terça-feira, 23 de junho de 2009

Bonne fête Québec !!



Sei que tá em cima do tempo, mas ainda dá pra avisar sobre a "fête Nationale du Québec". Será amanhã e vai acontecer diversas atrações por toda a província (Estado, em português bem claro).
Diversos bairros estão decoradas com a bandeira do Québec, os dépanneurs (lojas de conveniencia) e o Dollarama estão cheios de banderinhas, tatuagens e adereços com a flor de lis estampados, já que ela é o símbolo do Québec.
No jornal encontrei esse site muito bem feito com toda a programação de eventos, e para vc, colega, que tá no Brasil ainda, pode aproveitar para conhecer um pouquinho mais da história do Québec, além de treinar o français.
Fato engraçado: ano passado, chegamos no dia 21 de junho, a poucos dias dessa festa. Quando fomos lá na comemoração, no parque Maisonneuve vímos o povo cantando uma música, bonita até, mas não entendemos nada ! Nadaaaa! (Pode rir de nós, mas isso vai acontecer com vc tb rsrsrs).
Depois de um tempo, descobri que a música "Gens du pays" de Gilles Vigneault é, para eles a música oficial da festa do Québec, um hino mesmo. Com certeza, amanha será cantada por todos que estiverem lá.
Como eu sou uma pessoa muuuuito legal, vou colocar a música pra vc ir treinando e fazer bonito na festa, legal? (Depois vc me paga um chope e um pastel e fica tudo certo).
Voilà:
Para eles essa festa de amanhã é muito mais importante do que a festa do Canada (semana que vem). Meu professor mesmo falou: "Je m'en fou " (nem ligo). Para eles, o dia do Canada é o dia nacional da mudança e é bom pq é feriado.
Nós inclusive vamos mudar, mas no dia 28 de junho. A casa tá 60% já nas caixas. Prometo fazer um post especial sobre a mudança.

Bonne fête nationale à tous !!!

6 comentários:

Lidia Barreiros disse...

hahahaha muito bonzinhos mesmo! Tem até musiquinha! Prometo q levo um pastel embalado pra vcs! hshahhaha

Quero mt ver o post da mudança!
Á bientôt

Juba e Dea disse...

Legal! Eu e Juba já vamos treinando então para fazer bonito, hehehe

abraços para vocês e ótima semana!
dea e juba

Juba e Dea disse...

Oi Vanessa, ontem fazendo a leitura no google feed, li o relato de um casal sobre a compra de sua casa. Muito legal, vou anexar no post.

Olha, muito obrigada pela visita e por ter gostado do Blog. Eu e Juba esperamos tomar um café com vocês em breve aí no Canadá.

abração e inté.
dea

Jeison e Susana disse...

Salut Van...

Tivemos uma fête du Québec aqui em São Paulo também, foi no bar lone star, pelo menos era o que achavamos que teriamos...
O bureau que estava promovendo mas foi a maior decepção...
Ganhamos um prato mexicano, uma bebida e um broche... Os figurões do bureau estavam lá, mas não falaram nada, não teve musicas típicas, nem nada mais...
O unico bom, foi encontrar com o pessoal em peso e ficamos conversando bastante !!!
Mais, c'est la vie !!!

Pelo menos agora ouvi uma musiquinha típica do Québec !!! Até que não é tão ruim por ser um hino !!! hehehehe...

Bon fin de semaine !! À bientôt ...

Sem passado disse...

E ai Van e Mu, tudo blz?

Pois é, chegamos dia 17/06 mas só agora conseguimos instalar nossa internet, estamos bem e aos poucos nos ajeitando por aqui.

Temos ótimos vizinhos de porta, o casal Ale e Dani (J'arrive Québec) e uns metros daqui estão os nossos mais do que amigo Erika, Nilson e Babi, então estamos nos sentindo acolhidos, graças à Deus!

Também já estamos com fone, depois passamos pra vocês, blz? Mas de qualquer forma estamos aí

Grande abraço!

Ricardo, Rosangela e Filipe

Ana Paula e Wender disse...

Va, por onde vcs andam?
Vamos marcar de nos encontrar!
Descobri um blog que contem a lista de blogs Brasil/Canadá, acho que vale a pena divulgar.
http://listadeblogsbrasilcanada.blogspot.com/
Abraços,
Ana Paula