terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Acabou a francisação, e aí?

  Semana passada acabamos a francisação e faz um tempo já que estávamos planejando o que fazer depois que acabasse. Vou relatar as nossa escolhas e depois vou detalhar como fizemos e deixar os links para que vcs pesquisem e façam suas próprias escolhas.
  Por conta da crise americana, sentimos que o mercado está um pouco parado. Ou seja, nem eu, nem o Muryllo conseguimos um trabalho na nossa. área. Eu, por causa do inglês, o Mu talvez por causa do layout do currículo ou porque a área dele exige conhecimentos em programas específicos (Inventor, SolidWorks e After Effects por exemplo). Por isso, pesquisei bastante o mercado e decidi fazer uma formação rápida para ser bancária. É um curso de 3 meses e antes de terminar oferece um estágio remunerado em uma instituição financeira. Já o Mu vai fazer um curso de um mês que prepara o imigrante para o mercado de trabalho. Esse curso ensina como fazer um currículo nos moldes daqui, simulação de entrevista, como procurar emprego, etc..
  No começo a gente achava que não ia ser necessário, afinal, brasileiro por natureza sabe que a competição por um emprego no nosso país é acirrada. Mesmo para conseguir um estágio a gente lembra que tinha várias fases e desafios. 
  Aqui é diferente, tem competição, mas não como no Brasil. Quando vc lê uma oferta de emprego, os requisitos são muito claros, e se os atender, vc tá dentro. Simples assim. O difícil é atender os requisitos. É aí que o bicho pega. Como já descreví acima, o que falta pra mim é a fluência no inglês e o Mu experiência nos softwares que os profissionais da área dele utilizam aqui.
  O Emploi Québec é um orgão do governo que, dentre diversas funções tem como objetivo orientar as pessoas em como achar um emprego. Quando vc chega aqui, a primeira coisa a fazer é fazer uma entrevista com um agente de emprego e ele se torna seu agente. Seu mentor, digamos assim. É uma ótima maneira de mostrar ao governo : "Olha, tô aqui. Já cheguei no Québec, tenho diploma, expêriencia e tô disponível para o mercado!" Porque lá, vc conversa com o agente, expõe suas idéias e ele te fala se vc ta no caminho certo ou não. 
 E foi aí que aconteceu comigo. Pouco antes de terminar a francisação, comecei a pesquisar o que faria, e foi aí que encontrei o curso que achei perfeito. Entrei no site do CEGEP para obter mais detalhe e ví que ia ter uma seção de informações. Assisti a palestra, fiz perguntas, e no final decidi que era a escolha certa. Feito isso, marquei uma entrevista com o meu agente de emprego, mostrei o curso que queria fazer. Ele não concordou porque não era na minha área. Mas eu expliquei a ele que era uma formação rápida e que ia proporcionar uma oportunidade de entrar no mercado. E outra, falei pra ele, que era só uma porta de entrada, que depois eu ia ver um curso para fazer a noite depois que eu tivesse começado a trabalhar. Ele gostou do meu empenho e por final aceitou em pagar a formação. Ufa! Conversamos por mais de uma hora! Mas ele é ótimo, ele só não estava concordando porque eu já tenho um bacharel e que eu deveria continuar na busca de um emprego na minha área. Eu repliquei dizendo que não tinha problema em dar um passo pra trás se eu tivesse trabalhando feliz. Fiz a inscrição no CEGEP, feliz da vida e agora vou estudar pra fazer o vestibulinho semana que vem.
  O Mu vai conversar com o agente dele e vai levar o material dos organismos que oferecem o curso que vos falei acima.
  E é isso..É muita informação né, mas são coisas que vc só absorve quando já está aqui. De tudo que eu falei, os mais importantes são:
* Estude inglês antes de vir
* Faça um curso preparatório para o mercado quando chegar
* Obtenha um agente de emprego ao chegar
  Digo isso, porque até vc ser chamado para fazer a francisação, dá tempo de fazer tudo isso, e aí antes mesmo de terminar vc pode já estar empregado na sua área.

Cursos preparatórios para o mercado:

Links de cegeps do Québec:
Féderations des cégeps du Québec - Para achar o endereço do cegep que lhe interesse
SRAM - Service Régional d'Admission du Montréal métropolitain - Para consultar os programas que são oferecidos e fazer o requerimento de adminissão em um cegep de Montréal (vc pode fazer a inscrição pessoalmente também, como eu).

  Qualquer dúvida, é só me escrever.

Bisous et bonne semaine!!

21 comentários:

O casal disse...

olá vanessa.
gostei mt do seu post! bem esclarecedor...

fiquei, no entanto, com uma dúvida: para se ter bolsas em qq curso q se faça no Québec, seja CEGEP, seja bacharelado, por exemplo, eu tenho q ter a aprovação de um tutor para que o Governo me dê bolsa e pague os estudos?
Digo isso, pq sou arquiteto... e sei q é mt difícil validar o diploma aí e entrar no mercado. Juntando isso ao meu desencantamento com a profissão, queria recomeçar em outra área. Talvez até fazer um novo bacharelado. Será q eu conseguirei bolsa e tudo o mais? Preciso ter alguma aprovação de um tutor para isso?

Obrigado e parabéns pelas conquistas e pelo blog!

João.

Vanessa e Muryllo disse...

Agora vou tentar responder o que vcs me perguntaram no blog. Para um curso universitário de 1er cycle não tenho certeza se o governo paga, mas é 90% q não. Até pq tenho uma amiga que está fazendo fisioterapia e financiou o curso pelo banco. Mas ela terá q pagar qdo terminar.

Fernanda disse...

Olá! Ótimo post, gostei muito das dicas! Gostei muito da dica do curso rápido, eu mesma estou pensando em fazer um desse tipo quando chegar aí.

Abraços,

Fernanda

Jão disse...

Eita quanta informação.

Eu também sou da área de TI e me preocupo um pouco sobre o mercado, vo continuar o francês pela francisação online e já me inscrevi num curso de conversação de inglês.

Me tira uma dúvida, você disse que o que pesou foi o Inglês, mas teve muita oportunidade? apareceram muitas vagas? você fez muitas entrevistas? ou o mercado está parado messssmo??

Boa sorte para vocês nessa nova empreitada e o importante é estar feliz e com saúde, isso de dar um passo atrás as vezes é mais do que necessário para olharmos as coisas com mais tranquilidade e darmos vários outros para a frente.

Abraços,

João e Claudia
http://brincandonogelo.blogspot.com

Graziela Esteves disse...

Nossa Van, qta coisa, hein?
Me deu um friozinho na barriga de ir e não conseguir trabalho...
Minha área (audiologista) tb requer um processo difícil e longo de validação de diploma e eu queria muito trabalhar em outra área enqto isso acontecia. E agora?
Obrigada pelas suas dicas!
bjs

Fernanda disse...

"pesquisei bastante o mercado e decidi fazer uma formação rápida para ser bancária. É um curso de 3 meses e antes de terminar oferece um estágio remunerado em uma instituição financeira"
Me tira umas duvidas... Vc é bancaria? Emprego em banco tem um salario legal? É facil conseguir emprego em banco? Qual o nome desse curso? Onde eu me matriculo para fazer esse curso?
Te pergunto porque eu sou bancario a quase 7 anos estou indo pro quebec em junho... E gostaria de continuar trabalhando na aerea financeira
Parabens pelo relato e fico no aguardo pela tua resposta
Grato julio

Fernanda disse...

correcao eu estou indo pra Montreal
julio

Vanessa e Muryllo disse...

Respondendo às questões do Jão, fiz muitas entrevistas, só não comecei a trabalhar por causa disso mesmo. Pra quem fala bem as duas linguas certamente encontra emprego rápido. Como dois amigos meus que trabalham na SITA, por exemplo. É uma multinacional que presta suporte aos aeroportos ao mundo inteiro.
Somado a esse problema do bilinguismo, tem a crise dos EUA que afeta diretamente o Canada, não com a mesma intensidade, mas esfriou um pouco as contratações sim.
Mas vcs estão no caminho certo, estudem frances e ingles, vcs irão utilizar bastante.

beijos

Vanessa e Muryllo disse...

Oi Gra !!

Acredito que vc poderá trabalhar em alguma coisa mais próxima da sua área enquanto vc espera a validação do seu diploma. Já que vc já tem experiência em trabalhar com pessoas da 3 idade, acredito que vc poderia fazer algo relacionado aqui. Por exemplo, trabalhar como técnica, juntamente com alguém da área. É assim q os engenheiros e arquitetos fazem enquanto nao validam o diploma. Trabalham como técnicos, exercem suas funções mas nao podem assinar os projetos, entende? Mas vc já vai ganhando experiência canadense na sua área.

beijoss!!

Vanessa e Muryllo disse...

Oi Julio, não sou bancária, mas sei aqui pode-se fazer uma carreira estável como no Brasil e com mais flexibilidade de horários. Comecei a me interessar pela possibilidade desde q eu estava no Brasil, já que tenho parentes que fizeram carreira em instituição financeira. Quando cheguei aqui e me deparei com a dificuldade de arranjar um emprego na minha área, ví a carreira de bancária como uma nova oportunidade surgindo.

abs!

Fernanda disse...

Ei, mas o curso de bancario que vc mencionou que era de 3 meses com estagio remunerado tu viu onde?
grato julio

Anônimo disse...

Como é isso de "agente de emprego" qualquer imigrante pode ter ou tem que estar no BS?

Vanessa e Muryllo disse...

O curso é oferecido pelo colégio Bois-de-Boulogne: http://www.collegebdeb.qc.ca/ , o curso chama-se: CAISSIER(ÈRES) DANS UNE INSTITUTION FINANCIÈRE http://www.collegebdeb.qc.ca/?261498BC-5221-4FFB-B174-C5FEA08D3EE6

abs

Vanessa e Muryllo disse...

Qualquer imigrante que more no Québec. Para as outras provincias do Canadá não sei como funciona.

Graziela Esteves disse...

Van,
obrigada pelas dicas, me animei mais e vou mandar brasa na documentação para o consulado!
Super beijo.

Anônimo disse...

Nossa! Adorei o post... bem informativo e passando bem a realidade desse momento de crise para quem está procurando emprego por aí.

Se encaixou ainda melhor para mim e para meu noivo pq eu sou webdesigner e ele engenheiro de testes de softwares. Vou começar a prestar mais atenção nos softwares que eles solicitam nas vagas que chegam e vou lembrar dessas dicas quando chegar aí. Obrigada!

Acho que só vamos chegar aí no meio de 2010, espero que o mercado tenha melhorado até lá. Desejamos muita sorte pra vcs nesses planos e que consigam logo uma colocação legal.

Um abraço,

Maíra e Flávio.
(http://canadafm.wordpress.com)

A.Leão disse...

Oi Vanessa.Tudo bem??
Acabei de chegar em Montreal e se nao fosse pedir muito,sera que vc poderia me enviar(se for por email,melhor ainda) o endereco e telefone do seu agente de emprego?Iria me ajudar muito :)

Um bjo e desde ja muito obrigada :D

Vanessa e Muryllo disse...

Oie A. Leão, como não tenho seu email, vou responder aqui mesmo. Vc disse q acabou de chegar aqui né, vc já foi no MICC fazer aqueles cursinhos de integraçao? Ou solicitar a francisação (se for fazer). Se não, veja nesse link qual o endereco mais proximo : http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/coordonnees/adresses-quebec.html .
Já o agente de trabalho, vc deverá ir no CLE (Centre Local d'Emploi) mais próximo do seu endereço tb: http://www.mess.gouv.qc.ca/services-en-ligne/centres-locaux-emploi/localisateur/services.asp
Espero ter ajudado!

bjs!

Elaine Alves disse...

Van,

Super informativo este post.
ADOREI!!!
Vou fazer a pesquisa nestes sites para procurar um curso técnico.
Esses cursos técnicos são de graça?
Logo, logo estarei aí em Montreal, estou esperando o pedido de exames médicos, se tudo der certo em meados de agosto/setembro estarei chegando aí. Gostou da francisação? Deu para aprender legal? É do ritmo da École Quebec?

Beijinhos,

Elaine.
http://era-do-gelo.blogspot.com

A.Leão disse...

gente,mto obrigada pela ajuda.Estava meio perdida pq acabei de chegar e nao precisei de francisacao!Vou procurar o agente de emprego do meu bairro :)
Um abraco e mais uma vez,mto obrigada :)

Anônimo disse...

Vanessa,

Parabéns pela sua inicitaiva ! Adorei o seu raciocinio......
As vezes na vida temos que dar um passo para trás antes de dar varios passos em frente logo em seguida !
Deus deu Olhos para aqueles que possam ver ! O que esta passando no Mundo é exatamente isto, uma Recessão perante os olhos dos cegos, um momento de reflexão perante os olhos dos sábios .... justamente para que a Humanidade desacelere e reveja seus conceitos para um futuro mais promissor.

bjs

Paulo Trichtl