sábado, 18 de abril de 2009

Parabéns pra nós !! Em busca do AEC Canadense !!

  Passamos no teste !!! Eu vou fazer Comptabilité financière informatisé no CEGEP Bois-de-Boulogne e o Muryllo Dessin assisté par ordinateur no CEGEP Saint-Laurent.
  Dando sequência ao post anterior, escrevi que era necessário fazer uma formação AEC. No caso do Muryllo, que tem Bacharel em Desenho Industrial, o curso será mais para aprender os programas daqui e padrões de medida específicos (polegadas, por exemplo). No meu caso, decidi mudar de área, foi até uma orientação do meu agente d'emploi, já que já tenho um bacharel em informática, estudar contabilidade vem de acordo com os meus conhecimentos. Além disso, quem já pesquisou sobre área de contabilidade no Québec, sabe que tem bastante oportunidade e as perspectivas para os próximos anos são muito boas.
  Gostaria de detalhar pra vcs a diferença entre os diplomas que são oferecidos pelos Cegeps, mas não vou escrever aqui o que não tenho 100% de certeza do que estou falando. O que sei, é que o diploma AEC oferece uma formação específica no período de 14 meses no máximo. Quem quiser mais detalhes, achei esse link .
  Fazer um curso desses é muito bom, pois vc entra "no networking" da sua profissão. Os assuntos giram em torno do mercado de trabalho, o pessoal comenta sobre empresas e vagas. É também uma decisão que deve ser tomada com muita cautela. Veja se pra sua profissão é importante que vc faça um curso desses, pq senão, vai ser perda de tempo.
  O legal dos cursos, é que antes de começarem, todos os Cegeps fazem sessões de informações do curso específico que eles tão oferecendo. Para fazer a inscrição, é obrigatório que vc tenha assistido uma sessão dessa. Nossa, vc deve ta se perguntando o porquê. Porque nessa sessão, a palestrante dá uma folha com todo o conteúdo que será oferecido, explica como está essa formação perante ao mercado de trabalho, como será o teste, etc.. Eu fui assistir a sessão do Muryllo (só pra não ficar em casa rsrs) e ví o nível das perguntas... Tipo, tinha um cara que falou q gostava de desenhar e por isso queria fazer o curso. A moça respondeu com muita objetividade que nesse curso não bastava só gostar de desenho, mas que precisava já de uma bagagem em desenho técnico e tal. Tanto que na prova do Muryllo caiu desenho técnico. Tinha uma face de um desenho e opcoes pra falar qual objeto correspondia (Só quem é da área mesmo). É comum depois de algum tempo na sessão de informação algumas pessoas levantar e ir embora. Já viram que o curso não era pra elas. Melhor descobrir antes do que depois que começar e ter tirado uma vaga de alguém.
   Semana que vem contarei pra vcs as nossas primeiras impressões !! (Isso se não atolarem a gente de trabalhos rsrs)
  E tá calor aqui hein..já estamos saindo de chinelo e bermuda !!

Bisous!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pão de queijo ou bien pain au fromage !!!


  Quem disse que não tem pão de queijo em Montréal? Aqui tem sim sinhô ! E ainda feito pelo meu marido metre-cuca, Muryllo. Neto de mineiros, desde pequeno aprendeu com a vó Araci as receitas boas da terrinha.
  Tem dúvida que a coisa é boa? Já vendemos a nossa primeira encomenda até ! A foto ficou tão boa que pedi para a nossa cliente e amiga autorizar a colocar a foto nesse post também. Valeu !!
  Feito a mão com muito carinho, os pãozinhos ficam muito gostosos com aquele recheio puxa-puxa hummm..
 As bolinhas são preparadas e congeladas. E pra vc, é só colocar no forno e assar. 
  Se vc tá em Montréal com saudades dos quitutes brasileiros mande um email pra nós! 
  Ah ! Em breve colocaremos uma foto também do acompanhamento perfeito desse quitute : o requeijão !! 

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Assinamos o Bail !!!

  Essa semana tiramos um peso das nossas costas. Assinamos o Bail (contrato de aluguel) de julho/09 a julho/10. Não foi fácil viu, mas vou tentar passar o maior número de dicas para que quem for procurar não tenha que camelar tanto quanto a gente camelou.
  Bom, o primeiro passo foi definir o bairro que queríamos morar. Já estamos aqui há quase 1 ano mas não podemos dizer que a escolha foi 100% correta. Posso dizer que entre os bairros que a gente conhece, essa foi a melhor escolha.
  O centro é caro e muito agitado para o nosso gosto. Não tem muitas vagas na rua (pra quem está planejando comprar um carro) e se tiver vaga na rua são pagas. Funciona assim: vc paga pra parar o carro na rua. Tipo aquele cartão zona azul, só que a diferença é q não é por hora, vc paga uma taxa por mes ou anual. Não verifiquei a parte da taxa a fundo pq não nos interessou.
  Então tínhamos em mente os seguintes bairros: rosemont, jarry, villeray e ahuntsic. Esses bairros são bem servidos de metrô, não ficam no centro, mas ficam próximos.
  Visitamos alguns apartamentos, fizemos o trajeto a pé para o metrô e fazíamos planos como seria o dia a dia. Olhávamos o comércio em volta do apartamento visitado e verificávamos se tinha mercado próximo, banco, ponto de ônibus. É muito importante verificar isso. Porque no verão é tudo lindo, maravilhoso. Mas carregar sacolas de compras de mercado a pé na neve por muito tempo ninguém merece. Ficar esperando o ônibus tb por muito tempo é bem desagradável.
  Depois desses critérios ainda acrescentamos que íamos estudar nos CEGEPs: Bois-de-Boulogne e Saint-Laurent, eu e o Muryllo respectivamente. Então o bairro escolhido foi Ahuntsic. Parece difícil ler esse nome mas olha dica, pronuncia-se "aunssiq".
  Ah esse bairro é uma graça, ele começa antes do metrô Henri-Bourassa e vai até a Boulevard Acadie. Vamos morar numa rua bem tranquila, pertinho de um parque e da pista de bicicleta. Além disso temos o supermercado Loblaws e o Costco. Fora a parte mais legal: dá pra ir de metrô a pé. Para mais detalhes do bairro, achei esse mapa fornecido pela prefeitura.
   Bom, agora vou contar como fizemos para encontrar o apê. Para começar, andamos pra caramba por Ahuntsic e olhamos as ruas e já descartamos quais não queríamos morar. Levamos conosco a maquina digital e tiramos fotos dos apes que tinham placa de aluga-se. Nessa saída fiquei apaixonada por um q era prédio de 4 só apartamentos e logo liguei para marcar uma visita. O Muryllo não pode ir comigo pois foi trabalhar eu fui sozinha. Percebi que aí foi o primeiro vacilo!
  Quando tiver uma visita é importante ir o casal para o que o proprietário sinta confiança. A visita é como uma entrevista de emprego sabe. Se vc conquistar o cara, o apartamento é seu. Mas eu fui sozinha, conversei com o proprietário, mas no mínimo ele achou que não poderíamos pagar o apê. Dias depois ele deixou uma mensagem na nossa caixa postal informando que tinha alugado o apê para outra pessoa. Esses contras são ruins, mas tb esse foi o primeiro apê que visitei! Fora que não tinha entrada para a maquina de lavar. Ele fez uma adaptação no no cano da pia e aí toda vez que fosse lavar roupa ia ter que conectar lá no cano. Já pensou o trampo? Ainda bem que não deu certo.
  Percebemos que esse método de caminhada para ver placas de apartamento para alugar só prestou mesmo para conhecer as ruas, pois 80% dos anuncios está no Kijiji. Usamos só esse site para achar o apê escolhido. Ele é atualizado toda hora, então vale a pena ficar olhando toda hora pra ver se sai um anúncio novo.
  O segundo apartamento visitado era bem perto do cegep onde quero estudar, o Bois-de-Boulogne, mas ia ter que ir andando até o colégio. Tinha um ponto de onibus perto que leva para o metrô, e outro mais longe que leva ao supermercado. Mas esse ía dar trabalho! No frio carregando as sacolas, na neve..o apê era bom, ensolarado, com entrada de lavadora e secadora e era alto de triplex. Os proprietários no térreo e apenas 2 apes em cima. Fomos os dois na visita e deu super certo. Os proprietários gostaram da gente, e nos acharam bem responsáveis, bla bla bla. Como já tava meio injuriada com a primeira visita, quando eles perguntaram sobre a nossa situação aqui, falei que a gente era residente permanente e logo saquei meu documento do bolso. Eles ficaram meio sem graça, falaram que não tavam desconfiando de nada, mas insisti para que olhassem, para terem uma boa impressão da gente. Deu certo. A visita foi um sucesso e o apê tava na mão. Mas ficou em standby pq tinha o problema do ponto de ônibus longe.
   Fuçamos o Kijiji dia e noite, ligamos para vários, mandamos email.. Visitamos um terceiro apartamento, mas mais perto do metro Sauvé. Quase fechamos esse! Era um 4 1/2 (2 quartos) uma boa cozinha, todo jeitosinho. O Muryllo até sacou o dinheiro pra pagar o 1 mês (é como um cheque-calção) e aí o cara deu pra trás, falou que já tinha fechado com outra pessoa.
  Voltamos pra estaca zero até encontrar um que era perto do parque, um chuchuzinho, e logo estava apaixonada de novo. Parece que vc sente quando é o apartamento certo.. A visita foi boa, já estávamos mais preparados, após 2 tombos e os proprietários gostaram da gente. Apesar de nos acharem novos e que não tínhamos como pagar o apê. Eles nos convidaram para entrar na casa deles, sentamos na mesa da cozinha e conversamos. Parecia mais aqueles sermões que os pais dão quando vc vai viajar com os amigos da primeira vez hahaha.. Fiquei com medo aquela hora, mas nos saímos bem. Dei o telefone do trabalho para ela falar com o chefe, o telefone da gerente do banco e do proprietário. O Mu ficou meio injuriado achando que eles estavam vasculhando demais, mas eu fiz ele se colocar no lugar dos proprietários. Imagine alugar um apartamento para um casal que tá há 9 meses, novos..não é fácil para eles tb..
  Bom, rezei muito para dar tudo certo. O Mu tava desconfiado ainda e marcou outra visita rsrs.. Era um outro triplex numa rua bem calma. Mas o apê tava meio judiado, a pintura descando..nao curti muito. A proprietária muito simpática, chamava-se Soraia, uma Algeriana.
  Na quinta-feira dia 2 perguntei para o chefe se alguém tinha ligado pra ele, ele disse que sim. Perguntei e aí? Ele disse que ela perguntou se éramos responsáveis e tal, ele disse a ela que sim, que nunca faltamos no trabalho e tal..Ponto positivo !!! rsrs..
 Já na sexta falei o proprietário do nosso apê atual telefonou para falar que já tinha alugado para uma pessoa o nosso ape. Ai! Deu frio na barriga escutar isso antes de assinar um outro contrato. Mas blz! Aproveitei o gancho para perguntar se alguem tinha ligado, ele disse que sim. Falou que só falou coisas boas de nós e que tava até chateado de perder a gente como locatário (É lógico, ele é português e facilitava bastante a comunicação hahaha). Ponnnnto positivo!! :D
  No mesmo dia, a senhora do apê que tínhamos visitado ligou pra nós marcando uma visita na casa dela pra segunda (dia 6) e falou pra levar os hollerites de trabalho. Aceitei e confirmei a visitia. Quando falei pro Muryllo ele ficou possesso, falou que não ia mostrar nada e que já era desconfiança demais. Conversei com ele mas não adiantou muito rsrs..
  Passado o final de semana, separei o que ela pediu, e levei tudo numa pastinha. Quando entramos na cozinha dela, o Bail já tava na mesa!! Nem precisou mostrar nada..ela disse que tinha conseguido falar com o nosso chefe no trabalho e com o proprietário e que já estava convencida que seríamos bons locatários. Fiquei tão feliz e aliviada!! O Muryllo ainda tava preocupado em saber se a geladeira ia caber na cozinha ou não. Daí toca todo mundo vir pra nossa casa medir a geladeira rsrs..Tem um armário em cima da geladeira que o proprietário vai ter que subir um pouco, mas ele falou que vai dar um jeito com o filho dele. Percebi que ganhamos a confiança deles e eles amoleceram com a gente :) Ela até me contou que toda a enquete tinha uma razão. Eles tiveram más experiencias anteriores. Olha só o tipo dos locatarios anteriores que ela me contou: tinha uma mulher que tinha uns comportamentos mó estranhos, tinha dias que gritava sozinha em casa sem razão. Eles pesquisaram o histórico da mulher, era uma que tinha passado por um sanatório (Montréal tinha hospitais psiquiatricos, mas de uma hora pra outra fechou e eles botaram todos os doidinhos na rua, bacana não?). O outro era um casal que vivia dando festinhas da pesada no apartamento.
  Enfim, aí vai o resumo da ópera:
* Fique de guarda no site do Kijiji e assim que o anúncio for postado, ligue e marque uma visita. Se vc for o primeiro, terá mais chances de arrendar o apê.
* Deixe as coisas claras e mostre que vc é uma pessoa responsável. Meta uma mala mesmo. Fala que vc tem diploma isso e tal bla bla..pra passar confiança pro proprietário.
* Gostou do apartamento? Não faça rodeios. Já pergunte o que ele precisa pra assinar o contrato.
* Repare nas instalações, se as janelas são novas (se há boa vedação) e se o aquecimento é elétrico. Senão vc vai gastar mais com a Hydro Québec para aquecer sua casa.
* Os melhores prédios são os triplex (3 apes) ou os prédios de concreto (iguais ao do Brasil: elevador e garagem subterranea).
  Acho que é isso. Mesmo estando quase há 1 ano aqui não é tão simples achar um lar, mas não é impossível. Tem que suar a camisa, ser persistente e franco.

à tantôt !!