domingo, 24 de janeiro de 2010

Reflexão para um domingo..

Tava aqui fazendo um trabalho para escola, quando recebi um email que no final dizia: " parabéns São Paulo, bla bla bla.."
Então pensei: "caceta meu, mais um feriado amanhã.." - Respondi pro grupo bem assim: "cambada de sortudos". Mas a réplica veio rápido, com uma reportagem da UOL mostrando a insatisfação dos paulistanos.
E por fim meu bateu uma vontade de fazer uma enquete, perguntando o que é mais proveitoso: um ano à la brasileira, repleto de feriados, mas com uma jornada de trabalho pesada (q é a realidade: trabalha-se de 9 a 11 por dia) ou um ano canadanse com 12 feriados por ano, mas com o direito de trabalhar 8 horas ou menos?
Seja vc paulistano ou não, mostre sua opinião, o ponto de vista de cada um é super válida!

9 comentários:

Tati disse...

O ano canadense com certeza, o salario canadense tb rs eu acho que no brasil a grande maioria n trabalha, é escravizado, pq pra ganhar 500 reais por mês (e ate menos) e trabalhar 9h, só pode ser escravidão

Tb acho um pé no saco esse monte de feriado que tem aqui. Quarta foi aqui no rio hj em sampa rs

Bea disse...

Sinceramente os feriados vem como uma forma de alívio pros trabalhadores aqui no Brasil.

Já que ganha-se pouco e trabalha-se muito, qdo chega um feriado é como se fosse uma chuva no deserto.

O problema é que na maioria das fábricas por exemplo, feriado não quer dizer nada. Se trabalha da mesma forma. Aí o cara pensa, "blz, hora extra"... e vem o irrf e te toma metade...

Legal né?

Eu prefiro viver no Canadá, com menos feriados, mas trab de seg a sexta normalmente, sem hora extra e sem escravidão!

Anônimo disse...

Oi Van, tudo bem?
Aqui eh a Ci, amiga da sua amiga Vivi.
Passando pelo seu blog nao pude deixar de escrever pra sua enquete pois com quase 2 anos de trabalho em Toronto, posso afirmar que prefiro a qualidade de vida daqui mesmo com os poucos feriados que temos.
E olha q no Brasil eu era gerente e aqui, comecei como assistente e so agora q fui promovida para coordenadora. Ou seja, meu salario eh beem menor do q la, mas mesmo assim, ainda acho q vale a pena a vidinha aqui.
Acho q no final, se eu for pesar o q realmente faz mais falta, seria a comidinha da mamis e o colinho da vovo... rss
bjs pra vcs, se cuidem,
Ci.

Paulo e Isa disse...

Amigos, na minha opinião prefiro trabalhar 8 hrs por dia de segunda a sexta e ter qualidade de vida do que a escravidão legalizada que infelizmente temos no Brasil. Fui recém demitido do meu último emprego por não aceitar trabalhar além das 44 hrs semanais. Não vejo a hora de ter meu visto de residente permanente emitido e me juntar a vocês. Viva o Canada!!!

JACONIAS DIAS RODRIGUES disse...

Vasculho os "escombros" e "superficies " da web em busca de blogs que sejam relevantes. Achei o seu . Parabéns.Continue nos presenteando com suas atualizações.

Cinemusique disse...

Vale mais uma jornada de trabalho canadense com número de feriados brasileiro!
Nada mal!!!

Unknown disse...

Oi Van... ça fait longtemps... Ainda gosto mais do ano francês! Semana de trabalho de 35 horas e cinco semanas de férias por ano (25 dias uteis). Na pratica trabalho 40hs e tenho 35 dias uteis de ferias por ano (7 semanas, quase 2 meses)!!

Vanessa e Muryllo disse...

Diria em tom bem québécois: Ostie que t'es chanceux de travailler en France ! :D

Júlia disse...

uau- cheguei no blog pela Gabi (cinemusique) e que boa descoberta.
acho que o pessoal já disse tudo- realmente, pra maioria, o número enorme de feriados parece meio "pão e circo",sabe? (você é escravizado de tanto trabalho, mas toma aí um feriadinho pra você descansar e consumir).
pelo pouco que vi, realmente, os empregos menos remunerados (legais) no canadá , no geral, dão melhor qualidade de vida pro trabalhador que muito trabalho que exige formação acadêmica no brasil.
fogo.