segunda-feira, 23 de junho de 2008

Tirando documentos

Foi corrido o dia hj, porém cheio de descobertas e micos, claro rsrs... Bom, ontem já tava planejado que a gente ia tirar o NAS (Numéro de Assurance Sociale, o CPF), a carteirinha de Assurance Maladie (assistência médica) e a francisation. Para isso, contamos com a ajuda da Valéria, que levou a gente nos lugares e ajudou quando não entendíamos o que o atendente falava.
Para tirar esses documentos precisa levar: o formulário que vc recebe do depto de imigração no aeroporto, o CSQ e o passaporte. Se vc tem 2 sobrenomes, cada lugar vc vai ficar com a carteirinha diferente em cada lugar! Essas entidades não são integradas e tem lugar que considera seu nome de família (sobrenome de casada) ou seu nom de jeune fille (sobrenome de solteiro).
Então de manhã cedo pegamos um ônibus, funciona assim, se tiver alguem já no ponto, ele vai entrar primeiro. O pessoal forma uma fila no ponto, entra o que estava lá há mais tempo. Nada mais justo né? Amei isso!


O primeira parada foi para tirar o NAS, tinha uma fila pequena, é mantida uma certa distância do balcão e vc só pode dirigir ao balcão quando a moça te chama. O povo é aqui é bem sussegado, não tem pressa, acho até melhor, pq quando chega a sua vez a pessoa te recebe sempre cordialmente: "Bom dia, em posso te ajudar?". Explicamos, e a moça falou que o sistema estava fora..
De lá seguimos para um prédio próximo para ter informações sobre o curso de francisation. Foi marcado um rendezvous (entrevista) para nós os recém-chegados às 14:00 para ouvir tudo o que precisávamos.
Para não perder tempo, seguimos para o prédio para tirar a carteira de assistencia médica. Esse tava lotado de pessoas, achávamos que não ia dar tempo, mas saímos de às 13:00 com a carteira feita! Nesse lugar é necessário levar o contrato de aluguel (a Bail) de onde vc está . Como estamos na casa do Patrick e da Valéria, foi necessario que a Valeria apresentasse o contrato dele e assinou um contrato que estamos na casa deles. Foi burocrático esse..a Valéria até levou um comprovante de residência caso o cara implicasse. Mas não foi necessário.
Saímos de lá correndo para a entrevista, chegamos um pouquinho antes e deu tempo pra ir no banheiro..tava apertadíssima. Se liga no mico agora ! Pedi para a moça se tinha um banheiro que pudesse usar. Ela disse que sim, me explicou onde era e falou uns numeros. Fiquei com cara de "Ah é" e fiquei olhando pra cara dela. Falei que não entendi e ela disse a mesma coisa, q saco! Saí andando entendi q o banheiro tinha uma senha. Tinha uns botões e fui apertando na ordem que ela disse: "trois, cinq, deux". Tentei umas vezes , uma hora deu certo. Ufffffaaaaaaa
Bom, a entrevista não teve muita novidade, ouvimos coisas que já sabíamos, mas ouvimos de novo. O que interessava mesmo era saber da francisação. Ele entregou o formulário e boa. Foi rapidinho. Seguimos para o último lugar, para tirar o NAS. O sistema já tinha voltado a funcionar e ficamos lá aguardando. A gente tava morreeeendo de fome. Eu pior né...passando mal. Saquei uma geleia que tinha ganhado no vôo e comi la mesmo rsrs..
A funcionária que nos atendeu foi bem simpática e tava toda alvorossada porque amanhã é feriado e aniversário de Québec. Ela não deixou colocar meu nome de solteira. Percebo que esse negócio de sobrenomes confunde muito eles..q coisa!!
Saímos de lá moreeendo de fome, sugeri pra gente ir no Mcdô (como os quebecois chamam o McDonalds). Daí os 3 perto do prédio ainda sem saber onde tinha um McDonalds próximo. Tinha 2 senhoras na rua e falei pro Muryllo ir falar com elas. Elas foram muito simpáticas e solicitas. Nossa, os idosos aqui são muito simpáticos. Adoram que puxem conversa com eles hehe. Elas só não entenderam no começo o que queriamos. Mcdô dever ser gíria dos mais novos. Aí uma disse: "ahhhhh McDonallllld?" Elas tinham um sotaque muito forte. Acho engraçado ver isso. Daí elas entenderam e deram as coordenadas. Daí a outra pegou no braço e disse: "bon appetit!!!" Que fofa!
Os lanches do Mc aqui são diferentes. O sanduiche tem o tamanho normal. Mas a batata vem muita !!!! Só comi tudo pq tava com muita fome rsrs.. Os molhos vem de graça, o barbecue, agridoce ou honey mustard. Refri vc mesmo que pega, quantas vezes quiser. Inventei de tomar lá um café gelado e odiei. Q troço aguado! Tem muita coisa de café gelado por aqui. No Tim Hortons, no Dunkin, no Starbucks, mas se for chafé em todos tô fora! Mas não desisti ainda rsrs..
De lá seguimos para casa, já quase chegando vimos uma menina maltratando um cachorro, fiquei tão brava que gritei em português mesmo: "que é isso!!!" Sem noção rsrs.. Depois, passamos no mercado pra comprar umas coisas e viemos jantar na casa do Anderson e da Kelly. Teve yakissoba, sushi e sashimi hummmmm...
O pessoal ta jogando PS3 e eu usando o micro deles para postar hihi..vou comprar meu note logo, já até escolhi qual é..
Bom, como já disse, amanhã é feriado e vai ter bastante festa. Vamos ver o que vai rolar.
Como não estou em casa, amanhã eu coloco todas as fotos e vídeos que fizemos hj, combinado?
Olha o meu chocolate preferido!!!









beijos pra todos!!!

Essa foto é pra Laura

7 comentários:

Anônimo disse...

Um post por dia desde que chegou? Que animação! :) Está sendo bem legal ler as aventuras de vocês. Abraço!

Chu disse...

Ola Mu e Van!!
A animação continua a mil, não é mesmo? Que bom.
Vamos ver quando é que vocês vão ter tempo para um papo "Skype On" (nao se preocupe, não tenho pressa).
Esta divertidíssimo ler seu post.
Morri de rir quando voce mencionou "rendezvous" (entrevista). Aqui no Brasil "rendezvous" é um prostíbulo (casa de tolerancia para os mais antigos como eu) heheheh.
Uma dica: Não conta toda sua vivencia aqui neste Blog, guarda pra você escrever um livro futuramente, garanto que vai ser um sucesso. O meu, quero de graça e autografado hehehehe
Beijos
Chu

lau2m disse...

HAHAHAHAHAHAH!!!! isso é pra me deixar morrendo de inveja e eu ir visitar vcs logo?
menéna, seu ascendente ainda está funcionando perfeitamente, a riqueza de detalhes está sensacional. amei os relatos!

Bruno disse...

Que beleza heim!!!

Outro nivel ne???

O Muryllo me disse que pode comprar arroz e feijao....rs...entao ta perfeito!!!

beijos

Anônimo disse...

Orra meeeeuuuu tbm quero Kit Kat ! hahahha
Saudadessss

Titia disse...

É isso aí Van, defenda todos os animaizinhos, mesmo que seja em português mesmo!!! Gente estúpida tem em todo lugar do mundo.
Beijo

Anônimo disse...

Vane!
que legal ver tanta notícia boa!
Menina acabei de comer o kitkat, uma amiga voltou de londres e trouxe pra mim! tava ainda mastigando o restinho quando vi sia foto!! que delícia heim!!!!!!! tem bastante aí pelo visto né?
:o)
bisous!
gabi