sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Assunto: comida

Agora pouco terminei de arrumar nossa papelada na nova estante e achei uma encarte interessante do governo do Canada sobre alimentação.
É o tipo de coisa que vc pega qdo chega aqui, mas não entende direito por causa do francês ou porque vc não está totoalmente integrado e não conhece direito a cultura local.
Antes de entrar no assunto do guia, acho legal esclarecer que aqui encontra-se tudo que existe no Brasil (exceto requeijão).
Muita gente me pergunta se deve trazer tempero na mala ou qualquer outra coisa. Montréal é uma metrópole como São Paulo. Com a quantidade de imigrantes que têm aqui, é natural que os supermercados tenham uma varidade de produtos incrível. Ninguém precisa mudar seus hábitos alimentares por causa da troca de país. Até o requeijão que não existe, o Muryllo faz hehe
Com o tempo a gente descobre onde achar as coisinhas. Se não tiver no mercado, pode ter certeza que vc encontra no mercado indiano, chinês ou árabe.
O que a gente adotou da cultura local foi o couscous (cuzcus). Não tem nada a ver com o do Brasil. O couscous é um cereal equivalente ao arroz. Faz parte da culinária marroquina e é muito bem aceita pela população. É uma delícia e facílimo de fazer. Calma! Fanáticos por arroz : tem mil tipos aqui a escolher ! :D Feijão idem! De tudo quanto é cor! Até feijão verde que eu nunca tinha visto rsrs..
Agora que vcs estão familiarizados, podemos voltar ao assunto principal e mostrar a cartilha :) Notem que o couscous é uma das opções de recomendação do guia de alimentação. Superbe non?
Quem quiser tirar dúvidas sobre o que trazer e não trazer é só escrever. Já digo de pronto que não precisa trazer nada :) Mas acho q a gente se sente melhor saber se tal coisa q a gente gosta muito é fácil ou não de achar (tipo chá verde que eu trouxe uns 3 pacotões e aqui tem aos montes :p ).
Inté!

16 comentários:

Tatiana disse...

o couscous marroquino daí é diferente do daqui??? hehehe ao menos aqui no Rio tem muito em restaurantes de saladas, naturais
Feijão verde aqui tem tb, mas eu n sei que feijao vc se refere pq ai eles chamam de feijao verde aquela mini vagem fininha - muito boa , mas tb tem o feijao mesmo que parece uma mini lentilha aqui, eu compro numa feira organica, muito bom, cozinho junto com o arroz.
Adoro o pimentão daí hehe laranja, amarelo, (o vermelho ca tem e o verde tb) mas aqui n gosto, mas aí é muito bom pq não é tão forte qto o daqui.hehehe O leite daí é como "agua" bem ralinho, eu gosto mais assim , leite daqui eu n gosto não hehehe o queijo daí é mais ácido.
Bom, sério, a unica coisa que eu senti muita falta qdo morei em montreal foi: minhas frutinhas hehe adoro comer frutas docinhas, como mamão, fazer meu suco de mamao com laranja que tomo tdas as manhas.... isso me fez falta hehe pq aí suco da fruta mesmo custa caro, entao é tdo de caixa, e mesmo assim, as frutas são mais citricas aí , até mesmo a maçã é masi azedinha ehehe do resto não sneti falta nenhuma heheh
Agora é o contrario, eu sinta falta de muitas cosias que só tem aí e sinto falta do pate chinois que minha mama québéquoise faz hehe deeeellliiiiicciiiiaa hehehe
Bon weekend!!!!
Tatiana

Fernanda disse...

Olá! Eu tb acho que aqui tem de tudo. Alguns brasileiros já me disseram que já encontraram até o queijo tipo minas! Eu mesma estou comendo como no Brasil e acho quase tudo que quero. O que mais gostei daqui é que os alimentos orgânicos têm praticamente o mesmo preço dos não orgânicos, então procuro comprar orgânicos, principalmente legumes e frutas :-) Eu tb virei fã do Couscous daqui rsrsrs

Bjs

Lidia Barreiros disse...

aaaaaaaaaaah....mas então essa agora eu quero ver ter aí:
- Goma pra tapioca (alguns chamam bijú)
- Tucupi
- Farinha daquelas amarelas caroçudinhas
- camarão seco

hmmm?hmmmm? depois vc podia liberar essa receitinha de rerqueijão hein?
:P

Rafael disse...

ola!

é a carol escrevendo com rafa do lado ;)

aaahhh q delicia ler esses posts! já me animei qd vi sobre o café!
agora então!

sei que vou sentir falta das frutas super doces, queijo minas, granola e nescau deve ter ai neh?!
e requeijão eu compro aí com vcs, já que o muryllo está fazendo! ;)

lista do rafa: guaraná, skol e um bom churrasco!(o rafa disse que tem uns contatos pra picanha!)

n sou natureba nao gente mas eu adoro esses graos!! haha

bjusssssssssss

Vanessa e Muryllo disse...

Oi Carol e Rafa!

Queijo minas realmente nao tem..mas tem o queijo Feta que lembra um pouco rs..quais frutas doces vc quis dizer? Pq posso falar quais tem aqui..
Guarana tem nos mercados portugueses e no Chez Brasil. Skol pode ser substiuida por Heineken ou outra cerveja local rsrs..
Picanha a gente arranja no açougue que faz o corte igual ao do Brasil hehe

beijos!

Vanessa e Muryllo disse...

Oi Tati, me referi ao feijao verde mesmo. Essa vagem fininha q vc ta falando tb tem, chama-se: pois mange-tout.
É verdade, tem pimentao vermelho, verde, amarelo e laranja rsrs..
Mamao e laranja sao faceis de encontrar. Mesmo a laranja da pra comprar de saco como vende no Brasil.
Ahh, a maça tem varios tipos..il faut faire attention na hora de escolher hehe
bjoss

Vanessa e Muryllo disse...

Oi Fernanda!

Bem lembrado! Nos tb acabamos escolhendo os organicos por ser mais saudavel e por nao ser tao mais caro que o nao organico..

bisouss

Vanessa e Muryllo disse...

Salut Lilix !!

Tapioca é um produto em voga aqui. O pessoal adora, eles chamam de Pouding Tapioca. Mas vc pode simplesmente comprar a farinha no supermercado e fazer outras receitas.
O tucupi nao tem...mas dei uma pesquisada rapida, é feito de mandioca né? Se sim, da pra comprar mandioca no mercado :D
Ahhh essa farinha amarela gostosa pra carai..num tem.........deu saudades até! O couscous lembra um pouco essa farinha..
Camarao seco? É um tipo especifico? Pq tem bastante camarao aqui. Do mini, medio e grande..um saco do camarao medio no mercado custa 10$ o quilo.

bjuss

AnaCarol disse...

Ebaaaaaaa!!

Tatiana disse...

Oie! é, eu sei que a vagm aí tem, eu aprendi a comê-la aí no Canadá. Depois que passei a comprá-la aqui hehehe foi ao contrário hehehe è, eu sei que a laranja e o mamão têm aí mas me falaram que é muito caro fazer suco da fruta. A laranja ao menos a que a minha amiga quebequoise compra é meio diferente das daqui mas são gostosas heheh bem, mas falando sério heheh a comida a gente acha, se acostumas com outras e tal... hehe mas sério mesmo, o que mais me fez falta foi a DEPILAÇÂO hhahha nossa....como é caro aí! Minha amiga acabou fazendo uma vez só 2 coisas e pagou mais de 50$!!! Oh boy..... heheh sei que tem as de forno de micro-ondas mas na minha casa n tinha o bendito hehe desculpe fugir do assunto! heheh
Bom final de semana!!! :)
Tati

Jeison e Susana disse...

Legal esse guia...

Vou copiar e depois ler com calma...
Estamos mesmo precisando de uma alimentação mais balanceada, e como estamos precisando !!!

Merci !!

Cinemusique disse...

ah, muito bom! já tem um monte de gente me azucrinando dizendo que aí não tem o arroz e feijão nosso de cada dia...

:o)

ufa!
vou continuar fortinha!

Anônimo disse...

N li os comentários por inteiro (sem tempo, mas quero comentar), mas vou citar dois:

Couscous aux agrumes - mim gostar môito! Já experimentaram?

Tapioca - em resto tailandês tb tem, mas parece mais um sagu e não tem relação alguma com a deliciosa tapioca baiana hehehe

Panetone - encontrei na cidade de Québec em dezembro/8. Gosto, aparência e consistências sensacionaaaaaaaais! Foi uma ótima surpresa! E ainda fiz a alegria de uma amiga peruana (até então eu não sabia que no Peru há a mesma tradição de Panetone que no Brasil), seu "mino" (chum ou whatever :P) canadiano e alguns amigos mexicanos e canadianos.

É isso por hoje. Sucesso!

Unknown disse...

ficar sem requeijão, catupiry... mas Philadelphia já quebra um bom galho hahahaha

Karine Canuto disse...

Olá... estarei indo a montreal em julho, ficarei um mês... gostaria de saber se carne é realmente muito cara e se peixe é mais barato... fiquei sabendo que é comum o salmão e que é muito mais barato que carne... é isso mesmo?

Maíra disse...

Oiii... sei que o post é antigo mas queria pedir a receita do requeijão... tô sentindo muita falta... e se puder dar a dica de como achar a massa de tapioca tb seria legal. :)

Um abraço.

Maíra.

http://canadafm.wordpress.com