantes da cidade, cujo Carnaval é considerado a maior festa popular de inverno do mundo (reuniu cerca de 750 mil pessoas no ano passado). Em 2009, a festa - que tem como anfitrião um boneco de neve - começou em 30 de janeiro e se prolonga até 15 de fevereiro. Um dos destaques da programação é a exposição de esculturas de gelo produzidas por artistas de todo o mundo e espalhadas pelas ruas da cidade. Outra atração, a Casa de Gelo tem dez metros de altura e foi totalmente construída em paralelepípedos gelados. Durante a noite, carros alegóricos, máscaras e personagens fantasiados em estilo clown entretêm os foliões em dois desfiles, que ocorrem em 7 e 14 de fevereiro - com previsão de temperatura entre -8°C e -14°C. Esportes de inverno, como as tradicionais corridas no gelo com canoas, também marcam presença neste Carnaval abaixo de zero. A organização do evento recomenda não perder os "banhos no gelo". São oferecidas 80 vagas aos interessados em mergulhar na neve em traje de banho, na frente de todo mundo, e depois desfrutar de uma sauna quente. "Os bravos participantes saem da atividade com uma energia renovada e o sentimento de ter vencido as forças da natureza", descreve o site do evento, que encoraja a população local a comparecer e aplaudir os heróis.