quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Um pezinho em Montréal !!


Vou tentar descrever como foi a nossa entrevista hj às 10:00. Chegamos no hotel Crowne aproximadamente às 9:20 (isso porque saímos de casa às 8:30 e moramos à 15 minutos do local). Nos identificamos na recepção e precisamente às 10:00 a recepcionista nos chamou para subir. Eu estava super nervosa e nem conseguia ficar sentada aguardando,rss.. Já o Muryllo ficou sentadinho aguardando com toda paciência do mundo..
Bom, a Mme. Anne Legault nos recepcionou muito educadamente, achamos ela muito simpática e educada. Ela tem um jeito descolado de se vestir, cabelo assimétrico estilo Victoria Beckham enfim..
Começou explicando como seria a entrevista, pediu meu passaporte, em seguida meu diploma de 2º grau e da faculdade. Viu que eu fiz Sistemas de Informação e perguntou qual era a diferença entre esse curso e Ciências da Computação. "Ehhh hummm aahhh je pense que..." me pegou de calça curta nessa..ok..allons-y..

Solicitou então todos os contratos de trabalho, olhou rapidamente os documentos e ficou com o mais recente em mãos e começou a perguntar o que eu fazia, como era o meu trabalho. Ela não entendeu quando eu disse o que era 'reseaux de grand porte' (redes de grande porte). Ela pediu para escrever num papel, mas mesmo assim ela não entendeu. Expliquei então que eram redes de bancos, lojas que são nossos clientes. Ça va.
Perguntou se eu sabia falar inglês, respondi que "oui" e tive que parar para fazer o "switch", trocar o chip do francês para o inglês rsrs..a conversa fluiu bem, se interessou em saber porque comecei a estudar inglês desde os 16 anos e até conversamos sobre o nosso seriado preferido o Lost. Em seguida expliquei porque haviamos escolhido morar em Montréal e o que nós conheciamos do mercado de trabalho (nenhuma novidade até aqui).
Depois ela repetiu a sequencia com meu marido, Muryllo. Ele explicou que está terminando a faculdade esse ano. Explicou sobre o seu trabalho e mostrou a ela então o portifólio dele (aquela pasta enorrrme A3 que os arquitetos e desenhistas têm..

Uma breeeeeeeeeeeeeeeeeeeve pausa para ela preencher os formulários, e depois ficou procurando qual era a categoria que minha profissão se encaixava, ela precisa de um número que ela não estava encontrando..pegou um cd, depois um caderno AHHHHH ..eu olhava pros lados.. mas enfim, ela parou de escrever e....escutamos a tão desejada frase: vocês foram aceitos pelo Québec.

Ficamos muuuitos felizes, estamos mais empolgados ainda, e com um peso a menos.

Agora a parte inusitada da entrevista. Ela começou a explicar como proceder com a parte federal do processo e então perguntou se a gente já tinha assistido os vídeos do "J'adopte un pays". Peraí !!! Ela perguntando isso? :D Patrick e Valéria, vcs já são popstars nas entrevistas de São Paulo !! Foi engraçado porque o casal são nossos amigos e eles nos tinham escrito uma carta. Foi aí então que o Muryllo sacou a carta e viu a oportunidade de mostrar a ela. Ela se surpreendeu e leu a carta todinha hehe

A impressora funcionou bem, bem mesmo, pois teve que imprimir duas vezes meu CSQ porque imprimiu meu sobrenome errado. Mas deu tudo certo.

Agradecemos o apoio dos familiares e amigos que nos incentivaram, que acreditaram na gente e que compreenderam todas as vezes que desmarcamos compromisso para estudar francês.

Um grande beijo a todos !!

13 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Vanessa! Boa sorte agora no restante do processo. Abraço!

Sandra Vicente disse...

Parabéns!!!

Anônimo disse...

Parabéns!!!!! :)

Até sobre Lost vcs conversaram então rss
Ela perguntou pra mim se eu conseguia assistir filmes sem legenda em inglês heheheh

Vocês pretendem ir pra qual cidade mesmo?

Parabéns! ;)

Anônimo disse...

Olá Vanessa e Muryllo!!!!

Parabéns!! Tenho percebido pelo Yahoo group que principalmente vc Vanessa, estava bastante ansiosa, mas agora está td certo, a ansiedade faz parte mesmo.

Grande abraço e sucesso para vcs!!

Silvia

Karol disse...

Oi Vanessa !!!!

Parabéns pra vc !!! Fico muito contente por tudo ter dado certo com vcs. Estava anciosa pelo relato. Eu fiquei pensando em uma coisa, se ela perguntou qual era a diferença de sistema de informação pra ciências da computação, imagina quando ela ver o meu diploma que tem escrito, bacharelado em informática, eu não gosto do nome, mas enfim, é capaz dela perguntar sobre essa diferença tb. rsss Faltam 10 dias para a minha entrevista !!!

Um abraço,

Karol

Claudia e João disse...

Aaaaaaaaaaai que ótimo!!!!
Falta menos agora!! Já já é vocês lá nas terras geladas!!

Van ainda tô esperando o modelo com a cartinha das horas de francês que vocês enviaram! Esquece da gente não!!

Boa sorte com tudo agora!

Beijos,

Claudia

Sem passado disse...

Van e Mu,

Ficamos muito felizes com a aprovação de vocês, do fundo do coração!

Graças à Deus essa fase mais "estressante" passou, agora é vencer a burocracia do restante do processo, mas agora é mais tranqüilo! (Será mesmo??! rsrs)

Todo esforço é recompensado, nada vem por acaso, então essa conquista é muito merecida, sem sombras de dúvidas!

Vamos ver se no próximo encontro de futuros imigrantes nós teremos a chance de lhes parabenizar pessoalmente, ok?

Um abraço fraternal e beijos no coração!

Sinceramente,

Ricardo e Rosangela

Anônimo disse...

Parabéns, pelo jeito nem precisou da cartinha!

Abraços

Anônimo disse...

Parabéns meus queridos! Que DEUS continue abençoando a vida de vocês! Beijo muito grande e estamos esperando por vocês, hein?

Franklin e Amanda disse...

Parabens!!!
Que noticia boa... ficamos muito felizes por vcs...
bjosssss

Neuro coach disse...

Parabéns por mais essa conquisa!!!!!!!!!

Abraços,
Roberto e Mari

Unknown disse...

Parabéns pelo blog!
Abs da terra gelada,
Lúcio

Anônimo disse...

Olá Vanessa e Murilo
Vanessa, quando comecei a ler e você dizendo que ficou andando de um lado para outro eu imagino que ficarei da mesma forma... a ansiedade é terrível
Desculpe perguntar novamente mas estou atrás em todos os blogs as perguntas mais frequentes para me familiarizar, basicamente ela perguntou para vocês sobre o lado profissional e o porque decidiram ir para Quebec? Minha entrevista ainda nao está marcada, apenas recebi o e-mail dizendo qeu será em 2008, vocês estudaram frances por quanto tempo para acharem qeu estavam aptos para a entrevista? eu estou estudando a 3 meses 8 horas semanais mas tem hora que acho que terei muita dificuldade na hora principalmente pelo nervoso, se puderem me responder fico agradecida, abraços boas festas, e muita sorte em Quebec meu email é marisalpa@gmail.om