domingo, 24 de fevereiro de 2008

Reportagens do Canadá no JN

Essa semana, o JN apresentou uma série de reportagens sobre o Canadá, a primeira foi a menos informativa e a que gerou uma grande polêmica no fórum onde participo. Foram muitas críticas, corretas na minha opinião. A que mais gostei e consisa foi essa:
"A reportagem falhou logo na apresentação. Anunciaram a metéria como " Um país rico aberto a imigrantes, inclusive brasileiros" entrou a reportagem e o que se seguiu foi uma edição ruim, confusa, onde não ficou claro a linha que limita imigração legal e ilegal. Tudo ficou misturado, repito..de forma muito confusa.
Concordo que o jornal deve mostrar os fatos, e ser imparcial, mas isso é um conceito bem subjetivo. A forma como os fatos são mostrados, se for equivocada, mal feita ou mal intencionada, pode gerar uma reação completamente oposta a proposta. No caso do JN fica a dúvida de qual realmente era a intenção com a reportagem, mas que existe uma intenção existe.
Qualquer um pode simplesmente desligar a TV. Não ver a globo. Mas pode também emitir opinião, criticar e se posicionar. è um opção que temos. Eu, como estou envolvido, nesse processo de imigração, e já enchi o saco de ver essa visão do brasileiro como malandro e espertinho, prefiro emitir a minha opinião.
Pra quem estiver no grupo, atrás de imigração ilegal, eu digo:
Imigração ilegal é uma porcaria. Não se meta nessa". Daniel

Vídeo 1 - Canadá, o novo eldorado (o vídeo mais polêmico)

Vídeo 2 - Uma cidade sob a cidade (o que eu mais gostei)

Vídeo 3 - Dormindo no gelo

2 comentários:

Roan Brasil Monteiro disse...

vanesa já que vc é analista de sistemas como eu vou querer algumas ajudas. me add no ms roanmonteiro@hotmail.com pois tbm sou analista. Abraços

Anônimo disse...

Olá Murylo e Vanessa! Também participo do Imigration Canada e detestei as matérias da Globo. Como futura jornalista, me envergonho por eles... Mas como foi dito aqui, a matéria tem um interesse para ser realizada desta forma.
Sou a dona da comunidade do orkut "Eu Quero ir Pro Canadá" e, desde essa matéria, apareceram no meu scrapbook vários desinformados em busca de um "jeitinho" de imigrar. É realmente desagradável a falta de seriedade com a qual as pessoas encaram o assunto.

abs mari saturnine