quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Les amoureux du café! / Para que ama o café


Uma das primeiras impressões que tive ao chegar no Canadá é ver como eles gostam de café! No gosto dos brasileiros, "chafé",  pois é fraco que só vendo! E enquanto nós brasileiros tomamos por xícaras eles tomam copos ou "aos baldes", como diria minha amiga Carol.

                É super comum você ver uma pessoa carregando uma garrfa térmica na mão ou na mochila, indo pro trabalho ou pra escola. Mas não é dessas que tem no Brasil, são umas bonitonas. Eles ficam bebendo o dia inteiro, hehe…

                Além da garrafa térmica, exitem muitas outras opções para saborear café : sorvete, bombom, barrinha de cereal, bolo… Nem precisa falar que cafeteira tem aos monte né? Até mesmo uma mini-cafeteira de escritório pra você fazer na hora. Chique não?

                Bom, como eu adoro café, gosto desta "infra"  toda que o Canadá oferece.

                Lembro com saudades, quando trabalhava em SP que, todos os dias após o almoço, ia no café do ponto tomar uma xícara de café com leite. Sempre arrastava um amigo pra ir comigo. Com o tempo, iamos em grupo tomar café! Muito Legal! Sem querer acho que viciei o pessoal :D

                Aquelas máquinas de café de escritório da Saecco faziam um café tão forte que nem eu conseguia tomar, imagina o povo daqui! Ia fazer 1 litro com o copo que é servido na máquina.

                As cafeterias que têm aqui são : Starbucks, Second Cup (que faz a barra de cereal que mostro na foto), Tim Hortons , lanchonetes também, Dunkin Doughnuts, Harvey’s, Burguer King, Mc Donald’s, Chez Cora… e ai vai… 

                Minha experiência com café aqui foi um desastre. Pedi uma vez só, quando fomos com nossos amigos Patrick e Valéria tomar café da manhã no Chez Cora (Não recomendo também, pois acho que não tem muito a ver com o café da manhã brasileiro) e achei o gosto horroroso . Água suja total! Parece o expresso.

                Calma!! Tem café forte aqui também, ao comprar o café em pó escolha o tipo colombiano,  esse é tipo que mais se aproxima ao nosso sabor. Tem também o Nescafé, igualzinho ao brasileiro e com grãos do Brasil (como pode-se ver na foto) uma delícia!

                Recomendo os cafés gelados daqui. Como o frappuccino da Starbuks ou das lojas de conveniência são muito bons também. Na rede  Couche-tard é certeza que tem. Nos dias quentes é uma boa pedida!

Beijos e saudades de todos!!

8 comentários:

Alexandre disse...

Oi !
Também somos amantes de um bom café. No começo sofríamos para conseguir tomar um bom expresso. Pedia um expresso e vinha 2 cm de café na xícara. Após várias tentativas e erros, descobri que tem pedir o expresso "alongé". Aí sim é igual ao que a gente toma no Brasil. Já o café filtre, nunca ! Só o feito em casa.
Abs
Ale & Dani
jarrivequebec.blogspot.com/

Neuro coach disse...

Oláss!!
Ta aí um tema que me interesso! Com eu gosto de parar e tomar um capuccino quentinho hummm.
E agora uma dica do Roberto: Quando estiver na ville de québec não deixe de passar na Av Cartier. Tem diversas opções de cafés.
Beijos e saudades!
Mari et Roberto

Anônimo disse...

Realmente o Chez Cora é para quem quer saber o que é um café tipico "Americano", não tem nada a ver com aquele café e pão com manteiga de padaria brasileira, alias quase nada aqui é parecido com o nosso querido Brasil!!!!

Abraços

Bruno disse...

Naoooooooooooooooo...nao tem jeito!!! O cafe bom so o Brasileiro, na minha opiniao nem esse gelado do Starbucks salva...aqui na Irlanda 'e ridiculo...pra mim nao 'e Cafe, parece guaxa com agua...hahahaha

O jeito 'e pedir pra sua mae te mandar cafe do Brasil, minha irma faz isso nos EUA...rs

e assim caminha a Humanidade...hehehe

Jão disse...

Chafé deve ser uó mesmo hein?!?!

Acho que eu também vou andar com minha garrafinha térmica, cheia de café pretinho e forte :)

Aproveitando, eu queria pedir uma dica a vocês, estamos estudando sobre os possíveis bairros a morar em Montreal, li a respeito de Plateau, que parece ser o maior bairro residencial e o mais diversificado etnicamente, li também sobre Rosemont, Côtes-des-Neiges e Notre-Dame-de-Grâce, todos parecem ser bons lugares, côte-de-neiges com os preços mais acessíveis de aluguel.
Enfim, vocês que estão por aí, tem alguma dica sobre moradia?

Abraços e não deixem de escrever.

lau2m disse...

que fofa! eu tb tenho esse hábito de tomar café depois do almoço num grupo enorme, cabei de voltar de lá, hoje foi na kopenhagen :D
vavá, escreve mais, vai?
beijote!

Marilia Araujo disse...

Van!!! Amei a fotinho!! Eu e o Le também adoramos aquele café fresquinho de manhã e adotamos o Maxwell House 100% Colombien (aquele da lata azul) como a nossa marca favorita aqui em casa!
O café fica muito saboroso!
Outro que eu gosto é o Vanilla Française do Tim Hortons... Hmmmm... com esse friozinho hein!
Bjos
Ma & Le

Ayleen disse...

Gente, eu sou mega viciada em café (forte) e há tempos estou pensando em me mudar pro canadá, agora vcs me deixaram com mais vontade ainda!!Tem algumas dicas pra mim???kkkk
beijos, adorei o blog!