quinta-feira, 9 de abril de 2009

Assinamos o Bail !!!

  Essa semana tiramos um peso das nossas costas. Assinamos o Bail (contrato de aluguel) de julho/09 a julho/10. Não foi fácil viu, mas vou tentar passar o maior número de dicas para que quem for procurar não tenha que camelar tanto quanto a gente camelou.
  Bom, o primeiro passo foi definir o bairro que queríamos morar. Já estamos aqui há quase 1 ano mas não podemos dizer que a escolha foi 100% correta. Posso dizer que entre os bairros que a gente conhece, essa foi a melhor escolha.
  O centro é caro e muito agitado para o nosso gosto. Não tem muitas vagas na rua (pra quem está planejando comprar um carro) e se tiver vaga na rua são pagas. Funciona assim: vc paga pra parar o carro na rua. Tipo aquele cartão zona azul, só que a diferença é q não é por hora, vc paga uma taxa por mes ou anual. Não verifiquei a parte da taxa a fundo pq não nos interessou.
  Então tínhamos em mente os seguintes bairros: rosemont, jarry, villeray e ahuntsic. Esses bairros são bem servidos de metrô, não ficam no centro, mas ficam próximos.
  Visitamos alguns apartamentos, fizemos o trajeto a pé para o metrô e fazíamos planos como seria o dia a dia. Olhávamos o comércio em volta do apartamento visitado e verificávamos se tinha mercado próximo, banco, ponto de ônibus. É muito importante verificar isso. Porque no verão é tudo lindo, maravilhoso. Mas carregar sacolas de compras de mercado a pé na neve por muito tempo ninguém merece. Ficar esperando o ônibus tb por muito tempo é bem desagradável.
  Depois desses critérios ainda acrescentamos que íamos estudar nos CEGEPs: Bois-de-Boulogne e Saint-Laurent, eu e o Muryllo respectivamente. Então o bairro escolhido foi Ahuntsic. Parece difícil ler esse nome mas olha dica, pronuncia-se "aunssiq".
  Ah esse bairro é uma graça, ele começa antes do metrô Henri-Bourassa e vai até a Boulevard Acadie. Vamos morar numa rua bem tranquila, pertinho de um parque e da pista de bicicleta. Além disso temos o supermercado Loblaws e o Costco. Fora a parte mais legal: dá pra ir de metrô a pé. Para mais detalhes do bairro, achei esse mapa fornecido pela prefeitura.
   Bom, agora vou contar como fizemos para encontrar o apê. Para começar, andamos pra caramba por Ahuntsic e olhamos as ruas e já descartamos quais não queríamos morar. Levamos conosco a maquina digital e tiramos fotos dos apes que tinham placa de aluga-se. Nessa saída fiquei apaixonada por um q era prédio de 4 só apartamentos e logo liguei para marcar uma visita. O Muryllo não pode ir comigo pois foi trabalhar eu fui sozinha. Percebi que aí foi o primeiro vacilo!
  Quando tiver uma visita é importante ir o casal para o que o proprietário sinta confiança. A visita é como uma entrevista de emprego sabe. Se vc conquistar o cara, o apartamento é seu. Mas eu fui sozinha, conversei com o proprietário, mas no mínimo ele achou que não poderíamos pagar o apê. Dias depois ele deixou uma mensagem na nossa caixa postal informando que tinha alugado o apê para outra pessoa. Esses contras são ruins, mas tb esse foi o primeiro apê que visitei! Fora que não tinha entrada para a maquina de lavar. Ele fez uma adaptação no no cano da pia e aí toda vez que fosse lavar roupa ia ter que conectar lá no cano. Já pensou o trampo? Ainda bem que não deu certo.
  Percebemos que esse método de caminhada para ver placas de apartamento para alugar só prestou mesmo para conhecer as ruas, pois 80% dos anuncios está no Kijiji. Usamos só esse site para achar o apê escolhido. Ele é atualizado toda hora, então vale a pena ficar olhando toda hora pra ver se sai um anúncio novo.
  O segundo apartamento visitado era bem perto do cegep onde quero estudar, o Bois-de-Boulogne, mas ia ter que ir andando até o colégio. Tinha um ponto de onibus perto que leva para o metrô, e outro mais longe que leva ao supermercado. Mas esse ía dar trabalho! No frio carregando as sacolas, na neve..o apê era bom, ensolarado, com entrada de lavadora e secadora e era alto de triplex. Os proprietários no térreo e apenas 2 apes em cima. Fomos os dois na visita e deu super certo. Os proprietários gostaram da gente, e nos acharam bem responsáveis, bla bla bla. Como já tava meio injuriada com a primeira visita, quando eles perguntaram sobre a nossa situação aqui, falei que a gente era residente permanente e logo saquei meu documento do bolso. Eles ficaram meio sem graça, falaram que não tavam desconfiando de nada, mas insisti para que olhassem, para terem uma boa impressão da gente. Deu certo. A visita foi um sucesso e o apê tava na mão. Mas ficou em standby pq tinha o problema do ponto de ônibus longe.
   Fuçamos o Kijiji dia e noite, ligamos para vários, mandamos email.. Visitamos um terceiro apartamento, mas mais perto do metro Sauvé. Quase fechamos esse! Era um 4 1/2 (2 quartos) uma boa cozinha, todo jeitosinho. O Muryllo até sacou o dinheiro pra pagar o 1 mês (é como um cheque-calção) e aí o cara deu pra trás, falou que já tinha fechado com outra pessoa.
  Voltamos pra estaca zero até encontrar um que era perto do parque, um chuchuzinho, e logo estava apaixonada de novo. Parece que vc sente quando é o apartamento certo.. A visita foi boa, já estávamos mais preparados, após 2 tombos e os proprietários gostaram da gente. Apesar de nos acharem novos e que não tínhamos como pagar o apê. Eles nos convidaram para entrar na casa deles, sentamos na mesa da cozinha e conversamos. Parecia mais aqueles sermões que os pais dão quando vc vai viajar com os amigos da primeira vez hahaha.. Fiquei com medo aquela hora, mas nos saímos bem. Dei o telefone do trabalho para ela falar com o chefe, o telefone da gerente do banco e do proprietário. O Mu ficou meio injuriado achando que eles estavam vasculhando demais, mas eu fiz ele se colocar no lugar dos proprietários. Imagine alugar um apartamento para um casal que tá há 9 meses, novos..não é fácil para eles tb..
  Bom, rezei muito para dar tudo certo. O Mu tava desconfiado ainda e marcou outra visita rsrs.. Era um outro triplex numa rua bem calma. Mas o apê tava meio judiado, a pintura descando..nao curti muito. A proprietária muito simpática, chamava-se Soraia, uma Algeriana.
  Na quinta-feira dia 2 perguntei para o chefe se alguém tinha ligado pra ele, ele disse que sim. Perguntei e aí? Ele disse que ela perguntou se éramos responsáveis e tal, ele disse a ela que sim, que nunca faltamos no trabalho e tal..Ponto positivo !!! rsrs..
 Já na sexta falei o proprietário do nosso apê atual telefonou para falar que já tinha alugado para uma pessoa o nosso ape. Ai! Deu frio na barriga escutar isso antes de assinar um outro contrato. Mas blz! Aproveitei o gancho para perguntar se alguem tinha ligado, ele disse que sim. Falou que só falou coisas boas de nós e que tava até chateado de perder a gente como locatário (É lógico, ele é português e facilitava bastante a comunicação hahaha). Ponnnnto positivo!! :D
  No mesmo dia, a senhora do apê que tínhamos visitado ligou pra nós marcando uma visita na casa dela pra segunda (dia 6) e falou pra levar os hollerites de trabalho. Aceitei e confirmei a visitia. Quando falei pro Muryllo ele ficou possesso, falou que não ia mostrar nada e que já era desconfiança demais. Conversei com ele mas não adiantou muito rsrs..
  Passado o final de semana, separei o que ela pediu, e levei tudo numa pastinha. Quando entramos na cozinha dela, o Bail já tava na mesa!! Nem precisou mostrar nada..ela disse que tinha conseguido falar com o nosso chefe no trabalho e com o proprietário e que já estava convencida que seríamos bons locatários. Fiquei tão feliz e aliviada!! O Muryllo ainda tava preocupado em saber se a geladeira ia caber na cozinha ou não. Daí toca todo mundo vir pra nossa casa medir a geladeira rsrs..Tem um armário em cima da geladeira que o proprietário vai ter que subir um pouco, mas ele falou que vai dar um jeito com o filho dele. Percebi que ganhamos a confiança deles e eles amoleceram com a gente :) Ela até me contou que toda a enquete tinha uma razão. Eles tiveram más experiencias anteriores. Olha só o tipo dos locatarios anteriores que ela me contou: tinha uma mulher que tinha uns comportamentos mó estranhos, tinha dias que gritava sozinha em casa sem razão. Eles pesquisaram o histórico da mulher, era uma que tinha passado por um sanatório (Montréal tinha hospitais psiquiatricos, mas de uma hora pra outra fechou e eles botaram todos os doidinhos na rua, bacana não?). O outro era um casal que vivia dando festinhas da pesada no apartamento.
  Enfim, aí vai o resumo da ópera:
* Fique de guarda no site do Kijiji e assim que o anúncio for postado, ligue e marque uma visita. Se vc for o primeiro, terá mais chances de arrendar o apê.
* Deixe as coisas claras e mostre que vc é uma pessoa responsável. Meta uma mala mesmo. Fala que vc tem diploma isso e tal bla bla..pra passar confiança pro proprietário.
* Gostou do apartamento? Não faça rodeios. Já pergunte o que ele precisa pra assinar o contrato.
* Repare nas instalações, se as janelas são novas (se há boa vedação) e se o aquecimento é elétrico. Senão vc vai gastar mais com a Hydro Québec para aquecer sua casa.
* Os melhores prédios são os triplex (3 apes) ou os prédios de concreto (iguais ao do Brasil: elevador e garagem subterranea).
  Acho que é isso. Mesmo estando quase há 1 ano aqui não é tão simples achar um lar, mas não é impossível. Tem que suar a camisa, ser persistente e franco.

à tantôt !!
   
 

15 comentários:

Pedro Carneiro disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk
muita onda a sua saga para encontrar um apto. tive uma aula de francisacao agora a pouco em que a tutora falou justamente da dificuldade de encontrar um bom apartamento pra morar. ja sei q vou enfrentar tb esse problema pq vou chegar por la entre junho-julho :( mas enfim, eh suar a camisa e ir atras como vcs fizeram.
mt legal o blog tb.
uma pergunta: em q outros bairros vcs moraram antes de optar pelo atual? qual a impressao q vcs tiveram dele? pq decidiram mudaram de bairro?
abracos.

Unknown disse...

ótimas dicas!!! quero ver quando for minha vez de fazer isso.. e sozinha hahahahaha

Anônimo disse...

Poxa Vanessa e Murylo... que função heim.. ainda bem que deu certo.. fico feliz.. se possivel pode colocar as fotos do apé novo...

Abraços..

Vanessa e Muryllo disse...

Salut à tous!! Respondendo as perguntas do Pedro da Taty e do Anonimo rss:

Pedro> Moramos atualmente em Montreal-Nord. Só vamos mudar mesmo por causa da distancia para o metro. Atualmente moramos num ape grande e bem ensolarado. Em frente a uma biblioteca.

Taty> Como vc estará sozinha eu aconselho a fazer as visitas com alguém que more aqui há algum tempo. Para passar mais confiança ao proprietário.

Anonimo> Posso tirar uma foto da frente do Triplex para vcs terem uma ideia de como funciona. Fotos da nossa casa é pessoal. É um 3 1/2.

Manuel M. Henrique Filho disse...

Olá Vanessa e Murylo tudo bem com vcs?
Tenho certeza que sim.
Esta mensagem é pra comunicar que passamos na entrevista e e ja estamos correndo com docs pro Federal, decidimos ir para Ville du Quebec.
Em breve estaremos por ai.
Um abração pra vcs e boa pascoa.
Manuel, Rose e Julia.

Cinemusique disse...

êeeeeee!!!!

casa nova! Parabéns e ufa! Já tinha lido sobre o bairro, parece interessante.

Apesar de tanto trabalho foi até rápido!

beijos,
Gabi e Baone

Karol disse...

Oi Vanessa,

Eu fico muito grata pelo post, muito esclarecedor. Parabéns pela assinatura do bail, foi suado mas valeu a pena.

[]'s

Karol

Unknown disse...

Oi Vanessa e Muryllo!
Depois de tanto procurar, que bom que acharam um bom apartamento. Este bairro e super bom mesmo, a garderie do meu filho era neste bairro, na rua Place de la Colombiere.
Eu to louca pra me mudar tambem, talvez vamos pra provincia de Ontario ano que vem, minha irma mora la.
Que pena que vamos perder nossos vizinhos brasileiros!
beijao pra voces!
Leticia Bohn

Jeison disse...

E ai vocês dois !!!

Que bom que já resolveram essa parte, afinal, deve ser muito angustiante estar com o contrato no fim e ainda não ter muito para onde ir...

Já fizeram toda a mudança ??

Abçs.

Vanessa e Muryllo disse...

Oi Jeison, vamos nos mudar no final de junho, quando vence o contrato.

Alessandra K. disse...

Olá Vanessa e Murylo!!!

Estou adorando o blog de vcs e esse post da saga pelo apartamento ideal foi ótimo. Estou no começo do meu processo e fico pirando pensando nessas coisas, tipo "caramba como vamos fazer tal coisa..."
Dá um gás ler as experiências de quem já está lá!
Abraços!!

CHUCHUS disse...

Olá Van e Mu! Estamos querendo ir para Montreal em outubro e queriamos perguntar onde vcs ficaram morando até conseguir alugar um ap. Vcs sabem tb se as turmas da francisação tem datas específicas para começar?
Abraços, Ju e Márcio.

Anônimo disse...

Oi Vanessa e Muryllo, td bem?
Eu e meu marido estamos aqui em Montréal faz 1 mês... sempre liamos o blog de vcs no Brasil... muito bom por sinal!! rsrsrs
Então, gostaríamos de agradecer pelas dicas sobre bairros, vcs escreveram bem na época em que nós estavamos procurando ap... hehehe!!
Gostamos tanto das dicas que fomos conhecer o bairro que vcs falaram... ahuntsic... acabamos adorando e morando aqui tbém!!rsrsrs Estamos em frente ao metro henri-bourassa!!
Mais uma vez valeu!!

Bjos e qquer coisa mandem um email!! (gordoemagrela@gmail.com)

Lu e Rodolfo

Rodrigo e Luciana disse...

Olá Muryllo e Vanessa !
Este tópico foi super legal. Estudamos na École e gostaríamos de saber se o bairro de Ahuntsic é uma boa opção para um casal sem filhos e que não gosta muito de agitação. Falo isso porque estamos procurando alguma coisa por lá. Nossa entrevista será em 01/10 agora, e estamos preparando o dossiê. Vocês já têem uma opinião formada sobre o bairro ?
Obrigado!
Rodrigo e Luciana.

Vanessa e Muryllo disse...

Salut Rodrigo e Luciana!

Estamos beeem satisfeitos com o bairro. É tranquilo, muito arborizado e perto do metro. Recomendo para familias com ou sem filhos que procuram um bom bairro e longe de barulho como o centro.