segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Enfin, la francisation !!

Finalmente começou a francisação! Pra quem não sabe, a francisação é um curso financiado pelo governo destinado aos imigrantes. O curso visa aprimorar a lingua e ao mesmo tempo ensinar a cultura québécois. Vou falar uma coisa: é puxado! hehe A aula começa às 9:00 e termina às 15:40. São 2 tipos de aula: gramática e atelier. Bom, aula de gramática nem precisa explicar né: regras, exercícios, faz , corrige..aquela coisa maçante. Quem ministra é uma professora de francês standard, ou seja, ela não tem sotaque québécois. A aula de atelier visa ensinar a gente a falar como os québécois, pra vc não se sentir um pato quando estiver na rua hehe. Essa aula é mais dinâmica. A professora ensina uma palavra do cotidiano por dia, além de trava-linguas e exercícios de dicção. Por exemplo:
"Un chasseur sachant chasser sait chasser sans son chien de chasse" - Tente falar essa frase. Se tiver muito difícil, coloque um lápis na boca e pratique. Foi a dica que ela nos passou. Depois que você praticar, tire o lápis da boca, e fale. Eu testei e realmente funciona !!!

Expressão do dia: "C'est capotant!" (Extraordinaire)

Minha sala tem 20 alunos. Bastante né.. Só eu de brasileira.
Tem um intervalo de lanche e 1 hora de almoço.
O bacana de fazer a francisação, além de ser uma imersão no francês é vc estar numa escola comum (CEGEP) , quero dizer, que além das salas de imigrantes fazendo esse curso, tem as outras salas de curso profissionalizante. O que equivale ao colegial técnico no Brasil. Tem aqueles armários de filme como vemos nos corredores, refeitório com aquelas bandejas, o pessoal tomando aquele leite de caixinha hehe.. Além daquela cena tradicional do pessoal aproveitando o verão, sentado ou deitado na grama curtindo o calor.
Enfim, to adorando..
Minha dica é: não force a barra para entrar no nível 1. Só tem até o nível 3 de francisação e tem gente que força a barra só pra ficar mais tempo recebendo dinheiro do governo.. Triste isso..
Fora o pessoal que não tem o mínimo respeito pelos professores: não fazem lição, abrem o jornal na classe, não participam..
Dica 2: Em paralelo à francisação, leia um livro. Mesmo que seja de um nível fácil. Todo bairro tem um biblioteca, e não custa nada fazer a carteirinha. E tem os jornais gratuitos que são distribuídos, tipo o Metro, que é distribuído em SP (se tiver em outras cidades me falem, quero saber). E a televisão também ajuda. Tem canais bons abertos (que não da tv a cabo): CBC, Télé Québec, CTV e outros. TVA eu não recomendo! Muito sensacionalista! Argggh

Em paralelo à francisação, estamos aplicando para vagas na nossa área. Minha área exige que fale francês e inglês. Já fiz algumas entrevistas pelo telefone. Nada fechado ainda. Vamos ver o que acontece.

Pra finalizar, conto pra vcs que tá muito calor ainda. Pouco a pouco, vamos conhecendo vários parques. Estas são do parque Île-de-la-visitation. Esse site é muito bom, dêem uma olhada.




à tantôt!!! Bisous

8 comentários:

Luciana disse...

Olá Van e Murilo,

Que legal que a francisation de vocês começou... Essa frase foi difícil e esta do lápis na boca então....rsrsr.
que bom que tudo está dando certo por ai...
Um grande beijo

Fernanda disse...

Fiquei muito feliz em saber que vcs já começaram a fazer a francisation!!! Não vejo a hora de estar aí tb e começar a minha vida de imigrante rsss. Gostei da dica do lápis na boca, vou tentar em casa!
Bjs
Fernanda

Cinemusique disse...

olá queridos! quanta notícia boa!!

c´est capotant!!

aproveitem!

bisous

Vivi disse...

Oi Van,

Fiquei muito feliz com as novidades... a casinha montada, estudos... que delícia.

Bjs saudodos...

Vivi

Unknown disse...

Que bom Vanessa!
Aproveita para aprender tudo o que puder.
Vocês estão com uma cara ótima nas fotos.
grande beijo!

Bruno disse...

Aproveita o calorzao!!! Logo mais serao 2 metros de neve...rs

saudades de vcs!!!

Bruno

Bruno disse...

Aproveita o calorzao!!! Logo mais serao 2 metros de neve...rs

saudades de vcs!!!

Bruno

Graziela Esteves disse...

Olá Vanessa, encontrei seu blog num outro blog e por aí vai! Queria elogiar seus posts e ao mesmo tempo agradecer! Eles têm me ajudado muito.
Eu e meu marido estamos em processo de imigração e nossa entrevista será dia 13/11/08. A ansiedade que estamos vc já deve imaginar, né?
Nossas profissões são bastante diferentes de tudo que já li nos blogs ou nas listas (ele é músico e eu sou fonoaudióloga) e por isso, muitas vezes sinto um pouco de medo!
Mas estamos nos preparando para esta etapa com muito otimismo!
Meu blog não é muito específico sobre imigração, mas de vez em qdo posto alguma coisa por lá! Apareça qdo quiser!! Um beijo pra vc e Muryllo.
Grá