sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Quase 5 meses de Montréal

   Dia 21 completamos 5 meses de Canadá. O que posso contar pra vcs? Esse país é tudo de bom. Oferece qualidade de vida e tem emprego a rodo. Não importa qual seja a sua profissão. O que importa mesmo é se vc está preparado. Vou falar francamente pra vc que está querendo imigrar. Leia essa frase com atenção e lembre-se dela todos os dias: "O Canadá é a terra do leite e do mel, mas quando vier traga as vacas e as abelhas". Sacou a idéia?
  Antes de vir pra cá pesquise bastante sobre a sua área, veja se ela exige somente francês, se precisa do inglês também ou qualquer outra qualificação. Porque o que não falta aqui é gente frustrada, achando que o Canadá ia dar tudo na boca. A realidade é como eu falei, ou vc vem preparado, com as qualificações que a sua área exige, ou vc está disposto a fazer trabalho braçal (que ganha bem também, mas acredito que imigrar para cá é continuar na sua profissão).
  Se eu pudesse mudar alguma coisa da nossa trajetória, diria que eu estudaria mais inglês antes de vir pra cá. Antes de vir pra cá, a gente coloca o francês em primeiro plano, mas quando chega aqui percebe que, para muitas área o inglês é mais importante que o francês (TI por exemplo). 
  Não sei se as contratações desacelaram um pouco tb por causa da crise. Mas sei que antes da crise recebíamos muito mais propostas do que depois.
  Enquanto isso, estamos na francisação, estudando bastante, se aperfeiçoando mais a cada dia que passa. Se vc for fazer a francisação é importante saber quando começa, pois vc corre o risco de chegar aqui e ter que aguardar a sua vaga (pode chegar a três meses de espera). Há um processo de preenchimento de formulário e avaliação de nível que são realizados antes de começar o curso. Mas depois, quando vc está lá, é incrível ver como muda sua compreenção, entender as pessoas na primeira vez que elas falam, elas te entenderem..é muito gratificante! Uma vez uma senhora perguntou pro Mu se ele era francês ! Rsrs..  E pra mim, a melhor coisa foi ter tirado 94% de aproveitamento das aulas, com direito de desfiação de seda da professora rsrs..
  O conselho que passo ao pessoal é aproveitar todas as coisas maravilhosas que o Québec oferece: diversas bibliotecas super equipadas, escutem e vejam a Radio-Canada e leiam bastante os jornais daqui. Dois deles são de graça, Métro e 24 Heures, então não tem desculpa! Insista na leitura, não tenha medo das palavras novas, a compreensão vai vir com o hábito da leitura. Vai por mim!!
   Pra terminar gostaria de dedicar uma música aos meus pais que tem conversado muito com a gente e nos incentivado sempre. A primeira vez que escutei essa música foi por indicação de um amigo meu, o Felipe. E quando prestei atenção na letra ví que não era apenas um bom rock, mas que tinha uma letra muito bonita. Espero que vcs curtam!!




5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, achei o blog de voces e estou lendo um pouco sobre tudo que vcs escrevem...to indo pra Montreal em Janeiro..vou estudar em uma escola de idioma que se chama MIILA, voces conhecem? Fica na R. Mackay, e vou ficar em ST-Laurent..é um a cidade perto de Montreal, eu acho..voces conhecem? Voces poderiam me ajudar ...meu email é nathaliabrancher@terra.com.br
Obrigada
Boa sorte pra voces!!!!

Manuel M. Henrique Filho disse...

Vanessa aqui é Manuel Lembra?
Acho que não! mas tudo bem.
Sou amigo do Patrick e Valéria.
Estou curtindo muito as suas dicas, a Rose minha mulher também adorou suas dicas de loja rsrsrs.
Nossa entrevista ainda não foi marcada, estamos anciosos.
Mando um abraço pro Murilo.
Au revoir, merci et a tantot.

lau2m disse...

que lindinhos! van, tô com mó saudade! esses dias vi um cobertor peludinho que nem os que tinha na casa do seu pai, e lembrei de quando passávamos dias juntas, só variando de casa... kkK!

Marilia Araujo disse...

Van,
Adorei o post e acho que vc tem toda a razão! Nenhum imigrante deve chegar aqui antes de fazer muita pesquisa e se preparar, porque apesar do governo incentivar a imigração e dar muito suporte aos recém chegados, o imigrante tem a obrigação de fazer a sua parte!
Uma outra dica também é trazer uma quantidade razoável de grana para se manter no começo, pois a vida fica bem mais fácil!
Bjos

Bruno disse...

Gostei muito da musica!!!

Saudades!

beijos