segunda-feira, 27 de julho de 2009

Emprego já !

Além dos principais sites de emprego que vc já conhecem, tem um site que é muito bom, dividido por profissões e é atualizado constantemente: Emplois.ca .
Nele há várias dicas de carreira, recrutamento, testes, etc.. Dentro desse site, tem um menu ao lado direito, que oferece um site específico para cada profissão, como abaixo:

Para as profissões que não estão listadas acima, acessem o beljob.ca. Espero que seja proveitoso a todos.
E vamos à luta, filhos da pátria ! hehe

domingo, 26 de julho de 2009

Francisaçao e palestras - Programaçao

Tome nota ! Estao abertas as inscriçoes para as palestras de imigraçao em SP:

06/08/2009 - 18 h 45
Aliança Francesa (Centro) - Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque

10/08/2009 - 18 h 45
Aliança Francesa (Centro) - Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque

Fonte : http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/palestras/index.php

Sera que vale a pena? Eu, particularmente, nunca fui na palestra..sempre pesquisei sobre o Québec pela internet e participava de um forum de imigraçao. A palestra serve para ter o primeiro contato sobre o processo de imigracao e para conhecer um pouquinho do Québec. A realidade mesmo é falada por pessoas que participam de foruns e por aqueles que ja moram aqui.

Pra vc que esta na fase avançada do processo (final) e quer se programar para fazer a francisaçao aqui no Québec, o governo disponibilizou na internet o calendario das turmas de 2009-2010 : http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/langue-francaise/Calendrier-cours-temps-complet2009-2010.pdf
Meu conselho é se programar para chegar, no minimo com 1 mes de antecedência do curso para fazer a entrevista de nivelamento.
Funciona assim: ao chegar aqui, vc vai no MICC e explica que precisa fazer francisacao. Eles vao marcar um rendez-vous (que pode ser na mesma semana ou pode demorar dias) e nessa entrevista é avaliado o nivel que vc entrara na francisaçao. Depois, vc sera avisado por carta ou por telefone quando e onde fara a francisaçao. A resposta pode demorar semanas, e pode ser ainda que vc entre para uma lista de espera para a proxima turma por falta de vagas (como aconteceu com o Muryllo).
É importante, portanto, se programar e até planejar um plano B caso vc fique de fora da francisacao. Nesse caso, vc podera fazer o curso de frances das «comissions scolaires». Sao escolas que existem por todo o Québec e o preco é bem inferior.

terça-feira, 21 de julho de 2009

C.R.A.Z.Y.

Esta semana estamos de férias escolares. Além de aproveitar os dias bonitos (sim, São Pedro resolveu nos presentear com dias lindos) vimos um filme québécois : C.R.A.Z.Y.

Trata-se da história de Zachary que cresce no turbulento Quebec dos anos de 1960/1970. Sendo o segundo filho mais novo e criado entre outros quatro irmãos, Zac luta para definir sua própria identidade e lida com o conflito entre sua emergente sexualidade e seu intenso desejo de agradar a seu rigoroso, temperamental e conservador pai, que seria considerado como homofóbico até nos dias de hoje. Um dos temas do filme é a influência da igreja católica na sociedade de Québec durante a Revolução Tranquila.

Fora o enredo do filme, a trilha sonora é fantástica. Dentre vários estão Pink Floyd e David Bowie que eu adoro. Segundo o Wikipédia, o filme foi uma sucesso de bilheteria para os padrões de mercado québécois, e há até um título em português: "C.R.A.Z.Y - Loucos de amor". Talvez então vcs possam achar para alugar. Senão, podem usar a internet mesmo para baixar.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mensagens para secretária eletrônica


Depois de chegar aqui e tirar os documentos, uma das coisas mais importantes é ter um telefone, um contato para que as empresas, organismos públicos e etc, possam te encontrar.
Eu e o Muryllo optamos por ter um telefone residencial, já que ficamos quase o dia todo na escola e não poderíamos atender as chamadas durante a aula.
Aqui é totoalmente desrespeituoso tocar celular na aula ou durante qualquer tipo de entrevista: seja com o seu agente no emploi-Québec ou mesmo com seu gerente de banco. Salvo para casais com filhos pequenos que ficam em garderie, é totalmente desnecessário comprar um celular logo de cara. É muito melhor receber o recado completinho em casa, e se preparar para retornar a ligação do que receber uma ligação de surpresa e anotar o recado correndo no meio de um compromisso.
Portanto, aí vai mais um serviço de utilidade pública: mensagens em francês para secretária eletrônica. Achei o papel quando estava arruamando nossa estante hehe..é do ano passado, quando fiz a francisação. A gente tb teve que atualizar a nossa por causa da mudança..

Messages modèles (répondeur)

Bonjour! Vouz avez bien rejoint le (numéro de téléphone). Nous ne pouvons pas vous répondre en ce moment, mais laissez-nous un message et il nous fera plaisir de vous rappeler. Merci, bonne journée!

Bonjour! Vous êtes bien au (numéro de téléphone). S'il vous plaît, laissez-nous un
message et on vous rappellera le plus tôt possible. Merci, au revoir!

Bonjour, vous êtes bien chez (ici, nommez les personnes qu'on peut joindre à ce numéro). Notre charmant répondeur se fera un plaisir de nous transmettre votre message. Merci (au revoir, ou bonne journée).

Bonjour! Vous êtes bien au (numéro de téléphone). Laissez-nous un message en indiquant à qui il s'adresse et le moment où nous pouvons vous rejoindre; il nous fera plaisir de vous rappeler. Merci, bonne journéé!

(Laurence Lamarre, collège Bois-de-Boulogne)


Observação para a primeira mensagem: Não esqueça que no francês falado o "ne" não é pronunciado, ok.

domingo, 19 de julho de 2009

Verao insoso..

O verao esse ano ta' pior que no ano passado. Nao vou reclamar porque a temperatura esta' agradavel, mas chove muito..

E nao sou so eu que diz isso. Hoje mesmo recebi um email (de um québécois) que descreve com humor a situçao, e compartilho com vcs. Ri muito quando li.

Legenda: marde é o jeito québécois de dizer merde que por sua vez em francês quer dizer merda.

Tentei colocar a foto diretamente aqui, mas ficou uma marde, portanto cliquem aqui e depois cliquem na lupa para aumentar o zoom.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

De casa nova, enfim!

Quase 20 dias depois da mudança, tô bem acomodada na minha mesa, mon bureau, de frente pra pra uma janela com cortinas ! A casa ta quase 100% organizada e agora vou contar pra vcs como foi a epopéia (adoro essa palavra).
Quando decidimos mudar, pensamos que seria fácil contratar uma empresa e fazer a mudança. Após algumas pesquisas, vimos que ia sair muito caro, já que somos um casal sem filhos e sem muuitas coisas.
As empresas de mudança cobra um número 3 horas no mínimo. E como os caras só iam tem o trabalho de descer as coisas do apê velho e subir novamente para o apê novo, achamos q íamos pagar mto caro pelo serviço.
Há empresas de mudança e existem os Zés que têm um caminhão e fazem a mudança. Em SP, isso é mais conhecido como carreto (não sei se todas as regiões chamam assim). Só que no Brasil caminhao pequeno é aquela carreta aberta, aqui é um baú. (Talvez devêssemos ter escolhido essa opção).
Escolhemos alugar um caminhão na Discount e fazer a mudança por nós mesmos, com a ajuda dos amigos.

Com algumas semanas de antecedência começamos a empacotar as coisas de casa. Pegávamos caixas do restaurante e trazíamos pra casa hehe..
Chegado o dia esperado, fez um calor do caramba por sinal, a Má e o Lê vieram nos da um help, trouxeram um plastico pro colchão (vende em lojas de colchão). Depois chegaram os reforços hehe, Anderson, Cleiton e Yuri.
O pôbrema começou qdo o Muryllo chegou com o caminhão (carteira de carro pode dirigir caminhões pequenos) e tinha um carro na porta do prédio. Toquei na vizinha pra ela tirar o carro, ela ME DEU a chave do carro pra tirar hahaha (só aqui mesmo, a gente NUNCA tinha se falado). Fui lá tirar o carro, o câmbio no lugar do pisca..pensei : "que baralho de carro !" Enfim, a bateria tava arriada, não conseguimos tirar o carro do P (parking ; travado). Enfim, o caminhão ficou diagonalmente na calçada. O bom é que ele tem uma esteira que facilita o trabalho.
Começou um sobe e desce interminável, adicionado ao calor..tavam todos suando que nem frango no forno.. Deu muito trabalho as coisas pesadas: geladeira, fogão e máquina de lavar. Até compramos uma fita que vc passa nos braços , mas não resolveu muito.. Os meninos ficaram sobrecarregados, o Muryllo cortou a perna..enfim..
Terminada primeira etapa, seguimos no caminhão, a Ma e o Le e a equipe de carro. Depois, aqui no apê novo chegaram mais 2 reforços : a Lu e o Rodolfo.
Ao chegarmos, os proprietários nos receberam calorosamente e de forma simpática. Eu tava nervosa e preocupada com a bagunça. Pensei: espero que eles não fiquem bravos com o sobe e desce e td mais. Para a nossa tranquilidade, eles saíram pra jantar EEEEEeeee!!
Todo mundo já tava cansadíssimo, mas faltava subir as coisas. Fizemos uma pausa. Compramos pizza e breja e comemos na rua mesmo Kkkkkk...
Terminada a mudança, faltava colocar algumas coisas no lugar para podermos ao menos dormir..Ficaram aqui em casa então eu e a Lu, e os meninos (Muryllo e o Rodolfo) foram devolver o caminhão.
À noite, no fim da mudança, estávamos só o fiapo..nossa..parecia que tínhamos corrido uma maratona..
Conclusão: é melhor contrar um Zé indicado por alguém para fazer a sua mudança. Deu tudo certo, não estou reclamando, é só um conselho de quem já passou por isso.
Agradecimentos: quero agradecer de coração à todos os amigos que ajudaram, diretamente o indiretamente. Sem a ajuda de vcs a mudança não seria possível !
O pessoal se mobiliza mesmo pra ajudar, foi muito bom! Não perdemos nada, nem nada quebrou.