segunda-feira, 27 de julho de 2009
Emprego já !
domingo, 26 de julho de 2009
Francisaçao e palestras - Programaçao
06/08/2009 - 18 h 45
Aliança Francesa (Centro) - Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque
10/08/2009 - 18 h 45
Aliança Francesa (Centro) - Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque
Fonte : http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/palestras/index.php
Sera que vale a pena? Eu, particularmente, nunca fui na palestra..sempre pesquisei sobre o Québec pela internet e participava de um forum de imigraçao. A palestra serve para ter o primeiro contato sobre o processo de imigracao e para conhecer um pouquinho do Québec. A realidade mesmo é falada por pessoas que participam de foruns e por aqueles que ja moram aqui.
Pra vc que esta na fase avançada do processo (final) e quer se programar para fazer a francisaçao aqui no Québec, o governo disponibilizou na internet o calendario das turmas de 2009-2010 : http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/langue-francaise/Calendrier-cours-temps-complet2009-2010.pdf
Meu conselho é se programar para chegar, no minimo com 1 mes de antecedência do curso para fazer a entrevista de nivelamento.
Funciona assim: ao chegar aqui, vc vai no MICC e explica que precisa fazer francisacao. Eles vao marcar um rendez-vous (que pode ser na mesma semana ou pode demorar dias) e nessa entrevista é avaliado o nivel que vc entrara na francisaçao. Depois, vc sera avisado por carta ou por telefone quando e onde fara a francisaçao. A resposta pode demorar semanas, e pode ser ainda que vc entre para uma lista de espera para a proxima turma por falta de vagas (como aconteceu com o Muryllo).
É importante, portanto, se programar e até planejar um plano B caso vc fique de fora da francisacao. Nesse caso, vc podera fazer o curso de frances das «comissions scolaires». Sao escolas que existem por todo o Québec e o preco é bem inferior.
terça-feira, 21 de julho de 2009
C.R.A.Z.Y.
Esta semana estamos de férias escolares. Além de aproveitar os dias bonitos (sim, São Pedro resolveu nos presentear com dias lindos) vimos um filme québécois : C.R.A.Z.Y.
Trata-se da história de Zachary que cresce no turbulento Quebec dos anos de 1960/1970. Sendo o segundo filho mais novo e criado entre outros quatro irmãos, Zac luta para definir sua própria identidade e lida com o conflito entre sua emergente sexualidade e seu intenso desejo de agradar a seu rigoroso, temperamental e conservador pai, que seria considerado como homofóbico até nos dias de hoje. Um dos temas do filme é a influência da igreja católica na sociedade de Québec durante a Revolução Tranquila.
Fora o enredo do filme, a trilha sonora é fantástica. Dentre vários estão Pink Floyd e David Bowie que eu adoro. Segundo o Wikipédia, o filme foi uma sucesso de bilheteria para os padrões de mercado québécois, e há até um título em português: "C.R.A.Z.Y - Loucos de amor". Talvez então vcs possam achar para alugar. Senão, podem usar a internet mesmo para baixar.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Mensagens para secretária eletrônica
Depois de chegar aqui e tirar os documentos, uma das coisas mais importantes é ter um telefone, um contato para que as empresas, organismos públicos e etc, possam te encontrar.
domingo, 19 de julho de 2009
Verao insoso..
E nao sou so eu que diz isso. Hoje mesmo recebi um email (de um québécois) que descreve com humor a situçao, e compartilho com vcs. Ri muito quando li.
Legenda: marde é o jeito québécois de dizer merde que por sua vez em francês quer dizer merda.
Tentei colocar a foto diretamente aqui, mas ficou uma marde, portanto cliquem aqui e depois cliquem na lupa para aumentar o zoom.