Finalmente começou a francisação! Pra quem não sabe, a francisação é um curso financiado pelo governo destinado aos imigrantes. O curso visa aprimorar a lingua e ao mesmo tempo ensinar a cultura québécois. Vou falar uma coisa: é puxado! hehe A aula começa às 9:00 e termina às 15:40. São 2 tipos de aula: gramática e atelier. Bom, aula de gramática nem precisa explicar né: regras, exercícios, faz , corrige..aquela coisa maçante. Quem ministra é uma professora de francês standard, ou seja, ela não tem sotaque québécois. A aula de atelier visa ensinar a gente a falar como os québécois, pra vc não se sentir um pato quando estiver na rua hehe. Essa aula é mais dinâmica. A professora ensina uma palavra do cotidiano por dia, além de trava-linguas e exercícios de dicção. Por exemplo:
"Un chasseur sachant chasser sait chasser sans son chien de chasse" - Tente falar essa frase. Se tiver muito difícil, coloque um lápis na boca e pratique. Foi a dica que ela nos passou. Depois que você praticar, tire o lápis da boca, e fale. Eu testei e realmente funciona !!!
Expressão do dia: "C'est capotant!" (Extraordinaire)
Minha sala tem 20 alunos. Bastante né.. Só eu de brasileira.
Tem um intervalo de lanche e 1 hora de almoço.
O bacana de fazer a francisação, além de ser uma imersão no francês é vc estar numa escola comum (CEGEP) , quero dizer, que além das salas de imigrantes fazendo esse curso, tem as outras salas de curso profissionalizante. O que equivale ao colegial técnico no Brasil. Tem aqueles armários de filme como vemos nos corredores, refeitório com aquelas bandejas, o pessoal tomando aquele leite de caixinha hehe.. Além daquela cena tradicional do pessoal aproveitando o verão, sentado ou deitado na grama curtindo o calor.
Enfim, to adorando..
Minha dica é: não force a barra para entrar no nível 1. Só tem até o nível 3 de francisação e tem gente que força a barra só pra ficar mais tempo recebendo dinheiro do governo.. Triste isso..
Fora o pessoal que não tem o mínimo respeito pelos professores: não fazem lição, abrem o jornal na classe, não participam..
Dica 2: Em paralelo à francisação, leia um livro. Mesmo que seja de um nível fácil. Todo bairro tem um biblioteca, e não custa nada fazer a carteirinha. E tem os jornais gratuitos que são distribuídos, tipo o Metro, que é distribuído em SP (se tiver em outras cidades me falem, quero saber). E a televisão também ajuda. Tem canais bons abertos (que não da tv a cabo): CBC, Télé Québec, CTV e outros. TVA eu não recomendo! Muito sensacionalista! Argggh
Em paralelo à francisação, estamos aplicando para vagas na nossa área. Minha área exige que fale francês e inglês. Já fiz algumas entrevistas pelo telefone. Nada fechado ainda. Vamos ver o que acontece.
Pra finalizar, conto pra vcs que tá muito calor ainda. Pouco a pouco, vamos conhecendo vários parques. Estas são do parque Île-de-la-visitation. Esse
site é muito bom, dêem uma olhada.
à tantôt!!! Bisous