segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mensagens para secretária eletrônica


Depois de chegar aqui e tirar os documentos, uma das coisas mais importantes é ter um telefone, um contato para que as empresas, organismos públicos e etc, possam te encontrar.
Eu e o Muryllo optamos por ter um telefone residencial, já que ficamos quase o dia todo na escola e não poderíamos atender as chamadas durante a aula.
Aqui é totoalmente desrespeituoso tocar celular na aula ou durante qualquer tipo de entrevista: seja com o seu agente no emploi-Québec ou mesmo com seu gerente de banco. Salvo para casais com filhos pequenos que ficam em garderie, é totalmente desnecessário comprar um celular logo de cara. É muito melhor receber o recado completinho em casa, e se preparar para retornar a ligação do que receber uma ligação de surpresa e anotar o recado correndo no meio de um compromisso.
Portanto, aí vai mais um serviço de utilidade pública: mensagens em francês para secretária eletrônica. Achei o papel quando estava arruamando nossa estante hehe..é do ano passado, quando fiz a francisação. A gente tb teve que atualizar a nossa por causa da mudança..

Messages modèles (répondeur)

Bonjour! Vouz avez bien rejoint le (numéro de téléphone). Nous ne pouvons pas vous répondre en ce moment, mais laissez-nous un message et il nous fera plaisir de vous rappeler. Merci, bonne journée!

Bonjour! Vous êtes bien au (numéro de téléphone). S'il vous plaît, laissez-nous un
message et on vous rappellera le plus tôt possible. Merci, au revoir!

Bonjour, vous êtes bien chez (ici, nommez les personnes qu'on peut joindre à ce numéro). Notre charmant répondeur se fera un plaisir de nous transmettre votre message. Merci (au revoir, ou bonne journée).

Bonjour! Vous êtes bien au (numéro de téléphone). Laissez-nous un message en indiquant à qui il s'adresse et le moment où nous pouvons vous rejoindre; il nous fera plaisir de vous rappeler. Merci, bonne journéé!

(Laurence Lamarre, collège Bois-de-Boulogne)


Observação para a primeira mensagem: Não esqueça que no francês falado o "ne" não é pronunciado, ok.

8 comentários:

Fernanda disse...

Puxa que legal as mensagens! Vou copiá-las para o meu futuro telefone rsrsrs

Só fiquei com uma dúvida, vcs não têm celular por aí? Dá para se virar bem sem celular?

Desculpe pelo tipo de pergunta, mas fazem quase 10 anos que tenho telefone celular e o infeliz parece que faz parte do meu corpo, não consigo imaginar minha vida sem um rsrsrs

Eu estava pensando em fazer somente um telefone celular quando chegasse aí, mas acho que um telefone fixo seria muito mais interessante.

Bjs
Fernanda

Vanessa e Muryllo disse...

Então Fer, em relação ao celular, antes de vir pra cá eu tinha o mesmo sentimento..mas muita coisa muda..e hj faz mais de 1 ano q estamos aqui e se parar pra pensar se precisamos mesmo de um celular, a resposta é não. Seria mais uma despesa..ia ser eu ligando pro Muryllo e vice-versa haha..fora aqui vc paga pra receber chamadas no celular...acho q vou precisar mesmo depois que começar a trabalhar na minha área..e o Muryllo idem..

beijoss

Fernanda disse...

Oi Van! Obrigada pela dica! Eu acho um telefone fixo melhor porque assim daria para minha família e meus amigos me ligarem usando Skype (2 centavos por minuto) ou o JustVoip (de graça), o que já é bem mais carinho para um celular. Isso se conseguir "informatizar" os meus pais, mas vamos ver se dessa vez eles aprendem a usar Skype e JustVoip...

Realmente acho bom receber os recados em casa para anotar com calma do que receber as ligações no meio da rua ou de uma entrevista rsrsrs

Camila disse...

Ótimas as dicas de mensagens pra secretária eletrônica! Adorei e também vou anotá-las. Obrigadíssima.

Bom, quanto a ter telefone residencial e não ter celular... Meu marido e eu fizemos o contrário. Temos celular, mas não temos telefone em casa. ;o)

Embora seja importante ressaltar que muita gente aqui opta como vocês: não ter celular. O que é uma boa idéia também, diga-se!

De fato, o ter uma secretária eletrônica em casa é uma maravilha, o que nem sempre vale pro celular, pois você paga o serviço por fora. Na Rogers, senão me engano, são 5 dólares a mais por mês. Outro absurdo é que, como vocês bem disseram no post, nós pagamos pra receber ligação. Parece coisa dos primeiros anos do celular no Brasil...

De qualquer forma, optamos por ter celular por duas questões básicas:

1. Meu marido (graças a Deus!) já veio com trabalho. Por conta disso, achamos melhor que ele pudesse ser achado com mais facilidade (leia-se na rua) pelos empregadores (funcionário novo tem de mostrar serviço, né? ehhehe)

2. Justamente por ele já ter trabalho, boa parte das coisas que um imigrante recém-chegado precisa fazer ficaram por minha conta. No entanto, as chances de eu me perder na rua eram enormes (quem me conhece sabe ehhehehe) e eu sempre precisava da opinião dele pra uma coisa ou outra que também o envolvesse. Pra não pagarmos os tubos na conta, quisemos fazer um plano familiar (que inclui ligações ilimitadas e gratuitas entre os dois números). No entanto, duas das operadoras locais de celular recusaram esse plano pra nós, pois não tínhamos nenhum histórico de crédito. O que fizemos? Compramos celulares com planos separados, porém fizemos o que chamam de "Top 5", ou seja, incluímos um o número do outro na lista dos números mais chamados e não pagamos nada nem pra chamar nem pra receber (entre a gente). Acaba dando no mesmo que o familiar.

Ufa! Desculpe o relato gigante, mas é que achei que podia dar um outro ponto de vista e, de repente, dar mais subsídios pra alguém que esteja confuso.

Um grande abraço!

Vanessa e Muryllo disse...

Oi Fer, nós usamos tb o skype para falar com nossos pais e o justvoip para falar com nossos avós hehe (ia ser querer demais q eles soubessem usar a internet hihi).

Oi Camila, concordo com seu ponto de vista, até porque vcs já trabalham, aí sim vejo utilidade para o celular. E como vc bem ressaltou, todos os serviços são taxados: caixa postal, identificador de chamadas, pagar pra receber chamadas..é realmente um absurdo..

beijo meninas !!

Aline Nolasco disse...

Fico com um pé atrás em relação à secretária eletrônica... As pessoas por aí realmente deixa recado?? Aqui no Brasil sempre achei bem supérfluo o fato de ter uma, já que é raríssimo quando alguém se anima em falar com o robozinho e deixar um recadinho!!
Mas olhando por outro lado, é beeeeem mais interessante que ter celular mesmo (além do que não gosto muito da idéia de ter celular), pois realmente, é bem desagradável quando o bicho toca em situações inadequadas...
Bom, mensagens anotadas!! hehehe Obrigada!
Beijos!

Vanessa e Muryllo disse...

Oi Aline e Jório, esqueci de escrever q aqui a secretária eletronica é muito bem utilizada. Diferente do Brasil, aqui eles falam todo o recado com o máximo de detalhes. Eles gravam assim por exemplo: "Recado para Vanessa, hj é o dia tal, hora tal. Aqui quem fala é o fulano da empresa tal, a respeito de uma vaga assim e assado, se vc tiver interessado me ligue no telefone tal das 8 as 17 horas". Eles são práticos né? Até eu já me acostumei..rsrs

Anônimo disse...

Olá Vanessa!
Tópico super interessante, vou anotar as dicas de msgs para secretaria eletrônica.
Por enqto não tenho telefone em casa, pois optei pelo celular qdo cheguei aqui, pois felizmente comecei a trabalhar logo.
Bjs
Andrea*