domingo, 16 de dezembro de 2007

Muryllo agora é bacharel em Desenho Industrial !!

É com muita alegria e satisfação que divido com vcs para contar que o Muryllo foi aprovado no seu projeto final de faculdade. Durante esses ultimos meses ele trabalhou muito no seu projeto de graduação, o famoso TGI ou TCC e apresentou à banca nessa ùltima sexta-feira dia 14.
Párabéns meu anjo pela conquista! Todo o esforço, os finais de semana ralando valeram a pena..
Vou dedicar um trecho de um texto que li, que é muito interessante, aplicado não apenas para essa conquista, mas pelo nosso projeto de imigração, e para as pessoas que buscam algo mais em suas vidas:

"A realização de um sonho depende de dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, na verdade a ilusão é combustível dos perdedores pois, quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa". Roberto Shinyashiki

Esqueci as fotos do da apresentação na casa do meu pai. Depois eu prometo colocar fotos nesse post. Segue uma foto do projeto tirada com a webcam:

domingo, 2 de dezembro de 2007

Encontro dos fututos emigrantes no Canuck's pub

Nada mais apropriado do que um pub canadense para realizar o encontro realizado ontem, sábado. Créditos para a Thásia, que reservou a mesa para o pessoal, mas infelizmente não pode comparecer.
O lugar é muito agradável, grande, com 3 ambientes e pudemos conversar com todos tranquilamente, pois graças a grande mesa, podíamos trocar de lugar para chegar mais perto e conversar com cada um.
Os sócios do pub são canadeses, e num dado momento um deles veio conversar conosco, tudo em inglês. Mas isso não foi um problema, pois o sotaque dele era muito claro. O Robert é de Toronto, mora aqui hà 4 anos e ficou impressionado como reunimos tanta gente sem mesmo nunca termos nos visto. Elogiou nossa reunião calorosa e disse que dificilmente iríamos ver algo parecido no Canadá (palavras dele). Só não curtiu muito a bandeira do Québec que estava na mesa hehe.. Ele fez questão de tirar uma foto da turma e pegou uma bandeira do bar do Canadá para tirar a foto.

Depois uma banda chegou e tocou um rock. Classic rock, do estilo que toca na Kiss. Adorei! Tocou Creedence, Deep Purple, Eric Clapton, etc..

Querermos agradecer à todos que compareceram, além de conhecer pessoas muito legais, achamos a reunião muito construtiva, cheia de dicas desde para os que estão começando o processo até para os que estão prestes a embarcar.
Segue mais fotos do nosso encontro:


Um bom lugar não pode faltar Guinness!

Jo, foi muito legar vc ter ido com a gente, desculpe mais uma vez pelo atraso! :)

beijos à todos!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Comparação francês de Québec x francês da França

Esse é um vídeo muito divertido que faz uma comparação entre o francês da França e o de Québec. Vale a pena assistir!!



bisous !!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Abertura do processo Federal



Depois de receber o CSQ (Certificado de Seleção de Québec) é a vez de dar entrada na parte Federal do processo. Enviamos por Sedex a documentação do Consulado ontem, dia 14/11. Nessa página aqui vc encontrará todos os formulários necessários. Para um casal sem filhos (que é o nosso caso) é necessario preencher:

Guia Oficial com instruções para trabalhadores qualificados do Québec - Recomendamos que leia esse guia antes de preencher os formulários porque ele dá uma boa orientação de como preencher os formulários.
Guia Oficial com instruções para trabalhadores qualificados - Consulado São Paulo - Este guia possui informações específicas para os aplicantes de São Paulo, com informações de onde obter os certificado de antecedentes e dados da conta do consulado. Também recomendamos a leitura deste.

Aplicação para Residente Permanente - Somente o Requerente Principal deve preencher.

Anexo 1 para Aplicação para Residente Permanente - Todos maiores de 18 anos que acompanhem o requerente principal e ele mesmo também devem preencher.
Informações Familiares Adicionais - Para todos maiores de 18 anos, inclusive o requerente principal.
Declaração da Intenção de Viver em Québec - Somente para o requerente principal

Appendice A - Liste de contrôle - Deve ser marcado os ítens a serem enviados e juntar aos documentos.
Depois de preencher os formulários é necessário:

  • Cópia do passaporte (todos os envolvidos, principais páginas);

  • Cópia simples da certidão de nascimento e casamento (se for o caso);

  • Cópia da Carteira de Identidade; 6 fotos (3,5cm x 4,5 cm) para cada pessoa. Ver especificações das fotos nos guias na parte Appendix C.

  • Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo seu Estado;

  • Certidão De Distribuição Ações e Execuções Cíveis, Criminais e Fiscais. Retirar na Justiça Federal; Certidão de Antecedentes Criminais. Retirar na Policia Federal. (O post do dia 23/10 detalha direitinho como fizemos essa parte).

  • Anexar o CSQ via Immigration.
Feito isso, é necessário ligar no consulado para saber os valores das taxas no dia: 5509-4343. Digite 3, depois 2 e, para saber as formas de pagamento, digite 1 ao final da mensagem.
ATENÇÃO! O valor deve ser depositado na "boca do caixa" em dinheiro no banco Itaú (nº341) em nome de: Consulado Geral do Canadá, Ag.7055 C/C 37701-9. O comprovante original deve ser enviado ao consulado . Tire uma cópia desse comprovante e guarde-a com vc.
Coloque os formulários, as cópias dos documentos, e os antecedentes ORIGINAIS dentro de um envelope, não gaste dinheiro com pastas sanfonadas porque ele jogam fora mesmo...
Envie para:
Consulado Geral do Canadá
Setor de Vistos e Imigração
Centro Empresarial Nações Unidas – Torre Norte
Avenida Nações Unidas, 12901, 16º andar
04578-000 - São Paulo -SP - Brasil

Ou leve pessoalmente, de segunda à quinta-feira das 9:30 às 11h. Deve-se agendar antes.
Posteriormente,você receberá um número de processo que poderá verificar o status do processo pelo site do Consulado. Mas não tenha muita pressa pois o site não é atualizado com frequência.

Nessa etapa contamos também com a ajuda do site: http://www.brasilquebec.com/






quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Um pezinho em Montréal !!


Vou tentar descrever como foi a nossa entrevista hj às 10:00. Chegamos no hotel Crowne aproximadamente às 9:20 (isso porque saímos de casa às 8:30 e moramos à 15 minutos do local). Nos identificamos na recepção e precisamente às 10:00 a recepcionista nos chamou para subir. Eu estava super nervosa e nem conseguia ficar sentada aguardando,rss.. Já o Muryllo ficou sentadinho aguardando com toda paciência do mundo..
Bom, a Mme. Anne Legault nos recepcionou muito educadamente, achamos ela muito simpática e educada. Ela tem um jeito descolado de se vestir, cabelo assimétrico estilo Victoria Beckham enfim..
Começou explicando como seria a entrevista, pediu meu passaporte, em seguida meu diploma de 2º grau e da faculdade. Viu que eu fiz Sistemas de Informação e perguntou qual era a diferença entre esse curso e Ciências da Computação. "Ehhh hummm aahhh je pense que..." me pegou de calça curta nessa..ok..allons-y..

Solicitou então todos os contratos de trabalho, olhou rapidamente os documentos e ficou com o mais recente em mãos e começou a perguntar o que eu fazia, como era o meu trabalho. Ela não entendeu quando eu disse o que era 'reseaux de grand porte' (redes de grande porte). Ela pediu para escrever num papel, mas mesmo assim ela não entendeu. Expliquei então que eram redes de bancos, lojas que são nossos clientes. Ça va.
Perguntou se eu sabia falar inglês, respondi que "oui" e tive que parar para fazer o "switch", trocar o chip do francês para o inglês rsrs..a conversa fluiu bem, se interessou em saber porque comecei a estudar inglês desde os 16 anos e até conversamos sobre o nosso seriado preferido o Lost. Em seguida expliquei porque haviamos escolhido morar em Montréal e o que nós conheciamos do mercado de trabalho (nenhuma novidade até aqui).
Depois ela repetiu a sequencia com meu marido, Muryllo. Ele explicou que está terminando a faculdade esse ano. Explicou sobre o seu trabalho e mostrou a ela então o portifólio dele (aquela pasta enorrrme A3 que os arquitetos e desenhistas têm..

Uma breeeeeeeeeeeeeeeeeeeve pausa para ela preencher os formulários, e depois ficou procurando qual era a categoria que minha profissão se encaixava, ela precisa de um número que ela não estava encontrando..pegou um cd, depois um caderno AHHHHH ..eu olhava pros lados.. mas enfim, ela parou de escrever e....escutamos a tão desejada frase: vocês foram aceitos pelo Québec.

Ficamos muuuitos felizes, estamos mais empolgados ainda, e com um peso a menos.

Agora a parte inusitada da entrevista. Ela começou a explicar como proceder com a parte federal do processo e então perguntou se a gente já tinha assistido os vídeos do "J'adopte un pays". Peraí !!! Ela perguntando isso? :D Patrick e Valéria, vcs já são popstars nas entrevistas de São Paulo !! Foi engraçado porque o casal são nossos amigos e eles nos tinham escrito uma carta. Foi aí então que o Muryllo sacou a carta e viu a oportunidade de mostrar a ela. Ela se surpreendeu e leu a carta todinha hehe

A impressora funcionou bem, bem mesmo, pois teve que imprimir duas vezes meu CSQ porque imprimiu meu sobrenome errado. Mas deu tudo certo.

Agradecemos o apoio dos familiares e amigos que nos incentivaram, que acreditaram na gente e que compreenderam todas as vezes que desmarcamos compromisso para estudar francês.

Um grande beijo a todos !!

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Saga dos Antecedentes Criminais

Para quem vai adiantar os antecedentes criminais para o processo de Québec (parte Federal), vou descrever o que precisa e o que fazer para agilizar.
São necessarios:
  • Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelo seu Estado - Tem que ser a emitida pelo próprio órgão ou no poupa-tempo. A online não é válida.
  • Certidão De Distribuição Ações e Execuções Cíveis, Criminais e Fiscais. Retirar na Justiça Federal no próprio site - A online é válida, confirmado com a própria Maria João do consulado.
  • Certidão de Antecedentes Criminais. Retirar na Policia Federal. Preencher o formulário que está no próprio site . Levar o formulário impresso e cópia do RG;

Agora da Polícia Federal que é o enrosco. Se vc não é de SP, maravilha. Mas se vc é de SP e tem pressa, aconselho a verificar no site qual a unidade da PF mais próxima fora de SP e solicitar os antecedentes. Porque em SP está demorando mais de 40 dias.

Pois bem, fomos bem cedo à Campinas hj, confesso que demorou mais tempo pra achar a unidade da PF do que fazer a própria solicitação! E para sair da cidade também nos perdemos rsrs..

Foi bem rápido o "passeio", mas achei a cidade muito bonita viu..grande, mas mais tranquila que SP.

sábado, 13 de outubro de 2007

A fila andou !!

Depois de aproximadamente 40 dias angustiantes, chegou o email do Bureau confirmando nossa entrevista para o dia 8/11/07. Achei que a ansiedade ia passar, mas ficou pior porque a data está bem próxima e começou a dar um frio na barriga.
Começamos então a treinar as perguntas da entrevista. Foi retirado de um site que irei publicar posteriormente. Foi aí então que percebi que faltava treinar como eu explicarei o que eu faço no trabalho em francês (detalhe que até em português é difícil explicar) e os motivos que nos levaram a escolher o Québec. Essas duas questões são as que eu achei mais difíceis.
Fora isso precisamos fazer nosso currículo em frances e preparar a apresentação para mostrar ao entrevistador.
Nosso professor de frances está nos auxiliando com as questões da entrevista e vamos treinar duro até o dia D.
Detalhe que eu sempre fui uma pessoa que nunca tive problemas para dormir, no entanto, com essa preocupação já estou perdendo o sono (é só reparar no horario que publiquei esse post..). Até o Muryllo já foi dormir..e eu vou tentar fazer o mesmo..

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Convidamos todos a assistir o programa criado pelo jornalista Hector Villar da RCI: "J´adopte un pays", que acompanha toda a trajetória de imigração dos nossos amigos Patrick e Valéria desde a partida do Brasil, com direito a uma rápida aparição nossa e o carro da minha tia no começo do vídeo...rsrs.. Os efeitos especiais do vídeo são muito legais, assim como a edição também. Adorei! A cara de assustado que o Patrick faz no avião quando chega em Montreal é muito engraçada, mesmo sem querer...
Vale a pena assistir!!

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Convocação para a entrevista !!

Acabamos de receber o email da Valeria Godoy, do escritório de imigração em Buenos Aires, informando que fomos convocados para a entrevista! Será em novembro deste ano aqui em São Paulo. No email informa para aguardar maiores detalhes para a data em definitivo.
O processo está caminhando mais rápido do que esperavamos. Estou num misto de felicidade com nervoso.
Liguei para o meu marido, que estava numa ligação e não entendeu a minha afobação, (estava ligando e digitando no gtalk ao mesmo tempo rs..) e quando contei a ele, um breve silêncio (acho que pra cair a ficha) e depois a felicidade e uma enxurrada de perguntas: "será que vai dar tempo?", "marcamos mais aulas pra treinar?"...
Essa imagem reflete exatamente o que queria fazer aqui no trabalho (risos). Porém vou me conter até o último estágio.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Vídeos da Reportagem da Record

Segue a reportagem completa da Record sobre o documentário realizado no Canadá. A qualidade não ta muito boa, mas para quem perdeu (como eu) pode ter uma ideia..

Parte 1


Parte 2


Parte 3



Parte 4

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Processo de Québec x Processo Federal


Esse post é destinado às pessoas que estão pensando em fazer o processo de imigração, mas não sabem ao certo qual dos dois processos escolher. Vou começar pela definição do programa de imigração do Canadá.
O Canadá possui um processo de imigração desde 1869, segundo o portal de imigração (CIC - Citizenship and Immigration Canadá), sendo aprimorado ao longo destes anos.

Por que o Canadá abriu suas portas para os imigrantes? Dentre os ENE motivos que eu poderia citar, vamos ao mais lógico e objetivo: o país tem o crescimento vegetativo baixo e está ficando velho, ou seja, com muitas aposentadorias para pagar e sem trabalhadores qualificados suficiente para sustentar essa demanda.

Ao aplicar para residente permanente no Canadá, você tem 2 opções:

Processo Federal (todas as províncias do Canadá, exceto Québec) - você tem que fazer o teste do IETLS para comprovar seu nível de inglês, mas não existe entrevista. É uma avaliação objetiva por pontuação. Na minha opinião é um pouco mais exigente, mas é bem mais transparente. Ou seja, por não ter a entrevista, você não tem surpresas.
Processo Québec - é a única província que pré-seleciona seus candidatos separadamente das demais, está dando mais incentivos financeiros e exige menor comprovação financeira, em contra-partida pede que você estude francês (faz entrevista em francês), mas paga um curso de francês com salário ao chegar no Canadá.


1º Passo: Agora que já foi apresentado cada um dos processos, cabe a você pesquisar e escolher qual processo mais lhe convém. Leia nos portais de imigração com atenção a diferença de requisitos entre os processos, faça os testes on-lines (é de graça, anônimo e pode ir variando os quesitos para ver o que precisa melhorar para ser aprovado):

Federal - Tem que fazer 67 pontos pelo menos.

Québec - Clique em begin the evaluation (tem versão em francês, se achar mais fácil). no final do teste diz se você tem chances ou não. Nosso processo foi por Québec e estamos aguardando a marcação da entrevista para recebermos os vistos de residentes permanentes (é como se fosse o green card canadense, mas BEM MELHORADO porque o governo canadense tem um programa estruturado para o imigrante e você recebe alguns benefícios a mais). É importante saber que você escolhe o caminho que quer fazer o processo, mas depois de estar com o visto pode morar em qualquer província do Canadá.

Outras dicas fundamentais:

  • Participe do grupo de discussão Canadá Immigration . Na parte de arquivos deste grupo há muita informação importante. Veja os links no guia ao lado direito “Por dentro do processo de imigração”.

  • Participe das palestras realizada pelo governo de Québec

  • Leia blogs de pessoas que para ir ou que já estão lá. Eu acompanho uns 10! hehe

sábado, 18 de agosto de 2007

Reportagem sobre imigrantes no Canada

A ansiedade segue firme. Não temos novidade. Não chegou nenhum email do escritório de imigração ainda. Contudo, posto aqui uma reportagem realizada pela Globo Internacional a qual achamos muito interessante e nela sintetiza a razão pela qual estamos realizando o processo de imigração. Enjoy!



Se não conseguir abrir o video direto do blog, clique aqui.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Canada e imigração na mídia



Essa semana inteira (de segunda a sexta) a Record fará uma matéria especial dentro do Jornal da Record (às 20:00) sobre o Canadá. Não sei qual será o conteúdo da reportagem


E mais :
Saiu na Folha ontem, dia 05/08:


Países incentivam imigração de trabalhador qualificado

Canadá e Austrália são exemplos de locais que selecionam estrangeiros
SILAS MARTÍ COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Trabalhar fora do país é o sonho não apenas de quem tenta escapar do desemprego via aeroporto. Profissionais qualificados, diplomados e com experiência em suas áreas também estão rumando ao exterior -a convite dos anfitriões.Os governos de países como a Austrália, o Reino Unido, a Nova Zelândia e o Canadá abriram processos seletivos para recrutar profissionais em falta por lá.Ao mesmo tempo, empresas da Holanda, da Itália, de Angola e da África do Sul estão de olho em brasileiros para suprir o déficit de pessoal qualificado.A Folha selecionou territórios onde especialistas brasileiros podem ser bem recebidos.Andréa Cabañas, 35, é um exemplo. Depois de fazer quatro vezes uma prova de inglês e passar por outros exames, a relações-públicas conseguiu um visto de trabalho e está de malas prontas para a Austrália.O marido, Augusto, que é dentista, vai junto. "Queremos ter filhos num lugar com segurança e boa escola pública", diz.O perfil do casal, jovem e sem filhos, está entre os mais desejados pelos países que tentam rejuvenescer a população. A possibilidade de ter filhos vale mais pontos na classificação dos governos estrangeiros, que usam um sistema numérico para decidir quem terá o visto.O engenheiro de minas Ricardo Grandi, 26, descobriu que poderia ganhar dinheiro na África. Aproveitando que poucos se formam nessa área, ele prolongou em dois anos o estágio em uma mineradora de ouro em Gana e na África do Sul.Com o aumento do preço dos metais, está em alta a demanda por profissionais como ele. De volta ao Brasil para terminar a faculdade, Grandi diz estar se preparando para voltar em breve. "Um recém-formado vai ganhar aqui, com sorte, R$ 4.000. No exterior, o valor sobe para US$ 5.000", explica.A lista de problemas a enfrentar, no entanto, também é grande. Entre eles, o choque cultural e o custo de vida local -que pode diluir o alto salário.Rodrigo Ramalho, 24, já é um veterano do setor aéreo. Passou por Vasp e American Airlines e agora vai viver em Doha, onde será comissário de bordo da Qatar Airways. "Estou muito animado. Há funcionários de mais de 80 nacionalidades."

Bisous et à bientôt!

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Aviso de recebimento em B.A. - Réception du dossier


Amigos,

Ontem recebi por email a confirmação do escritório de imigração de Buenos Aires do recebimento dos nossos documentos . As mãos começaram a suar e perdi a respiração. Credo né..que afobada que eu sou..nem começou o processo direito ainda rsrs!! Segue um trecho da carta:

"Madame,

Nous confirmons la réception de votre dossier et du formulaire de paiement par carte de crédit nous autorisant à débiter les frais afférents à l'étude de votre Demande de certificat de sélection du Québec.

Vous recevrez une correspondance de notre part au cours des trois prochains mois vous informant de la suite que nous donnerons à votre dossier.

Nous tenons également à vous souligner que la teneur de nos dossiers étant strictement confidentielle, nous ne donnons aucun renseignement par téléphone sur des demandes d'immigration.

Nous vous remercions de votre intérêt pour le Québec et vous prions de recevoir, Madame, l’assurance de nos meilleurs sentiments".

Isso significa que receberemos outro email daqui certa de 3 meses para dizer se os documentos estão corretos ou se está faltando alguma coisa e quando será marcada a entrevista.

um beijo!

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Primeira fase cumprida!

Hoje é um dia importante para nós. Demos o primeiro passo para o processo: enviamos os documentos para o escritório de imigração em Buenos Aires. Quase chorei no correio rsrs.. É só o começo, porém estamos felizes com a decisão, afinal nada acontece se você não tomar uma atitude. Estou tomada por um misto de felicidade e ansiedade, pois agora sabemos que vamos ter que estudar francês bem mais do que antes.
Quando estava vindo para o trabalho, tomada por euforia, escutei uma musica que parecia que havia sido escolhida pra mim naquele momento: Dancing Queen. Aumentei o som e cantei alto. Bem ao meu estilo mesmo. Rsrs..
E é isso. Agora é estudar mais ainda porque o negócio ficou sério!

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Dia internacional do amigo / Le jour international de l´ami

Como eu não sabia como começar esse post, resolvi procurar no dicionário a primeira definição para a palavra ‘amigo’, tão foi a minha surpresa quando constatei dois significados para a mesma palavra:
Amigo - O que quer bem. – Nossa, li e reli várias vezes. Como o autor do dicionário pode sintetizar em tão poucas palavras o que é o amigo. Mas, não satisfeita com essa única definição, procurei no mesmo dicionário a definição para a palavra ‘amiga’. Veja só:
Amiga – Mulher ligada a outra por sentimentos de afeição. – Fiquei nervosa, claro..Por que a definição de amiga tem que ser diferente da definição de amigo? Tinha gostado tanto da primeira definição..Bom, enfim, não vou me prender a isso. Até porque eu não preciso de um dicionário pra me explicar o que é um amigo. Acho que ao longo dos meus 25 anos eu já posso perceber quando uma pessoa lhe quer bem ou quando ela se aproxima por interesse..
Quando saí do metro hoje de manhã fui tomar o tradicional café antes de ir ao trabalho e no jornal Destak (aquele que distribuem gratuitamente) e havia um outra capa (contracapa que fala??) escrito na página inteira assim: auau au au-au ... – rsrsrs achei que estava dormindo ainda, ou que o jornal estava com algum problema, mas logo embaixo constatei que era uma propaganda da Purina homenageando o dia do amigo. Ufa ! Ainda estou enxergando bem rsrsrs.. Fiquei feliz e já comecei a pensar no que ia escrever hj.

Queria deixar registrado aqui a minha satisfação por ter bons amigos ao meu redor. O que seria da nossa vida sem eles não é mesmo? Seja ele um amigo próximo, que vc tem o privil égio de ver toda a semana, ou seja ele virtual, aquele que vc conversa por email, msn, orkut, blog..não importa..Cada um tem uma história de vida ou uma história pra contar, que diga-se de passagem, adoro escutar e botar minha opinião quando posso.
Sem mais delongas, se quiser mais uma definição bunitinha de amigo, veja esse aqui!


Filme para ver hj: “Casamento do meu melhor amigo” – Já vi umas trocentas vezes, mas amo de paixão!


Musica: “Amigos para siempre” – Ah não torce o nariz vai. É bonita!


Um abraço bem forte pelo dia de hj (por mais que eu não seja lá mto boa com isso), um beijo e um bom final de semana.

Ps. Sobre o processo, não há muitas novidades porque não foi enviado ainda à Buenos Aires..brincadeira né.. falta um comprovante do Mackenzie da parte do Muryllo pra comprovar que ele cursa a faculdade. Da semana que vem não passa !

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Tudo pronto pra embarcar !!

Calma amigons, não estou falando de nós e sim de dois casais amigos nossos: o Patrick e Valéria de São Paulo e o Franklin e Amanda de Cuiabá. É com muita alegria que ajudaremos a despachá-los nesta próxima terça feira hehe

O Patrick e a Valéria nós conhecemos no encontro promovido aqui em SP de futuros emigrantes e logo começamos a trocar figurinhas sobre o processo. Eles nos ajudam pra caramba tirando nossas duvidas, é uma pena que devido a distancia e acho que à correria também nos impediu de realizar mais encontros.

Já a Amanda e o Franklin não conhecemos pessoalmente ainda, conversamos via blogs. Tivemos uma única oportunidade de conhecê-los quando fomos a Cuiabá mês passado porém eles estavam no Pará.

Tudo bem amigos, tenho certeza que teremos mais oportunidades, seja aqui ou no Canadá. ;)

Graças à minha tia, que tem um carro que mais parece uma van (Doblô), vai ter bastante espaço para levar todas as bagagens. Não sei se vai ser o suficiente né, porque pelo ultimo recado que a Amanda me deixou, acho que ela tá levando baaaastante coisa.

Mesmo não tendo entrado no processo ainda, fico imaginando o que vou levar. Percebo que eu tenho bastante coisa pra doar e me desfazer. Aquelas roupas que vc alimenta esperança de que um dia ainda vai usar, ou a minha coleção enorme de cds que não escuto mais nenhum, pois não tem praticidade..tenho vontade de passar todos os cd´s para mp3, aí sim ficaria legal. Porém não tenho nenhuma paciência para fazer isso..

Como levar tudo o que temos no computador? Gravamos tudo no HD e levamos só o HD pra Montréal? Será essa a solução?

Bom, acho que me empolguei, nem estamos nessa fase ainda rss..

Vou voltar a estudar francês pois será mais útil nesse momento..

Bon fin de semaine à tous(tes) !!!
Bom final de semana à todos(as) !!!

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Voltando à realidade..

Oi Pessoal, nos perdoem por ficar tanto tempo sem escrever. Estávamos de férias e decidimos aproveitar mesmo. Como o preço da passagem de avião estava em conta, decidimos ir de avião para Rondonópolis, no Mato Grosso, onde o pai do Mu mora juntamente com sua esposa. Foram 8 dias maravilhosos. Rondonópolis é um lugar super quente (pra que gosta né) e a temperatura mais baixa que pegamos foi 35° hehe, De noite fez um friozinho agradável.
Visitamos vários pontos turísticos incluindo cachoeiras e piscinas de águas quentes naturais. Aliás, cachoeira é o que não falta em Mato Grosso. Eu as vezes parava e refletia, nossa, que abundancia, de onde vem tanta água? Como são lindos os nossos recursos naturais. Tem muita terra lá pra comprar, plantar, enfim investir. Muita terra mesmo. E barata.
Algumas curiosidade e comparações de Rondonópolis:
· Todo mundo tem cadeira de fio em casa. Não sabe o que é? Da uma olhadinha nas nossas fotos. Eu paulista né, acostumada com o tempo nublado sem graça que faz aqui, acordava e nem colocava roupa, era o biquíni direto hahaha..pegava a cadeira de fio e ia tomar sol no quintal. Nossa como adorei fazer isso. Eu e meu livrinho de palavras cruzadas, meu amigo inseparável rsrsrs
Mais uma coisa referente a isso. O povo lá gosta de pegar essas cadeiras também e colocar na calçada na frente da casa pra conversar. Achei isso o máximo porque até parece que isso seria possível em SP. Vc seria incomodado por pedintes ou mesmo ser assaltado.

· Cachoeiras. Tem muitas, as que fomos são: cachoeira que fica dentro do sitio do pai do Mu, Cachoeira do Bispo (R$ 4,00) em São Lourenço e Cachoeira da Fumaça (R$15,00) em Jaciara. Essa ultima é uma fazenda totalmente estruturada para receber turistas. Logo quando vc chega, já escuta o barulho da cachoeira e já imagina o tamanho dela. Na entrada vc se deparava com uma fantástica piscina com fundo de pedra. Pensei, nossa né, se eu ficar dia inteiro nessa piscina já valeu os 15 reais hahahaha Mas lá ainda tem a cachoeiras e trilhas para ver outras quedas dela. E ainda uma trilha para uma gruta e ainda outra piscina de fundo de pedra com tobogã onde eu dei uma bela esfolada no braço aiiiiiiiii.. Fala sério né, não cai nas pedras e fui me esfolar no tobogã :P

· É raro ver carro velho na cidade. O comum lá é ver Hilux, S10, F250 e muitas pickups afins. O pessoal gosta muito do Corolla. Nunca vi tanto Corolla numa cidade. São raros os carros populares, os que eu vi são de empresas. O pessoal menos abonado anda de moto. Inclusive as mulheres! Aqui em SP é raríssimo ver mulher pilotando moto, mas lá é super comum.

· Moto-táxi. Nunca tinha visto. Homens e mulheres trabalham com o moto-taxi.

· Carne lá é muito barata em comparação a SP. O quilo do filé mignon lá é R$7,00. Será que é porque tem muita cabeça de gado lá? Rsrs..
Inclusive, se vc comprar carne em grande quantidade, nos falaram que vc pode comprar carne por arroba.

· O povo é chegado num dedinho de prosa. Dê uma chance a pessoa e vc conversará por um bom tempo. Nos divertimos no bar trocando idéia com o garçon, que até nos presenteou com um chopp; E na sorveteria conversamos bastante com os donos tb.

· Papagaio solto nas árvores e nos telhados das casas; Vc já viu isso? Veja nas nossas fotos. Fiquei tão maravilhada, só faltou chorar. E ainda vi diversos tipos de pássaros em São Lourenço (cidade próxima de Rondonopolis). La acordamos com barulho de Maritacas hehe.

· Chega de ponto positivo né. As roupas são bem mais caras. Bati perna numa rua do centro que equivale a Rua Voluntários da Pátria ou Teodoro Sampaio em SP e achei as roupas muito caras; Os calçados são um pouco mais caro, mas a diferença não é exorbitante, dá pra encarar. Mas as roupas não da pra encarar não..o pessoal deu a dica. Eles vão pra Goiânia. As roupas lá absurdas de barato. Dizem é que 3 blusas por R$10,00. Vai saber a qualidade dessas roupas né..Será que nossos amigos de Cuibá ou de Jampa podem opinar sobre isso?

· Vc acha que lá a mulecada escuta musica sertaneja? Nada..o pessoal escuta musica eletrônica nos carros e no posto de gasolina bem alto. E pancadão tb (arggh!). Inclusive tem uma radio que toca uns sets de musica eletrônica tipo balada mesmo. Uma musica mixada na outra, adorei. Aqui em SP a musica eletrônica ta perdendo espaço para a musica Black, a qual eu detesto.

· Ah, viajar é tudo de bom...poderia escrever mais um milhão de coisas aqui..mas resumindo, recomendo fortemente conhecer o Mato Grosso. Faltou visitar a Chapada dos Guimarães; Mas isso é desculpa pra voltar lá rsrsrs..Todas as fotos da viagem estão no album. Fale comigo que eu tenho varias dicas para viajar mais barato e pontos turísticos legais para visitar. Meu próximo sonho é ir pro Pará;


Um grande abraço a todos!

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Juntando os documentos. Que papelada!



Essa semana compramos 2 pastas como essa ao lado para organizar os documentos a serem enviados. Estão faltando apenas dois documentos para tirar xerox de todos e enviar para Buenos Aires (onde fica o escritório de imigração do Québec mais próximo do Brasil).
Abaixo segue a relação de documentos necessários para um casal sem filhos (nosso caso):

1 – Curriculum Vitae do(a) requerente principal e esposa(o) ou conjugue de fato, se for o caso.

2 – Uma solicitação de Certificado de Seleção do Québec para o(a) requerente principal e um para o(a) esposo(a) ou conjugue de fato.

3 – Taxas de processamento da Solicitação de Certificado de Seleção do Québec.

4 – Anexo: Declaração de esposo ou conjugue de fato, se você é casado(a) ou conjugue de fato (pessoas não legalmente casadas que vivam maritalmente a pelo menos 1 ano).

5 – Diplomas e certificados de escolaridade do(a) requerente principal e da(o) esposa(o) ou conjugue de fato.

6 – Provas do emprego atual e dos empregos passados – últimos 10 anos – para o(a) requerente principal e para o(a) esposo(a) ou conjugue de fato. Nós aceitamos como provas: o último recibo de pagamento, indicando a data de entrada nos correios, assim como a data do último depósito e/ou um atestado das contribuições feitas ao fundo de aposentadoria nacional (INSS no Brasil), e/ou uma carta de seu empregador indicando a duração do emprego e as funções do posto ocupado.

7 – Preencher o formulário de autonomia financeira e adicionar as provas financeiras (extratos de conta bancária dos últimos 3 meses) ou um documento com assinatura autenticada, no qual deve constar que você se compromete a ter a reserva financeira exigida pela imigração no momento da ida ao Québec.

8 – As cópias das páginas do passaporte contendo a foto e identidade (válida por pelo menos 12 meses), para o(a) requerente principal e para o(a) esposo(a) ou conjugue de fato.

9 – Uma foto (do tamanho da foto do passaporte) recente de cada pessoa mencionada no formulário, colada ao campo reservado para este efeito no formulário.

10 – Certidão de nascimento do(a) requerente principal e do(a) esposo(a) ou conjugue de fato.

11 – Provas de estado civil: certidão de casamento, atestado de óbito do(a) esposo(a), de divórcio, de adoção. De guarda legal, etc.

12 – Atestados do curso de francês ou do seu nível em francês – para o(a) requerente principal e um para o(a) esposo(a) ou conjugue de fato.


A lista de documentos na íntegra, ou seja, incluindo outras informações (como um casal com filhos, por exemplo), pode ser encontrada no link do escritório de imigração do Québec em Buenos Aires.

O preenchimento dos formulários é simples e os documentos exigidos são fáceis de conseguir, além do mais os mesmos devem ser apresentados em cópias simples, sem a necessidade de autenticação. O único documento que necessita autenticação é a carta de comprometimento financeiro, pois esta dever ser levada ao cartório para ser reconhecida a firma do (a) requerente principal.


(Crédito desta relação de documentos vão para nossos amigos Patrick e Valéria)


Por enquanto essa são as novidades..vou finalizando por aqui porque eu vou cobrar a mulher do RH que me prometeu o documento 6 para hj !



Um abraço e bom final de semana a todos!

Obrigado por todas as mensagens carinhosas que estamos recebendo :)


Muryllo e Vanessa



sexta-feira, 1 de junho de 2007

Primeiro post ou notre première post !!!

Dois meses depois do nosso casamento, resolvi retomar a construção do Blog. Com as tarefas de pesquisa do processo de migração, sobra pouco tempo para dedicar ao Blog. Mas hj montei um pouco, e ja da pra ir postando ao longo dos dias. O mês de junho marca o início do processo de fato, já que, depois de 1 ano e meio tanto pesquisar sobre o processo e 1 ano de estudo do francês, chegou a hora de colocar em prática tudo o planejamos. Agradecemos o apoio dos amigos e parentes que nos incentivam para que esta jornada se concretize com sucesso.