Semana passada acabamos a francisação e faz um tempo já que estávamos planejando o que fazer depois que acabasse. Vou relatar as nossa escolhas e depois vou detalhar como fizemos e deixar os links para que vcs pesquisem e façam suas próprias escolhas.
Por conta da crise americana, sentimos que o mercado está um pouco parado. Ou seja, nem eu, nem o Muryllo conseguimos um trabalho na nossa. área. Eu, por causa do inglês, o Mu talvez por causa do layout do currículo ou porque a área dele exige conhecimentos em programas específicos (Inventor, SolidWorks e After Effects por exemplo). Por isso, pesquisei bastante o mercado e decidi fazer uma formação rápida para ser bancária. É um curso de 3 meses e antes de terminar oferece um estágio remunerado em uma instituição financeira. Já o Mu vai fazer um curso de um mês que prepara o imigrante para o mercado de trabalho. Esse curso ensina como fazer um currículo nos moldes daqui, simulação de entrevista, como procurar emprego, etc..
No começo a gente achava que não ia ser necessário, afinal, brasileiro por natureza sabe que a competição por um emprego no nosso país é acirrada. Mesmo para conseguir um estágio a gente lembra que tinha várias fases e desafios.
Aqui é diferente, tem competição, mas não como no Brasil. Quando vc lê uma oferta de emprego, os requisitos são muito claros, e se os atender, vc tá dentro. Simples assim. O difícil é atender os requisitos. É aí que o bicho pega. Como já descreví acima, o que falta pra mim é a fluência no inglês e o Mu experiência nos softwares que os profissionais da área dele utilizam aqui.
O Emploi Québec é um orgão do governo que, dentre diversas funções tem como objetivo orientar as pessoas em como achar um emprego. Quando vc chega aqui, a primeira coisa a fazer é fazer uma entrevista com um agente de emprego e ele se torna seu agente. Seu mentor, digamos assim. É uma ótima maneira de mostrar ao governo : "Olha, tô aqui. Já cheguei no Québec, tenho diploma, expêriencia e tô disponível para o mercado!" Porque lá, vc conversa com o agente, expõe suas idéias e ele te fala se vc ta no caminho certo ou não.
E foi aí que aconteceu comigo. Pouco antes de terminar a francisação, comecei a pesquisar o que faria, e foi aí que encontrei o curso que achei perfeito. Entrei no site do CEGEP para obter mais detalhe e ví que ia ter uma seção de informações. Assisti a palestra, fiz perguntas, e no final decidi que era a escolha certa. Feito isso, marquei uma entrevista com o meu agente de emprego, mostrei o curso que queria fazer. Ele não concordou porque não era na minha área. Mas eu expliquei a ele que era uma formação rápida e que ia proporcionar uma oportunidade de entrar no mercado. E outra, falei pra ele, que era só uma porta de entrada, que depois eu ia ver um curso para fazer a noite depois que eu tivesse começado a trabalhar. Ele gostou do meu empenho e por final aceitou em pagar a formação. Ufa! Conversamos por mais de uma hora! Mas ele é ótimo, ele só não estava concordando porque eu já tenho um bacharel e que eu deveria continuar na busca de um emprego na minha área. Eu repliquei dizendo que não tinha problema em dar um passo pra trás se eu tivesse trabalhando feliz. Fiz a inscrição no CEGEP, feliz da vida e agora vou estudar pra fazer o vestibulinho semana que vem.
O Mu vai conversar com o agente dele e vai levar o material dos organismos que oferecem o curso que vos falei acima.
E é isso..É muita informação né, mas são coisas que vc só absorve quando já está aqui. De tudo que eu falei, os mais importantes são:
* Estude inglês antes de vir
* Faça um curso preparatório para o mercado quando chegar
* Obtenha um agente de emprego ao chegar
Digo isso, porque até vc ser chamado para fazer a francisação, dá tempo de fazer tudo isso, e aí antes mesmo de terminar vc pode já estar empregado na sua área.
Cursos preparatórios para o mercado:
Links de cegeps do Québec:
Qualquer dúvida, é só me escrever.
Bisous et bonne semaine!!