quarta-feira, 7 de abril de 2010

C'est parti!

Fui hoje no Salon carrière et emplois um evento pouco comum pro brasileiro. Ora! Um evento de recrutamento? Para nós que estamos acostumados a lutar por uma vaga no mercado, um evento como esse organizado por grandes empresas e multinacionais é um pouco bizarro.
O que me espanta foi a diferença da primeira experência para a segunda. Na primeira vez, fui no evento quando era ainda uma recém-chegada, com pouco vocabulário e sem muita experiência em como me "vender", saca? Nem precisa dizer que foi uma catástrofe: não entendia direito o que as pessoas falavam e não conseguia me expressar..saí de lá falando que esses eventos eram uma porcaria e daí pra baixo..
Esse ano foi diferente, com quase 2 anos aqui e estudando, avancei bem no francês. Além disso temos uma disciplina no curso que se chama "integração ao trabalho", com uma professora com mais de 15 anos de experiência em RH. Ela deu várias dicas, marcou entrevista com cada um para uma reforma completa no CV. Breve, alinhou o conceito québecois com os das outras culturas de como procurar um emprego. Em resumo: nada colocar idade, estado civil, filhos, etc.
Após a reforma completa no CV e as dicas de comportamento, me senti preparada para ir no evento. Fui com uma amiga e logo no começo vimos que não ia rolar se as duas ficassem juntas pra se apresentar. Tipo : "Bonjour, sou estudande de contabilidade.." e a outra : "moi aussi !". Não, cada uma foi pra um lado e começamos a conversar com cada representante dos stands.
As duas, impecáveis, lindas distribuindo sorrisos. Coletei o maior número de informações possível e anotava alguma coisa sempre que necessário. Porque depois a gente chega em casa com um monte de papel e nem lembra mais com que falou.
Foi ótimo, eu fazia perguntas sobre a empresa, conversava sobre meu curso..é ótimo para desenvolver o approach. Quase todos os stands ofereciam brindes, ganhei até um pen drive, o mais inusitado oferecia maçã verde. Oh, c'est mignon!
Agora, em casa, com minha pastinha cheia, vou organizar os contatos e mandar bala nos cvs!!

Bonne chance!

9 comentários:

Taty disse...

ai que legal...

aqui no brasil tem isso pra estagio...

boa sorte ;)

taty

P disse...

que máximo! eu também acho que, no primeiro ano, seria meio incapaz de "profiter" um evento assim. mas bom saber! contatos, no fim das contas, são tudo por aí, né?

Gianni e Aliny disse...

Oi Vanessa,

como sempre seus posts nos ajudam muito....
Parabéns

Gianni

Cinémusique disse...

Ah minha moleca danada!! logo logo tá aí mandando ver no mercado!!!!!!!
tenho certeza!!! é hora de começar a colher os frutos!!!!!!
Delicíe todos eles, a começar pela maçã!
beijos!

Beto et Mari - SP Brasil disse...

Olá amigos!!!

Nossa quanto tempo!!!

Ótima dica.

Precisamos conversar, estamos com algumas novidades!!

Beijos

Maíra disse...

Olá!

Muito legal esse evento. Já estamos em Montreal e eu gostaria de participar de um mesmo entendendo muito pouco ainda.
Vamos ter uma reunião com o pessoal do MICC amanhã. Vou tentar me informar sobre isso tambem.

Obrigada pelo post.

Um abraço.

Maíra.

Quel disse...

Oi Vanessa,
pretendo aplicar pro processo de imigracao e lendo o seu timeline, nao entendi bem uma coisa: vcs imigraram por Quebec, não é verdade? Quer dizer que tem que tb passar pelo processo federal, mesmo imigrando por la? Eu fui à palestra da funcionaria do governo de Quebec pra imigracao e ela disse que sao 2 processos diferentes, onde um nada tem a ver com o outro.
Vc poderia esclarecer isso?
Obrigada desde já.

Vanessa e Muryllo disse...

Oi Quel,

O processo de imigraçao, mesmo que seja para o Québec, compreende 2 partes: federal (fase inicial) e a provincial (para o Québec; fase final).

beijos
Vanessa

Anônimo disse...

Vi o seu blog.

http://cimonanilla.blogspot.com