sexta-feira, 20 de março de 2009

Reembolso do curso de francês

Notícia importante para quem está no processo de imigração (Québec) e já tem o CSQ: O governo de QC vai reembolsar o curso de francês. Mas só é válido para quem estuda francês nas escolas parceiras do governo (Aliança francesa e Senac).
 Vou dar o meu pitaco. Se vc está no começo do processo, e está em SP ou RJ, eu aconselho a estudar na école Québec, que tem professores nativos daqui e que vão ensinar o francês prático, que vai desenvolver a parte oral, muito importante para a entrevista. Feito a entrevista e obtido o CSQ eu entraria na Aliança francesa pra me aí sim me dedicar na gramática e na escrita. Porque a Aliança foca bastante em teoria e gramática, mas a parte inicial do processo exige que vc mostre desenvoltura na entrevista. E depois da entrevista é bom que vc desenvolva a escrita para começar a enviar emails para as empresas, procurar emprego, enfim. Acho q essa é uma boa estratégia. Veja os regulamentos na íntegra: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/pays-depart/remboursement-frais.html

À tantôt mes amis !!!

2 comentários:

Canada - Montreal disse...

Realmente o governo está sendo muito bom né ? Reembolsando algo que seria obrigação dos nossos custos. Muito bom isso !!! Vamos em frente !
abraço,
Cicero & familia

Anônimo disse...

Van,

Estive na palestra do BIQ com a Soraia Tandel e com o entrevistador Daniel Leblanc.
Questionados a respeito da École Québec, disseram que não é reenbolsável pois não é uma instituição sem fins lucrativos (como se a aliança fosse !!! absurdo !!!), mas disseram que é de excelente qualidade e que é bem vista pelo entrevistador, assim como a aliança ou o senac.

Fiquei super aliviado, afinal, já tinhamos nos matriculado na École... Se o próprio M. Leblanc assina embaixo, terça agora começam as ailas com a Catherine.

Au revoir..