sexta-feira, 8 de junho de 2007

Juntando os documentos. Que papelada!



Essa semana compramos 2 pastas como essa ao lado para organizar os documentos a serem enviados. Estão faltando apenas dois documentos para tirar xerox de todos e enviar para Buenos Aires (onde fica o escritório de imigração do Québec mais próximo do Brasil).
Abaixo segue a relação de documentos necessários para um casal sem filhos (nosso caso):

1 – Curriculum Vitae do(a) requerente principal e esposa(o) ou conjugue de fato, se for o caso.

2 – Uma solicitação de Certificado de Seleção do Québec para o(a) requerente principal e um para o(a) esposo(a) ou conjugue de fato.

3 – Taxas de processamento da Solicitação de Certificado de Seleção do Québec.

4 – Anexo: Declaração de esposo ou conjugue de fato, se você é casado(a) ou conjugue de fato (pessoas não legalmente casadas que vivam maritalmente a pelo menos 1 ano).

5 – Diplomas e certificados de escolaridade do(a) requerente principal e da(o) esposa(o) ou conjugue de fato.

6 – Provas do emprego atual e dos empregos passados – últimos 10 anos – para o(a) requerente principal e para o(a) esposo(a) ou conjugue de fato. Nós aceitamos como provas: o último recibo de pagamento, indicando a data de entrada nos correios, assim como a data do último depósito e/ou um atestado das contribuições feitas ao fundo de aposentadoria nacional (INSS no Brasil), e/ou uma carta de seu empregador indicando a duração do emprego e as funções do posto ocupado.

7 – Preencher o formulário de autonomia financeira e adicionar as provas financeiras (extratos de conta bancária dos últimos 3 meses) ou um documento com assinatura autenticada, no qual deve constar que você se compromete a ter a reserva financeira exigida pela imigração no momento da ida ao Québec.

8 – As cópias das páginas do passaporte contendo a foto e identidade (válida por pelo menos 12 meses), para o(a) requerente principal e para o(a) esposo(a) ou conjugue de fato.

9 – Uma foto (do tamanho da foto do passaporte) recente de cada pessoa mencionada no formulário, colada ao campo reservado para este efeito no formulário.

10 – Certidão de nascimento do(a) requerente principal e do(a) esposo(a) ou conjugue de fato.

11 – Provas de estado civil: certidão de casamento, atestado de óbito do(a) esposo(a), de divórcio, de adoção. De guarda legal, etc.

12 – Atestados do curso de francês ou do seu nível em francês – para o(a) requerente principal e um para o(a) esposo(a) ou conjugue de fato.


A lista de documentos na íntegra, ou seja, incluindo outras informações (como um casal com filhos, por exemplo), pode ser encontrada no link do escritório de imigração do Québec em Buenos Aires.

O preenchimento dos formulários é simples e os documentos exigidos são fáceis de conseguir, além do mais os mesmos devem ser apresentados em cópias simples, sem a necessidade de autenticação. O único documento que necessita autenticação é a carta de comprometimento financeiro, pois esta dever ser levada ao cartório para ser reconhecida a firma do (a) requerente principal.


(Crédito desta relação de documentos vão para nossos amigos Patrick e Valéria)


Por enquanto essa são as novidades..vou finalizando por aqui porque eu vou cobrar a mulher do RH que me prometeu o documento 6 para hj !



Um abraço e bom final de semana a todos!

Obrigado por todas as mensagens carinhosas que estamos recebendo :)


Muryllo e Vanessa



5 comentários:

Luiz disse...

Que coisa! Eu nao registrei o meu contrato de autonomia financeira no cartorio nao. Nao falava nada a respeito no mail q recebi do escritorio de BA. Devem ter alterado isso agora, ja que é uma coisa relativamente recente :)

Nao se esqueçam tb q as fotos "tamanho passaporte" sao as tais 35mm x 45mm, e nao as nossas tamanho passaporte ! O tamanho das fotos de passaporte deles é diferente dos nossos.

E vao se preparando p/ a entrevista... Presente, passado e futuro (simples e composto). Se vcs tiverem isso bem aprendido, vcs nao terao problemas ;)

O resto (imperfeito, imperativo, condicional...etc) é sempre bom saber tb.. mas vc vive sem na entrevista.

Boa sorte para vcs!

lau2m disse...

nossa, essa fase da burocracia pré-viagem é infernal... mas depois que passa vcs esquecem em menos de um minuto!
boa sorte aos fofuchos, beijos,
Lau

Olhares e Lentes disse...

Uma grande burocracia que, se DEUS quiser, valerá muito a pena! Estamos na torcida! Beijos!!!

Olhares e Lentes disse...

Que bom que, de uma forma ou de outra, estaremos ajudando vocês! Muito obrigada pelo comentário e pela torcida! Beijos!!!

Franklin e Amanda disse...

Olá amigos...

Que legal! Parabéns pelo primeiro passo, agora fiquem tranquilos que vai dar tudo certo!
Meu pai me falou que vocês me ligaram, pena que eu estava viajando.. Vcs já estão em SP ou ainda no MT.. já estou de volta, qualquer coisa me avisem..
bjossss