quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Curtindo o verão ao máximo!


Pois é, esse o motivo de estar tanto tempo sem escrever. Com tantos festivais rolando em Montréal, é impossível ficar em casa. Ainda mais porque a maioria dos eventos são gratuitos.
Olha, eu entendo que quem mora no Brasil deve achar isso uma palhaçada e que é a gente que não consegue parar em casa. Compreendo perfeitamente! Nós mesmos quando morávamos em SP não participávamos de nenhum evento cultural. Talvez por causa da vida agitada, ou porque talvez os eventos não fossem tão divulgados como aqui. Ou talvez pq a gente era alienado mesmo e o programa preferido era tomar uma cerveja, enfim..
Aqui, acredito que o grande lance de realizar eventos é fazer o povo sair de casa (minha opinião). O povo não pode aproveitar muito o inverno, então, o negócio é fazer o pessoal se mexer no verão.
Nossa primeira saída foi pra assistir a orquestra sinfônica no parque aqui perto de casa. Parece programa de coxinha, mas é sensacional ver uma orquestra tocando ao vivo! O repertorio deles foi como uma volta ao mundo, eles tocaram musicas conhecidas de maestros internacionais e até trilha sonora de filmes como: Guerra nas Estrelas e Poderoso Chefão. Sei que fiquei empolgada em começar a tocar um instrumento, já que sempre gostei muito de música. Tô pesquisando algumas escolas e se der certo, escreverei um post depois sobre isso.

Depois foi o festival Juste pour rire. O pessoal que tem TV a cabo tem alguns programas que rolam no festival. No canal Multishow chama-se "Só rindo". Lá tem as pegadinhas que o pessoal filma aqui e as apresentações que são realizadas dentro um local fechado. Aqui tem isso, e mais as atrações de rua e os Stand-up comedy que são muito bons.

Em seguida começou o festival FrancoFolies. Puts, esse é bom viu! Quem quer ouvir boa música francófona tem que ir! Olha, todos os shows que eu parava pra assistir, mesmo sem conhecer a banda acabava gostando das músicas. É obvio que anotei os nomes pra depois procurar as músicas pra escutar.
E na sexta passada não é que tinha um grupo de forró ! Nós e vários amigos brasileiros fomos lá conferir, e de longe, de tão felizes de escutar musica brasileira já começamos a cantar. E o povo local, olhando pra nossa cara rsrs..
A vocal cantava perfeitamente! Jurava que era brasileira, mas como era um festival francófono era óbvio que não era. Ela é belga e a banda chama-se Forrótimo. Sei que num dado momento podia-se ver vários casais dançando na frente do palco. Foi muito legal ir nesse evento e ver a quantidade de brasileiros que moram aqui. Mais legal ainda ver os casais brasileiro com québécois dançando. Eles gostam bastante da nossa música e se esforçaram pra dançar. A Catherine então, esposa do Cleiton, dança melhor que muita brasileira!
Teve o festival Diversité tb, ao mesmo tempo que o FrancoFolies. Demos uma passada rápida, porque estávamos indo pro FF e, ao sair do metrô estávamos escutando uma batida bem forte de música eletrônica. Na hora quis saber onde era. Parecia uma rave! Entramos, curtimos um pouco e depois seguimos caminho.
Ontem começou o festival Festiblues, pra nossa sorte, vários eventos são realizados num dos parques aqui do bairro (parque Ahuntsic). Ontem já começou bem com o show da Ariane Moffatt. Não entramos pois viajamos no horário e acabamos chegando meio tarde (custava 5 pilas). Mesmo assim, fomos no McDonalds em frente ao parque, e tomamos sorvete ouvindo o show rsrs..
Além de tooooodos esses eventos, recebemos 2 amigos que vieram conhecer Montréal: a Vivi e o Binho. Com isso, demos uma renovada nos pontos turísticos que havíamos conhecido ano passado. Foi muito legal pois na semana que eles vieram fizeram dias bem quentes. Pegamos um bronze até, né Vivi!
Para conferir todos os eventos, tem esse site do governo de turismo do Québec , mas prático mesmo achei esse aqui .
As fotos dos eventos estão no meu orkut (Vanessa Kounrouzan) e no Picasa.

6 comentários:

Lidia Barreiros disse...

noooooossa!!quanta coisa pra fazer!!
:)
oba! vou chegar já solando vários programinhas frees!
(chego em 4 dias...medão! rs)

legal saber de vcs...não sumam!
Hasta luego!

AnaCarol disse...

ola!

mais um casal de imigrantes seguindo vcs!

ainda estamos na expectativa com a enteevista! será dia 9/09 em sp!
mas vai dar tudo certo!

aahh estou adorando esse verão de vcs, por que aqui no rio o inverno está cruel! rs...

e vi que o muryllo fez desenho e trabalho com design...
se puder me dar algumas dicas de onde procurar job nessa área... como é o clima de trabalho, sálario...
bom, chegando aí eu vou precisar fazer francês ainda... mas quero saber do job neh!

quem sabe não nos encontramos por ai! ;)

bjusssss

ChrisFried disse...

Oi, Van!
Eu estou na mesma onda, mas na ville de Québec; é impossivel ficar em casa com tanta coisa rolando. Inclusive pq logo o verão acba.
Bjkas
Chris

Jeison e Susana disse...

Nossa Van !! Que agitação hein !!!

É verdade, aqui em SP, tem muita coisa, mas acabamos não fazendo nada, não sei explicar o porque também !!!

Mas agora está uma loucura, estudando muito e preparando para a grande entrevista... E torcendo pro ano que vem estar ai vivenciando tudo isso !!!

Abçs.

Vanessa Pessoa disse...

uau! é hora mesmo de botar o bloco na rua! bjs

Vivi disse...

Oi Van!!! Estou até descascando, acredita!??! Ai que saudade deste festival...
Falando nisso, quero o nome do cantor que ouvimos neste festival e se puder, o nome da música, viu?
Só entende estes festivais quem passou por aí, a galera vai em peso e é muito bom curtir isso sim, pq imagino que no inverno nada disso está em pauta, né? bjs Vivi