terça-feira, 23 de junho de 2009

Bonne fête Québec !!



Sei que tá em cima do tempo, mas ainda dá pra avisar sobre a "fête Nationale du Québec". Será amanhã e vai acontecer diversas atrações por toda a província (Estado, em português bem claro).
Diversos bairros estão decoradas com a bandeira do Québec, os dépanneurs (lojas de conveniencia) e o Dollarama estão cheios de banderinhas, tatuagens e adereços com a flor de lis estampados, já que ela é o símbolo do Québec.
No jornal encontrei esse site muito bem feito com toda a programação de eventos, e para vc, colega, que tá no Brasil ainda, pode aproveitar para conhecer um pouquinho mais da história do Québec, além de treinar o français.
Fato engraçado: ano passado, chegamos no dia 21 de junho, a poucos dias dessa festa. Quando fomos lá na comemoração, no parque Maisonneuve vímos o povo cantando uma música, bonita até, mas não entendemos nada ! Nadaaaa! (Pode rir de nós, mas isso vai acontecer com vc tb rsrsrs).
Depois de um tempo, descobri que a música "Gens du pays" de Gilles Vigneault é, para eles a música oficial da festa do Québec, um hino mesmo. Com certeza, amanha será cantada por todos que estiverem lá.
Como eu sou uma pessoa muuuuito legal, vou colocar a música pra vc ir treinando e fazer bonito na festa, legal? (Depois vc me paga um chope e um pastel e fica tudo certo).
Voilà:
Para eles essa festa de amanhã é muito mais importante do que a festa do Canada (semana que vem). Meu professor mesmo falou: "Je m'en fou " (nem ligo). Para eles, o dia do Canada é o dia nacional da mudança e é bom pq é feriado.
Nós inclusive vamos mudar, mas no dia 28 de junho. A casa tá 60% já nas caixas. Prometo fazer um post especial sobre a mudança.

Bonne fête nationale à tous !!!

domingo, 14 de junho de 2009

Dias quentes !!

Estamos no final da primavera, a poucos dias do verão. Estávamos há muito tempo aguardando os dias quentes. Para usar regatas, bermudas e finalmente encostar as blusas.
Dizem que por causa do aquecimento global, Montréal não é mais tão quente como antigamente, assim como os invernos deixaram de ser tão rigorosos.
Enfim, aproveitamos o tempo livre que coincidiram da minha escola e do Mu para fazer algumas coisas antes de nos mudarmos.
A primeira providência foi ir na Canadian Tire compra uma cinta para carregar os móveis, o negócio parece ser muito útil e prático. Tínhamos visto na TV, nesses programas "Ligue djá
" e ficamos bem entusiasmados pra comprar. Olha o a cinta aqui. Não achamos, o vendedor falou que venderam tudo. Depois, fomos na Vidéotron conhecer os combos de TV+Telefone+Internet. Achamos interessante o preço e decidimos por cancelar nosso plano com a Bell e fechar esse combo com a Vidéotron (aos interessados, solicitar detalhes por email).
Depois, como já era hora do almoço, decidimos almoçar no A&W, o melhor fast-food na nossa opinião. Ao esperar o ônibus, solzão lindo e maravilhoso, vimos a sorveteria La Crémerie e topamos pegar um sorvete cada um.
Após o almoço, cada um teve que seguir seu rumo, já q o Mu tinha aula a tarde e eu não. Aproveitei então para ir na biblioteca central, procurar um livro pro trabalho da escola. É muito bom ir lá, eu particularmente adoro. Fica na estaçao Berri-UQAM, com acesso subterrâneo direto do metro. Não sei os dados precisamente, mas
acho q ela tem uns 5 andares. Da pra passar um dia inteiro lá lendo, fácil fácil. Tem jornais do mundo inteiro, inclusive o "Estado de SP".
Saindo de lá, fui para a estação Sherbrooke numa loja especialiazada em tenis All Star (Adoroo!). Chama-se Boots4all e a loja é numa dessas casas típicas de Montréal, com 2 andares lotados de modelos. Fiquei perdida em qual modelo comprava..rsrs..
Feito a compra, só me restou tempo para ir ao trabalho..e aí acabou..
Parece um dia corriqueiro, normal..mas para quem passou pelo inverno, trabalhando direto e decidindo o que fazer em relação aos estudos, esse dia (última sexta-feira) foi
um dia muito bom e proveitoso.
Fazendo uma comparação aos hábitos que tinha no Brasil e depois aqui, vejo que muita coisa mudou. A primeira foi dar valor aos dias quentes. No Brasil (vou falar por SP) são 7 meses ultra-quentes, 3 meio frios e 2 frios. E mesmo assim, como é um país tropical, o sol as vezes aparece no inverno e vc passa calor por ter vestido roupa de frio hehe.. Então eu não dava valor ao calor, não aproveitava tanto como deveria..conto nos dedos as vezes que fui a um parque. Aqui, mon ami, vc se habitua a acompanhar a temperatura pela internet todos os dias, e se tiver marcando 16 graus e com um ícone de um solzinho: Iupiiiiiiiiiiiii !! Vista sua bermuda e comemore! Qualquer tempo livre é motivo para sair de casa e procurar o parque mais proximo para curtir. O povo toma sol da sacada dos seus apês ou deita na grama mais próxima. Sem medo de ser assaltado ou alguém mexer com vc.
Fiz uma colagem das fotos de sexta e hj no intervalo do nosso trabalho. Vejam como os dias ficam claros até tarde (umas 20h00).
Curtam o calor !!!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Boa notícia pra todo mundo!!

Para aqueles que estão no processo, agoniados, esperando uma resposta (né Gabi), ou para aqueles que estão na fase de pesquisa (pré-processo), taí uma notícia para agradar a todos:

700 000 empregos serão disponíveis no Québec dentro de 3 anos

Agência QMI Julie Charette
08/06/2009 12:08

Para preencher 700 000 postos de trabalho que estará disponível em Quebec em 2011, o governo de Jean Charest está contando com trabalhadores estrangeiros.
Perante centenas de pessoas que se reuniram ontem "5 º Forum Economique International des Amériques", a ministra de Imigração e Comunidades Culturais Yolande James, argumentou que a imigração é uma parte da resposta às necessidades de recursos humanos do Quebec.

"A diminuição da população pode levar a uma lentidão da atividade econômica", disse James, recordando que em 2050 um québécois sobre três terão 65 anos ou mais.


Confrontados com o envelhecimento da população, o Québec deverá desenvolver "medidas ousadas" para recrutar e reter os trabalhadores imigrantes.

"Atualmente, vários países estão competindo para atrair trabalhadores", disse a ministra James.

Assim sendo, o Québec tomo as seguintes medidas: priorizar o processamento de pedidos de trabalhadores qualificados e acelerar a sua chegada no Québec. Além de apoio especializado, reforço da língua francesa e ainda assinou um acordo com trinta das associações profissionais dos imigrantes para facilitar "o acesso às profissões regulamentadas.

O governo Charest pretende atrair cerca de 50 000 imigrantes anualmente. Para fazer isso, vai acolher mais de 9.000 imigrantes adicionais em Quebec nos próximos anos.


Como não sou tradutora, utilisei uma ferramenta de tradução e depois fui acertando o texto para ficar mais coerente.

Espero que a notícia anime a todos !!!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Como vão os estudos?

Salut tout le monde!!
Estou devendo um post, mas desde que as aulas começaram estamos estudando feito doidos. Calma, não tenho intenção de assustar ninguém, pelo contrário, estamos adorando. Eu e a contabilidade estamos nos dando muito bem e Muryllo, bom, o curso dele tá mais pra uma reciclagem. Mas como o curso é em francês, precisamos nos esforçar um pouco mais do que o habitual hehe..
Para os mais curiosos, o curso de contabilidade começa do básico, ótimo para mim que não sabia fazer nem um razonete. Além de matéria (ou cadeira, como dizem) de contabilidade básica, tenho aulas de comunicação, francês para trabalho, matemática financeira e informática básica. Essa última nem preciso falar que é um saco rsrs..na aula eu fico de ajudante da professora para os que tem mais dificuldade. O Muryllo começou o curso dele com Autocad, aprendendo várias novas funções e quase todo dia ele tinha peças para desenhar (no programa) e entregar. Essa semana ele disse que o professor vai abordar Autocad avançado (com funções dinâmicas e tal). Para quem for da área e precisar de mais detalhes me mande um email.
O ambiente da escola é totoalmente diferente da francisação. É puxado, mas vc se sente motivado porque o professor fala num ritmo mais rápido e vc entra nesse ritmo tb. Estou gostando muito e aprendendo coisas novas todos os dias. Como consequência, a comunicação fica mais fluente. Vc é "obrigado" a soltar o verbo na aula, seja para fazer um comentário ou para tirar alguma dúvida. Meus professores, até o presente momento, posso dizer que são excelentes. Todos muito simpáticos e dispostos a atender qualquer tipo de dúvida. No primeiro dia, todos entregam um plano do curso, com o conteúdo da matéria, bem como meios de entrar em contato com o professor. Na escola do Muryllo tb foi assim. Ele recebeu um caderno do colégio com todas as informaçoes que ele precisava saber. Até mapa da escola. Não posso generalizar, mas nossos colégios são super organizados.
Temos 25 horas de aula por semana, entre 8hs da manhã e 4 da tarde. Tem dias que temos aula o dia inteiro, outro só de manhã outro só a tarde.
Que mais? Bom, tanto a minha classe quanto a do Muryllo é bem diversificada. Na minha tem 4 latinos (eu , uma colombiana, uma mexicana e um da Republica Dominicana) , 3 marroquinos, 3 búlgaros, 2 romenos, 1 russa, 1 indiano, 1 haitiano, 1 africana (esqueci o nome do país) e 1 turca. É engraçado a mistura cultural e o modo como cada um pensa. Às vezes acho que os latinos são mais práticos e mais abertos a novas opiniões, mas talvez seja só coincidência. Fato é que os latinos (nós) sempre almoçamos juntos. Eles falam francês por minha causa, mas depois alguém começa a falar espanhol e eu faço esforço para aprender. Até entendo, mas respondo em francês rsrs..
Já me acostumei com o chafé daqui. Ah, colega, depois que vc começa a estudar o dia inteiro é necessário tomar um café depois do almoço, senão da um soninho rsrs.. Já virei até cliente do Couche Tard (rede de conveniência daqui). A cada 5 cafés o 6 é gratis.
Em relação à escola acho que é isso. Vamos nos mudar no final do mês, vamos para pertinho do metro (EEEEEEE :D) e já alugamos um caminhão. Vou fazer um post especial contando como foi o procedimento.
Agora tenho q voltar a estudar para não ficar em Débito ! :p