quinta-feira, 3 de junho de 2010

Working hard and having fun

  Tanta coisa aconteceu desde o último post pra cá que se eu fosse escrever tudo levaria um bom tempo.. E tempo é o que menos temos aqui. Ora estamos trabalhando, ora se divertindo.
   Desde que paramos de trabalhar no final de semana e o frio foi embora, começamos a fazer várias atividades aqui. E olha, é incrível a quantidade de coisas boas e baratas que é possivel fazer.
   Já fizemos raquete, canoa, passeios de bicicleta..enfim no site do SEPAQ é possível ver uma vasta opção de parques pelo Québec, programacões e reserva.
   Ontem fomos no estádio da Saputo ver um jogo amistoso do Impact X AC Milan. O Ronaldinho tava aqui e nem precisa dizer que foi emocionante né? Quem me conhece sabe que eu amo assistir jogo de futebol no estádio por causa da energia do povo. Mas ontem foi especial! Pra começar que o estádio é incrivelmente organizado, nao tem tumulto pois o povo se dispersa por varias saídas. Ficamos no lugar mais barato do estadio e pasmem: cadeirinha com número !
   Fomos para o jogo de metro pq tem uma saída da estação dentro do estádio. No caminho já vimos que a atração ia ser qualquer coisa de diferente. Tipo, cada grupo tava ventido com a camisa do seu país de origem. Cantando hinos no metro..A maior farra, mas na paz..cada tribo na sua numa boa..
   Lá, o que tinha de gente com a camisa do Brasil, bandeira, boné..em tempos de copa, todo mundo vira brasileiro!
   O placar final não teve como ser diferente: 4x1 pro Milan. Com direito a 2 gols do Ronaldinho e dancinha! Até pq os caras do Impact jogam muito mal..masss como um amigo québécois bem ressaltou ontem, é como os times de hockey do Brasil, não tem como competir com os daqui.. Do mesmo jeito q o brasileiro aprende a ficar de pé e começa a jogar bola, eles aqui ja metem um patins e patinam incrivelmente bem..
  É paradoxal constatar que até 2 anos atrás eu passava de carro nas ruas e a molecada que tava jogando bola parava pra passar. E agora as crianças brincam de hockey nas ruas com taco e rollerblade.
  Estamos mto contentes e satisfeitos por tudo que consquistamos até agora. Mas tem q trabalhar forte, se empenhando tudo dá certo!
  Rapadura é doce maR não é mole não!! :D

9 comentários:

Mary Soderstrom disse...

Mas hoje trabalharam vocês muito com o Copa Mondial e o primeiro jogo do Brasil? :)

Para praticar com a língua portuguesa começou um blog em Portugues já duas semanas. Vossos comentários (e correcçoes!) serão muito bem-vindas. http://aventuraportuguesa.blospot.com

Até logo

Mary

Carol+Marcelo+AnaMaria = -30ºC disse...

Oi Vanessa, tudo bem eu montei um blog também e como vocês estamos querendo viver no Canadá...vi que o Muryllo é formado em Desenho Industrial...eu sou também e queria saber se essa profissão é bem asceita por ai..em que area ele trabalha e se o diploma dele foi reconhecido ai ou teve que fazer adaptação..adorei seu blog...
parecem bem felizes... isso nos estimula muito mais!!!

bjs

Carol

Vanessa e Muryllo disse...

Oi Carol, da uma olhada nos posts anteriores. Lá tem todas as respostas para suas questões ;)

beijos
Vanessa

Fernanda disse...

Vanessa e Muryllo,

há algum tempo eu e minha família seguimos o blog de vcs, mas não fizemos contato antes porque não sabíamos ao certo como seria nosso processo de imigração. Bem, a "coisa" tá andando mais rápido do que imaginávamos. Aguardamos a data para nossa entrevista. Enfim, estamos fazendo contato porque o quanto antes estaremos aí em Montreal ou Laval, e sabemos que um dos maiores desafios será a falta da família e dos amigos que deixamos no Brail, onde as amizades com imigrantes aí irão nos ajudar na adaptação. Por isto escrevemos. Dos blogs que seguimos escolhemos alguns cujo os perfis são parecidos aos nossos. Somos um casal jovem (eu 30 e ele 31) porém com 2 filhotes. Se tiverem disponibilidade (o que sabemos que é difícil pra todos nós) e interesse, gentileza retornar o contato. Grande abraço,
Fernanda e trupe

Unknown disse...

Oi Vanessa, tudo bom? Sou Mõnica, e eu e marido estamos iniciando o processo de imigração, por enquanto estamos nas aulas de frances. Gostaria de uma dica, sou formada em contábeis, e estou com muita dificuldade, sobre a minha profissão (auditoria), em como fazer a equivalencia do meu diploma. Nao consigo essa informação será que vc pode me ajudar? Bjo grande e Parabens!

Vanessa e Muryllo disse...

Oi Monica! A equivalencia de diploma é feita pelo MICC http://www.micc.gouv.qc.ca/fr/index.asp Porém, para exercer a profissão de contábil no Québec vc deve fazer parte da ordem dos contábeis. Dê uma boa lida nesses 2 sites q te passei. http://ocaq.qc.ca/fra/7_devenir/7_1_devenir.asp
Não sei como te ajudar tão especificamente pois eu contei com o meu diploma de analise de sistemas que não precisa fazer parte de uma ordem. Beijos!

Bruno disse...

Ae Van, que bom ver que está tudo dando certo por ai!!! Como te disse, não se surpreemda, eu vou visitar o canadá e voces!!!
Hum, Ronaldinho Gaucho, que legal...ontem fui num jogo do corinthians aqui, e essa organização de voces passa longe!

Beijos!

Nanny Kyrillos disse...

Oi pessoal,
estou passando para divulgar a palestra gratuita que a Maria João fará no dia 1 de out de 2010 sobre o processo de imigração.
Aproveitem a oportunidade para sanar todas as suas dúvidas.
Mais informações no Unzipcanada.
Beijos

PS: tomei a liberdade de divulgar aqui por achar útil a muitos dos seus leitores! Bjs :-)

Mary Soderstrom disse...

Gostaria muito de convida-vos ao lançamento de meu livro sobre o mundo lusófono, Making Waves: The Continuing Portuguese Adventure. O livro tem muitas referências ao Brasíl, com certeza.

17 hora 30 - 20 horas

Quatra-feira

Dia 24 do Novembro de 2010

O Bar Bobards, 4328 rua St-Lawrence
no Bairro Portugês de Montreal.

Até logo

Mary