terça-feira, 21 de agosto de 2007

Processo de Québec x Processo Federal


Esse post é destinado às pessoas que estão pensando em fazer o processo de imigração, mas não sabem ao certo qual dos dois processos escolher. Vou começar pela definição do programa de imigração do Canadá.
O Canadá possui um processo de imigração desde 1869, segundo o portal de imigração (CIC - Citizenship and Immigration Canadá), sendo aprimorado ao longo destes anos.

Por que o Canadá abriu suas portas para os imigrantes? Dentre os ENE motivos que eu poderia citar, vamos ao mais lógico e objetivo: o país tem o crescimento vegetativo baixo e está ficando velho, ou seja, com muitas aposentadorias para pagar e sem trabalhadores qualificados suficiente para sustentar essa demanda.

Ao aplicar para residente permanente no Canadá, você tem 2 opções:

Processo Federal (todas as províncias do Canadá, exceto Québec) - você tem que fazer o teste do IETLS para comprovar seu nível de inglês, mas não existe entrevista. É uma avaliação objetiva por pontuação. Na minha opinião é um pouco mais exigente, mas é bem mais transparente. Ou seja, por não ter a entrevista, você não tem surpresas.
Processo Québec - é a única província que pré-seleciona seus candidatos separadamente das demais, está dando mais incentivos financeiros e exige menor comprovação financeira, em contra-partida pede que você estude francês (faz entrevista em francês), mas paga um curso de francês com salário ao chegar no Canadá.


1º Passo: Agora que já foi apresentado cada um dos processos, cabe a você pesquisar e escolher qual processo mais lhe convém. Leia nos portais de imigração com atenção a diferença de requisitos entre os processos, faça os testes on-lines (é de graça, anônimo e pode ir variando os quesitos para ver o que precisa melhorar para ser aprovado):

Federal - Tem que fazer 67 pontos pelo menos.

Québec - Clique em begin the evaluation (tem versão em francês, se achar mais fácil). no final do teste diz se você tem chances ou não. Nosso processo foi por Québec e estamos aguardando a marcação da entrevista para recebermos os vistos de residentes permanentes (é como se fosse o green card canadense, mas BEM MELHORADO porque o governo canadense tem um programa estruturado para o imigrante e você recebe alguns benefícios a mais). É importante saber que você escolhe o caminho que quer fazer o processo, mas depois de estar com o visto pode morar em qualquer província do Canadá.

Outras dicas fundamentais:

  • Participe do grupo de discussão Canadá Immigration . Na parte de arquivos deste grupo há muita informação importante. Veja os links no guia ao lado direito “Por dentro do processo de imigração”.

  • Participe das palestras realizada pelo governo de Québec

  • Leia blogs de pessoas que para ir ou que já estão lá. Eu acompanho uns 10! hehe

2 comentários:

Sem passado disse...

Vanessa e Murilo,

É isso aí, nós também "vasculhamos" diversos blogs e sites, afinal temos que coletar o máximo de informações, certo?

Também estamos na espera de um famigerado e-mail dando a previsão de qual mês deve ocorrer nossa entrevista, haja coração! rs

Um abraço e continuemos a jornada.

Ricardo e Rosangela

Anônimo disse...

Bom dia,
Gostaria de alertá-los com relação a declaração de antecedentes estadual.Esta deve ser expedida pela Secretaria de Segurança Pública estadual; não pelo fórum ou outro órgão.No meu caso eu quase me confundi o que iria custar o atraso do meu processo.
Caio de Manaus