Tá chegando o Natal, e como fomos duas crianças muito comportadas, estudamos muito, tiramos notas altas e ralamos bastante esse ano o papai noel veio nos trazer um presente rsrs..
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Presente de Natal !! Cadeau de Noël !!
Tá chegando o Natal, e como fomos duas crianças muito comportadas, estudamos muito, tiramos notas altas e ralamos bastante esse ano o papai noel veio nos trazer um presente rsrs..
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Festival du Film Brésilien de Montréal
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Acordo previdenciário Brasil-Canadá
Boa notícia pra quem tem vários anos de carteira assinada e está vindo pra cá. Os governos do Brasil e do Canadá devem assinar em 2009 um acordo para que as contribuições previdenciárias feitas em um país sejam válidas no outro. O Brasil já mantém acordos previdenciários com mais de 20 países. O Ministério da Previdência Social também prepara acordos com os EUA e com o Japão. Como as negociações com o Canadá não começaram, ainda não foram apresentadas propostas. O Brasil terá que firmar um acordo específico com a província de Quebec. Vejam o texto abaixo, do dia 6 de novembro. Fonte
Acordo previdenciário beneficiará migrantes brasileiros e canadenses
Da Redação (Brasília) – Os governos do Brasil e do Canadá realizarão, no primeiro semestre de 2009, em Ottawa, a primeira rodada de negociação formal para estabelecer um acordo previdenciário entre os dois países. A data foi definida após reunião técnica realizada em Brasília, esta semana, entre a delegação canadense e técnicos da Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPS), do Ministério da Previdência Social.
No encontro, foram apresentados os sistemas previdenciários do Brasil e Canadá e discutidas as semelhanças e assimetrias entre as regras em vigor em cada um dos países. A troca de informações será mantida nos próximos meses para permitir a elaboração de uma de
minuta do acordo. O documento será formulado pelo governo canadense
e apresentado para debate no ano que vem.
Segundo o secretário de Políticas de Previdência Social, Helmut Schwarzer, as conversações apontaram a necessidade da formulação de acordos previdenciários específicos para o Canadá e para a província de Quebec – que tem independência constitucional. Ficou definido que
o acordo com o Canadá terá cláusula especial, determinando a assinatura de outro documento com as regras relativas a Quebec. O governo brasileiro entrará em contato com o governo da província para estabelecer a negociação de um acordo. A previsão, segundo
Schwarzer, é de que os dois acordos sejam assinados simultaneamente.
A delegação do Canadá foi integrada por três representantes do Ministério de Seguridade Social daquele país – Rakesh Patry, André Thivierge e Catherine Dubuc -, além do representante da receita federal canadense, Mario Paquet. A equipe brasileira foi coordenada por Jorceli Pereira de Souza e integrada por Nilma Prado, Leandro Madureira e José Natal dos Anjos, além do representante do Ministério das Relações Exteriores, Daniel Pereira Lisboa.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Quase 5 meses de Montréal
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Situação engraçada
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
L'Été indien / Indian Summer
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Les amoureux du café! / Para que ama o café
Uma das primeiras impressões que tive ao chegar no Canadá é ver como eles gostam de café! No gosto dos brasileiros, "chafé", pois é fraco que só vendo! E enquanto nós brasileiros tomamos por xícaras eles tomam copos ou "aos baldes", como diria minha amiga Carol.
É super comum você ver uma pessoa carregando uma garrfa térmica na mão ou na mochila, indo pro trabalho ou pra escola. Mas não é dessas que tem no Brasil, são umas bonitonas. Eles ficam bebendo o dia inteiro, hehe…
Além da garrafa térmica, exitem muitas outras opções para saborear café : sorvete, bombom, barrinha de cereal, bolo… Nem precisa falar que cafeteira tem aos monte né? Até mesmo uma mini-cafeteira de escritório pra você fazer na hora. Chique não?
Bom, como eu adoro café, gosto desta "infra" toda que o Canadá oferece.
Lembro com saudades, quando trabalhava em SP que, todos os dias após o almoço, ia no café do ponto tomar uma xícara de café com leite. Sempre arrastava um amigo pra ir comigo. Com o tempo, iamos em grupo tomar café! Muito Legal! Sem querer acho que viciei o pessoal :D
Aquelas máquinas de café de escritório da Saecco faziam um café tão forte que nem eu conseguia tomar, imagina o povo daqui! Ia fazer 1 litro com o copo que é servido na máquina.
As cafeterias que têm aqui são : Starbucks, Second Cup (que faz a barra de cereal que mostro na foto), Tim Hortons , lanchonetes também, Dunkin Doughnuts, Harvey’s, Burguer King, Mc Donald’s, Chez Cora… e ai vai…
Minha experiência com café aqui foi um desastre. Pedi uma vez só, quando fomos com nossos amigos Patrick e Valéria tomar café da manhã no Chez Cora (Não recomendo também, pois acho que não tem muito a ver com o café da manhã brasileiro) e achei o gosto horroroso . Água suja total! Parece o expresso.
Calma!! Tem café forte aqui também, ao comprar o café em pó escolha o tipo colombiano, esse é tipo que mais se aproxima ao nosso sabor. Tem também o Nescafé, igualzinho ao brasileiro e com grãos do Brasil (como pode-se ver na foto) uma delícia!
Recomendo os cafés gelados daqui. Como o frappuccino da Starbuks ou das lojas de conveniência são muito bons também. Na rede Couche-tard é certeza que tem. Nos dias quentes é uma boa pedida!
Beijos e saudades de todos!!
domingo, 14 de setembro de 2008
Uma visita especial !!
Ralph e Raíssa, valeu !!
Beijoss
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Enfin, la francisation !!
domingo, 17 de agosto de 2008
Nouvelles !! (Novidades)
Tivemos nosso primeiro hóspede hehe..o Roberto. Ele veio fazer um curso de 1 mês na cidade de Québec e aproveitou a última semana dele para conhecer Montréal. Acho que todos deveriam fazer isso antes de vir pra cá. Claro, se tiver condiçõe$ rs, se é que vc me entende! Quando estamos ainda em São Paulo, não temos noção da dimensão de Montréal. Vc vê fotos, mapas, mas é diferente quando vc está aqui de fato. Montréal é bem pequeno em comparação com São Paulo, e vc pode sim, morar nas cidades que estão ao redor dela. Eu não tinha consciência disso. Laval e Longueil (aprenda comigo, pronuncia-se Longuéi hehe) são coladas quase. Tem metrô de Laval para Montréal e o aluguel lá é mais barato. Não vou aqui inflenciar ninguém, mas como eu tem gente que se prende muito a Montréal sem necessidade. Tem um bilhete integrado que pode-se usar tanto em Montréal quanto em Laval. É pouco mais caro, mas deve-se levar em consideração ao escolher a cidade. Fica aí a minha dica.
A terceira novidade é que fui convocada para o curso de francisação. Na altura do campeonato não sei dizer se fiquei feliz ou triste. Primeiro pq não convocaram o Muryllo, segundo pq eu comecei a enviar meu currículo para algumas vagas e, acho que preferia começar a trabalhar. Não sei..
Está fazendo uns dias lindos em Montréal, sol e calor. Ontem fomos num parque aqui perto de casa, o "Parc-Nature de d'ile-de-la-visitation" . Ao entrar nesse site, pode-se notar a grande quantidade de parques que tem por aqui. É bem gostoso ir lá, fazer um piquenique, ou um churrasco, sentar sob a copa de uma árvore (oia, que termo chique rs). Estamos aqui há pouco tempo, mas podemos perceber que os canadenses levam ao pé da letra o termo: Carpe Diem. E quer saber? Eles têm razão.. Que adianta nessa vida ficar trabalhando até tarde, depois do horário, como um burro de carga? No Brasil ninguém reconhece isso.. Vão dizer no máximo que o cara quer é chamar a atenção pra ser promovido o pq tá querendo puxar o saco do chefe..
A mentalidade aqui no quesito trabalho é beemm diferente.. vou escrever um post especial para esse assunto..
Chega, pq agora, vamos aproveitar esse domingo maravilhoso!!
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Eleiçoes..
Calma, antes fosse..rsrs..
O que aconteceu é o seguinte: fui convocada para trabalhar nas eleições desse ano. Presidente da seção, olha que chique :p
Bom, eu e o Muryllo fomos no consulado do Brasil aqui em Montréal mesmo. Lá, a funcionária muito simpática nos informou que só poderíamos ter transferido nosso título até maio deste ano (Como é que é? Mas nós chegamos em junho e aí?). Ela então disse que isso não causaria problemas e que podemos justificar o voto depois das eleições.
O caso da minha convocação para trabalhar nas eleições é um pouco mais complicado, mas ela disse que não ia causar danos na minha "ficha" no Brasil. Solicitou que alguém que tivesse a minha procuração (minha mãe no caso) fosse na minha zona eleitoral verificar como proceder. Para tanto, scaneei documentos meus que provassem que estou aqui: comprovante de residencia, meu SIN (identidade) e minha mãe levou lá. Agora, é aguardar que o juiz da seção veja os documentos e decida a sua sentença. Eu hein..
Pra quem precisar ir ao consulado do Brasil em Montréal, fica na estação Atwater, nem precisa sair do metrô. Mais informações no site: http://www.consbrasmontreal.org/
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Tantas coisas..
- Cama de casal e box
- Mesa da cozinha com 6 cadeiras
- Sofá
- Mesa de computador
- Cama de solteiro com colchão (ficamos só com o colchão para visitas hehe)
Claro que demos uma boa limpada em tudo, inclusive as cadeiras da cozinha até pintamos de branco e compramos pano para cobri-las e dar o nosso toque.
Como o Muryllo entende bastante de marcenaria, aproveitamos um móvel que a antiga proprietária deixou e fizemos prateleiras para os armários. Para isso, compramos uma serra elétrica tico-tico, pequena mesmo, mas que facilita bastante. É bom ter em casa para pequenos trabalhos manuais como esse. Quebra um galhão!
O que estava faltando era uma estante para colocar nossos livros, cds e dvds. Íamos compra no IKEA, mas semana passada, quando estávamos voltando da casa do Patrick e da Valéria, achamos uma no lixo hehe. Olhamos bem, vimos que tava boa e levamos pra casa rsrs.. Tinha mais coisas boas lá aliás. Voltamos 3 vezes !!! Pegamos uma mesa de computador (oba ! Agora cada um tem a sua rsrs) e um movel pequeno, que o Mu olhou clinicamente e viu que podia aproveitar as laterais para fazer prateleiras.
Fomos no show do Paul McCartney de graça no aniversário de 400 anos da cidade de Québec dia 20 de julho. Foi animal !! Gastamos com a passagem de ônibus pra ir pra lá, mas valeu a pena, pois o show foi profissional, com teloes de alta definição e tudo (as fotos estão no meu orkut tb). E de quebra conhecemos a cidade que é maravilhosa! Todas as fotos estão no meu orkut. Gostamos tanto da cidade que voltamos no final de semana seguinte (26 e 27 de julho) com o Patrick e a Valéria. Ficamos na casa da Amanda e do Franklin. Mais uma vez agradecemos por tudo !! :D
Passei por dias difíceis aqui, quando soube que meu avô faleceu. É complicado vc acompanhar as coisas de longe, sem saber o que fazer. Não ter como ajudar.. E eu não tive a oportunidade de mostrar pra ele as fotos que tirei dos frutos do mar (que ele tanto gostava). E aqui tem aos montes: camarão, carangueijo, peixes..
Tenho certeza, que onde vc estiver vai saber quanto nós te amamos..
Essa foto é pra vc!!!
Estou bem, porque sei que agora vc está bem :)
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Estamos em obras!!!
A sala bagunçada ! Esse sofá ja estava no apê, ele ta bom até. Compramos umas mantas no IKEA para cobrir.
É isso pessoal, estamos indo pro apê pra continuar nossa obra rsrs
beijos!!!
quarta-feira, 2 de julho de 2008
Boas novas!!!
Ontem, como de costume, consultamos o Kijiji e gostamos de 2 apês. Marcamos um rendezvous para ontem e um para hj. Enquanto não chegava o horário a Valéria falou pra gente ir olhar um que ela tinha visto no bairro. Fomos lá e não curtimos. Para não perder a viagem, andamos mais um pouco pelo bairro e vimos um apê 4 1/2 (2 quartos) que nos chamou a atenção. A Valéria ligou para marcar rendezvous, mas o propritário disse que podia vir nos encontrar.
Quando ele chegou, ele perguntou se a Valéria é portuguesa, por causa do nome, ele disse que era (tudo em francês), daí eu falei que a gente podia falar em português oras ! Rsrs..
Ao entrar no apê reparamos no piso que estava bom, olhamos os cômodos, são bons e grandes, tem duas sacadas (ou balcões como o pessoal fala aqui), enfim curtimos como um todo e está em bom estado. Apenas estava precisando receber uma pintura pois a antiga locatária pintou um quarto de vinho e o outro de azul . Sem chance né!!
Acertamos com o propretário os reparos a fazer (a pintura) e hj mesmo ele já trouxe a tinta, pincéis, rolos, etc. Assinamos o bail (contrato) também.
De lá fomos direto para o segundo dia de curso para os recém-chegados e aprendemos um pouco da economia do Québec, impostos e taxas . E ainda sobre equivalência de diplomas para cursos regulamentados (não aplicado para nós). Na minha opinião, essa segunda parte sobre equivalência não tem nada de novo. Ela fala das ordens e os sites para acessar. Essa é uma coisa que todo imigrante que tem a profissão regulamentada, ou seja, regida por uma ordem (engenharia, medicina, odontologia, fisioterapia, arquitetura, etc..) já sabe. Até eu que não tenho profissão regulamentada sei o caminho das pedras rsrs..de tanto ler os emails do fórum canadaimmigration.
Reclamações à parte, o curso é muito legal pois é ministrado pela madame Brigite Paradis, ela parece ter uns 65 anos e tem um ótimo humor. Aqui em Montréal é muito comum ver pessoas mais velhas trabalhando em qualquer tipo de trabalho. No Costco mesmo, tem muitas senhoras trabalhando naqueles stands promocionais de supermercado sabe, para experimentar as coisas. Eu gosto, eles têm mais paciência e bom humor. Os jovens só estão lá pra ganhar o dinheiro(minha opinião).
Saímos do curso, viemos pra casa, fomos com o Patrick buscar a Valéria e passamos no Canadian Tire para comprar algumas coisas para a casa. Essa loja é muito boa. Tem de tudo. Parece o Leroy Merlin 10 vezes maior.
Saindo de lá, jantamos no Macdo. Hmmmmmmmmmmmmmmmm
bisous et à demain!
terça-feira, 1 de julho de 2008
Domingão, churrasco, futebol..
O Mu não resistiu, foi pra cozinha fazer torradinhas de alho..
Os meninos tensos vendo a final, nem piscam!!!!!
E ontem começaram nossas palestras. Serão 4 dias que falarão sobre trabalho, adaptação, as leis..enfim, o que vc precisa saber quando chega aqui. Ontem falaram sobre as leis, a sociedade, um pouco de história a origem da lingua francesa aqui.. Todos tiveram que se apresentar..ai, deu um friozinho rss.. Na nossa sala tem 6 brasileiros, contando com a gente..
Saindo de lá, fomos para o festival internacional de Jazz que tá rolando aqui. As fotos estão com a Keli, logo eu coloco aqui pra vcs!!!
beijosss
domingo, 29 de junho de 2008
Na busca do nosso apartamento
- Pesquisar no site do kijiji, bastante conhecido aqui
- Andar pelos bairros
- Espalhar aos quatro ventos que estamos procurando um lar (amigos brasileiros, o concierge do prédio, etc..)
Uma hora a gente encontra alguma coisa boa, é uma questão de paciência. Funciona assim, viu o anúncio, tem que marcar um rendez-vous (a reunião que eu expliquei no post anterior) e ir ver o ap.
Pois bem, ontem ligamos para um anúncio e marcamos para hj de manhã. Chegamos lá, que horror, de fora já parecia horrível, não tinha sacada os aps. Quando ligamos para avisar que estávamos na porta o cara tava dormindo ainda..humpffff Atendeu a gente todo descabelado e o apErtamento era um lixo, além de ser minúsculo.. Agradeci, falei c'est tout.. e saímos de lá correndo.. coitada da Valéria que tem nos levado pra cima e pra baixo rss..Somos muito gratos pela ajuda deles!
Temos tirado foto de alguns aps que gostamos, apesar de já estarem alugados, olha que lindos:
Daí, como ninguém é de ferro também, fomos no cinema, com o Patrick e a Valéria, a Kely e o Anderson. O cinema aqui pode ser em francês ou inglês. O pessoal escolheu francês, e eu fiquei super preocupada, achando que não ia entender nada rs, por enquanto me sinto mais familiarizado com o inglês. Pra minha sorte, o filme escolhido tinha poucas falas, é o Wall E da Disney. Não é tão infantil. Mostra num futuro não muito distante o que aconteceu com a Terra, depois de termos consumido tanto e produzido tanto lixo. Tem toda uma lição de moral, eu gostei, achei bem interessante.
Como todo turista também, tiramos algumas fotos do lugar, já que foi a primeira vez hehe:
No fundo da foto da entrada do cinema, da pra ver o Patrick com a camisa do corinthians..tsc tsc..num tem jeito rsrs...
Depois do cinema fomos pra casa da Kely e o do Anderson comer cachorro quente, os meninos jogam PS3, as meninas trocam figurinha, reunião básica de brasileiros hehe
É isso..Amanhã, se der conto como foi o nosso primeiro churrass..
beijoss
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Parc du Mont-Royal
No caminho um loja com o nome do meu pai hehe
A Ferrari também é pra ele rsrs
Olha essa casa no
caminho
Depois da caminhada na subida, já cansados, pudemos aprecisar essa vista de Montréal.
É bem legal lá em cima
Ao descer o monte, tem um lago, onde as pessoas esquiam no inverno. Agora, muito verde e flores.
Para terminar, a atração mais fofa do parque:
quarta-feira, 25 de junho de 2008
La fête à Saint-Jean-Baptiste / Festa de Saint-Jean-Baptiste
De manhã combinamos um pique-nique no parque La Fontaine com o Marcelo e a Cenília, o pessoal aqui de casa foi no parque La Ronde.
Pegamos o ônibus que leva até o metrô e descemos antes. Nos perdemos rsrsrs.. Nos informamos e pegamos o ônibus de novo (ainda bem que o bilhete semanal permite usar quantas vezes quiser ônibus e metrô).
No metrô fiquei olhando 3 meninos lindinhos, deviam ter uns 11 anos, o jeito que conversavam, sei lá, me chamou a atenção. Fomos até a estação Berri-UQAM. É tipo a Sé de SP. Porém, faz baldiação com 2 linhas e mesmo assim é mais organizado e tranquilo. Que coisa né!
Andamos até o parque La Fontaine e tinha bastante viatura da polícia, tudo preparado para a festa. Antes de entrar no parque ainda vimos essa biblioteca maravilhosa. Gosto do estilo da arquitetura daqui.
Entramos no parque, todo mundo sentado na grama, curtindo o sol, trocando ideia rsrs.. De repente escuto alguém me chamando, era o pessoal brasileiro no parque. Conhecemos a Cenilia, o Thiago, Nilson e Erika e o Marcelo que já conhecimos. Curtimos o pique-nique e o sol forte que fez. Trocamos bastante figurinha. Quando começou a chover, levantamos acampamento e fomos andar pelo bairro.
Passamos pela rua Sait Catherine, que é bastante movimentada e descolada. É o point GLS da cidade. Lá descobrimos que a parada já tinha passado e nos restava ir para o parque Maisonneuve onde tava rolando shows.
Pegamos metrô de novo e quando chegamos tinha muuuuuuita gente. Conhemos mais um casal de brasileiros, a Paula e o Thiago e curtimos um pouco do show. Era tipo um rap québécois. Não curti muito, mas a mulecada daqui curte bastante, fica pulando e cantando.
Cansados, fomos pro metrô e compramos uma pizza gigante de pepperoni por CAN 10.00. Daqui uns dias vou estar rolannnnndo rsrsrs..
Quando chegamos na nossa estação para pegar um ônibus pra casa, era umas 10 e pouco. Ficamos refletindo que jamais em SP poderiamos ficar esperando o ônibus tão assim, tranquilamente. E ainda tinha um bêbado, ele não mexeu com ninguém, mas queria ficar conversando, rachei o bico com o Mu, lembrei do Jeremias hahaha.
Ah, lembra daqueles 3 meninos lindinhos que vimos na ida? Encontramos os 3 de novo na volta. Cidade pequena né?
Chegamos em casa 11:00 e capotamossss..