sábado, 18 de abril de 2009

Parabéns pra nós !! Em busca do AEC Canadense !!

  Passamos no teste !!! Eu vou fazer Comptabilité financière informatisé no CEGEP Bois-de-Boulogne e o Muryllo Dessin assisté par ordinateur no CEGEP Saint-Laurent.
  Dando sequência ao post anterior, escrevi que era necessário fazer uma formação AEC. No caso do Muryllo, que tem Bacharel em Desenho Industrial, o curso será mais para aprender os programas daqui e padrões de medida específicos (polegadas, por exemplo). No meu caso, decidi mudar de área, foi até uma orientação do meu agente d'emploi, já que já tenho um bacharel em informática, estudar contabilidade vem de acordo com os meus conhecimentos. Além disso, quem já pesquisou sobre área de contabilidade no Québec, sabe que tem bastante oportunidade e as perspectivas para os próximos anos são muito boas.
  Gostaria de detalhar pra vcs a diferença entre os diplomas que são oferecidos pelos Cegeps, mas não vou escrever aqui o que não tenho 100% de certeza do que estou falando. O que sei, é que o diploma AEC oferece uma formação específica no período de 14 meses no máximo. Quem quiser mais detalhes, achei esse link .
  Fazer um curso desses é muito bom, pois vc entra "no networking" da sua profissão. Os assuntos giram em torno do mercado de trabalho, o pessoal comenta sobre empresas e vagas. É também uma decisão que deve ser tomada com muita cautela. Veja se pra sua profissão é importante que vc faça um curso desses, pq senão, vai ser perda de tempo.
  O legal dos cursos, é que antes de começarem, todos os Cegeps fazem sessões de informações do curso específico que eles tão oferecendo. Para fazer a inscrição, é obrigatório que vc tenha assistido uma sessão dessa. Nossa, vc deve ta se perguntando o porquê. Porque nessa sessão, a palestrante dá uma folha com todo o conteúdo que será oferecido, explica como está essa formação perante ao mercado de trabalho, como será o teste, etc.. Eu fui assistir a sessão do Muryllo (só pra não ficar em casa rsrs) e ví o nível das perguntas... Tipo, tinha um cara que falou q gostava de desenhar e por isso queria fazer o curso. A moça respondeu com muita objetividade que nesse curso não bastava só gostar de desenho, mas que precisava já de uma bagagem em desenho técnico e tal. Tanto que na prova do Muryllo caiu desenho técnico. Tinha uma face de um desenho e opcoes pra falar qual objeto correspondia (Só quem é da área mesmo). É comum depois de algum tempo na sessão de informação algumas pessoas levantar e ir embora. Já viram que o curso não era pra elas. Melhor descobrir antes do que depois que começar e ter tirado uma vaga de alguém.
   Semana que vem contarei pra vcs as nossas primeiras impressões !! (Isso se não atolarem a gente de trabalhos rsrs)
  E tá calor aqui hein..já estamos saindo de chinelo e bermuda !!

Bisous!

16 comentários:

Carlos Franco disse...

Oi Tudo bem, estou acompanhando o bloq de vcs já a alugm tempo, e vi a sua decisão de entrar pra essa área, trabalho em banco no Brasil, no suporte juridico e também a na area de câmbio, talvez quando chegue ai faça um desses cursos.
Estava vendo um em particular o de parajuriste, ou paralegal.
Como minha formação no Brasil é o Direito fica mais fácil, já voltar pra escola pra cursar Direito novamente tenho que pensar muito, by the way.
Estudo na École e adicionei vcs no facebook.
Vc poderia me incluir na sua lista de blogs?
Sucesso pra vc!!! Torço por vcs!!!

Unknown disse...

ai, muito legal.... estudar é sempre bom.. ainda mais se vcs sabem que isso fará diferença para vcs frente ao mercado... beijocas

Karen Kounrouzan disse...

Agora que esfriou aqui então vou morar com vcs aí ! rsrs
Lindos !!! Que falta vcs fazem viu...
Amo vcs !!!

Lidia Barreiros disse...

Oi Van!
Eu tmb sou formada em Desenho Industrial como o Murilo....minha pergunta é...o mercado aí tá ruim? Sou Designer Gráfico...não sei se o Murilo tmb é...
Mas tive amigos q disseram q o mercado era bom...mas isso foi em 2007/08....e agora? Tá ruim?
Desculpa o incômodo e abraços!
LiLiX

Cinemusique disse...

Oi Van e Muryllo!

só li agora o post...rsrs... atrasaaaaada!

Só quero deixar aqui minha admiração e felicidade compartilhada... novos rumos! Parabéns pros dois!

beijos,
Gabi e Batone

Jeison disse...

Parabéns mesmo a vocês !!!

Nem me fale em estudar.. kkk Todo dia saimos atordoados da École, mas tem sido muito bom... Já conseguimos ler algumas coisinhas sem precisar de dicionário... hehe...

Mas bem legal, já precisamos reservar um tempo mesmo para pesquisar o que a Susana vai estudar, afinal, ela terá que começar do zero...

Boa sorte nos cursos, e depois quando der vão postando pra gente...

Luiz disse...

Aee...q barato! eu ia fazer dessin assisté tb, mas acabei desistindo e vendi minha alma ao diabo. Acabou q resolvi voltar p/ a area q eu trabalhava... Mas que bom q encontraram AECs q gostassem. Acho q sao as opcoes mais rapida para quem pensa em estudar e ir logo para o mercado de trabalho, competido de igual para igual com os canadenses. Parabens pela escolha, ambas as areas $ao muito boa$ ;)

Abs
Luiz

CV Group disse...

Puxa Van, me incentivou ainda mais viu, obrigado mesmo pela força, já ia com a cara de vcs, agora mais ainda... vamos tocar terror no quebec, kkkkkk
então, ambos somos estudantes em fase final de administração de empresas, mas tenho outros cursos diferentes e inúmeros projetos para imigrar... eu ainda estou com 26 anos e o Adriano com 36, iremos dar entrada qdo estivermos com essa idade, terminaremos a faculdade tb...
vc acha válido fazer um curso técnico tb neste meio tempo?
Obrigado pela dica viu, vc é show de bola...

Gabriela J disse...

Oiee.. estou procurando que nem louca alguém que ta fazendo Cegep p saber como é! E aChei vocês eeeeee.. se possível poderiam me passar uma idéia do valor? Estou no Brasil indo ano que vem para Montreal e gostaria de me planejar saber se eu conseguiria pagar um.. é isso! Desde já obrigada!!

Vanessa e Muryllo disse...

Oi Gabriela,

O preco de um curso de CEGEP é cobrado por sessão. Geralmente uma sessao dura 3 meses. A ultima vez que paguei foi 113,00 dolares. Mas o preco varia em funcao do curso.. Pra ser sincera, o valor dos livros sai mais caro que o curso rsrs..
Mas eu tenho ajuda do governo (como expliquei no post) senão nao ia dar pra pagar.. Se vc vai vir no ano q vem como imigrante, veja essa possibilidade.

Rodrigo e Luciana disse...

Olá Boa tarde aos dois !

O CEGEP é uma ótima alternativa ao curso universitário ? Falo isso porque sou da área de informática, mas gostaria também ,talvez, de mudar de área. Gostaria de saber se no órgão Emploi-Québec tem esta autonomia para pagar estes cursos, etc? Uma outra pergunta : Vc's têm o reembolso do governo para estudar, e isto é somente para os estudos, ou sobra para pagar as outras despesas ?
Obrigado!
Rodrigo e Luciana.

Vanessa e Muryllo disse...

Sim, o AEC é mto mais vantajoso num primeiro momento pq o curso dura 1 ano ou menos. E outra, pra que ter outro bacharel com o mesmo titulo. O negocio é chegar e tentar entrar na área direto. Se, e somente se vc nao conseguir, vc vai partir pra um AEC.
O valor da bolsa é depositado integralmente na minha conta e cabe a mim pagar os estudos e usar o restante para as outras despesas.
abs!

Vanessa e Muryllo disse...

Ah desculpa, agora q eu vi q considera mudar de area. Ok, o emploi-QC nao paga curso universatario. Só curso de nivel colegial (CEGEP).
E ele só vai pagar depois que vc provou a eles que tentou exaustivamente na sua area e nao conseguiu achar um trabalho (meu caso como já expliquei em um post).

Sou um coração que bate forte disse...

Oi Vanessa,

Super legal seu post...dei uma olhada na descrição do curso e vi que eles exigem
* Avoir réussi le cours Mathématiques 514 ou l’équivalent
* Réussir un test de français et de mathématiques....me fala, este tal teste de matematica é muito difícil????

Gostei da descrição do programa, mas tô com certo receio destes testes, hehehehe...bjocas!

Vanessa e Muryllo disse...

Oi Laura, não esquente a cabeça. O teste de matemática envolve problemas com de regra de três e porcentagem. Ex. 30% de 200.
Contabilidade é tudo de bom, hehe to adorando!
bisous!

Anônimo disse...

Olá !! Que legal, eu sou contadora no Brasil e eu e meu esposo, estamos ainda no curso de francês e a ideia se tudo correr bem é próximo ao período de Fev/2013. Gostaria de saber se alguém já conhece algum imigrante que já está trabalhando na área contábil, analisei que em 2011 já valerá as normas de IFRS para o Canadá. Estou com muitas dúvidas ainda sobre o processo de validação do diploma, se alguém tiver mais informações agradeço muito!

Até
Futuros imigrantes